Nome científico: Salmo trutta

 

Nome vulgar: Truta de rio, truta-fário, truta marisca (forma migrante)

 

Distribuição:

Espécie indígena da Europa. Em Portugal encontra-se nos rios do Norte e Centro e, mais a sul, no troço superior do rio Zêzere e no rio Sever.

Esta espécie possui uma forma migradora anádroma – a truta marisca, que cresce no mar e se reproduz nos rios, ocorrendo nas bacias hidrográficas do Minho, Cávado, Ancora e Lima.

 

Descrição:

 

Peixe com dimensões que variam muito consoante o local onde vive, normalmente atinge de 20 a 40 cm, podendo chegar aos 85 cm no caso da truta migratória (truta marisca).

O corpo é muito estreito e comprimido, cabeça pequena e boca súpera; barbatana dorsal levemente recuada; quilha ventral entre as barbatanas pélvicas e a anal; olhos relativamente grandes, escamas muito pequenas (59 a 71 em linha longitudinal) e finas, levemente imbricadas; linha lateral incompleta; branquispinhas finas e muito numerosas (82-130). Corpo com reflexos prateados, por vezes rosados, e pontuações negras dispersas nos flancos.

 

Mandíbulas com dentes agudos e fortes. A maxila superior ultrapassa o nível posterior do olho.
Coloração muito variável com a idade e o habitat.

 

Geralmente dorso castanho a cinzento esverdeado, flancos esverdeados ou amarelos e ventre esbranquiçado ou amarelado. Corpo salpicado de manchas negras e vermelhas. Barbatana adiposa alaranjada na extremidade.

 

Peixe territorial, vive em águas correntes, bem oxigenadas, límpidas e frescas. É uma espécie muito sensível à poluição e à elevação da temperatura.

Espécie muito voraz, alimenta-se principalmente de invertebrados, larvas de insectos aquáticos e pequenos peixes.

Desova no Outono-Inverno, em locais de fundos pedregosos, em águas pouco profundas, frias e bem oxigenadas. Normalmente migra para montante em busca de zonas de postura. Os ovos são depositados em depressões escavadas pela fêmea no leito dos rios.

1 de Agosto ao último dia de Fevereiro. Em certos rios e albufeiras o período de defeso é diferente.

 

Comprimento mínimo 19 cm.

Para a truta marisca o comprimento mínimo é de 30 cm.

 

 

 

 

 

 

 

Truta de rio

 

                                                                                                             

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                              Truta marisca