Notícia publicada no Brado d’Oeste, n.º 456, 11 de Outubro de 1913

 

 


Grande arraial

 

     Começa hoje o grande arraial de Nossa Senhora do Livramento, cuja festividade se há de celebrar ámanhã  na sua capella do Lombo das Adegas d’esta freguezia.

     Reina grande enthusiasmo por este arraial, onde tocam duas philarmonicas, devendo ser queimado á noite brilhante fogo de artificio, que para este fim veio do Porto.

     No adro da capella e seus arredores vai ser feita magnifica illuminação.

     Os estabelecimentos das immediações estão bem fornecidos e alem d’isso estão construidas muitas barracas para fornecerem comidas e bebidas aos romeiros que apparecerem.

     Alguns patricios nossos, bons rapazes, que se encontram em East Taunton  Mass, - America do Norte, - querendo patentear o amôr que dedicam á sua terra e a devoção que teem com  a Senhora do Livramento da sua freguezia, quotisaram-se e enviaram a pessôa de confiança o dinheiro necessario para as despesas a fazer com esta solemnidade e arraial.

     Estes bons rapazes amantes da sua terra, são:- Antonio Pereira, Antonio Rodrigues Perdigão, Antonio Vieira Pitta, João Pereira, João Bernardo, João Fernandes, Manuel G. Fernandes, João d’Andrade Souto, Manuel V. Nunes, João da Silva Sardinha,  Manuel Correia, Manuel Vieira Marcos, Manuel Pereira Júnior, Francisco Dias Correia, Manuel Marfim, José Dias Correia, Manuel Dias Correia, Manuel Fernandes, Antonio Martins Júnior, Alfredo Fernandes, Guilherme Pestana, João Faria de Freitas, José Gonçalves da Levada, João Dias Correia, Manuel Vieira da Luz, Antonio Pontes Jardim, Caetano Coelho, José Gonçalves Ferreira, Domingos de Freitas, Manuel Correia Gago,  Agostinho da Silva Lobo e Francisco da Camara.

     A esta manifestação de amôr e crença, também se associaram, contribuindo com as suas quotas pecuniarias as nossas patricias Maria (...)


 

 

Notícia publicada no Brado d’Oeste, n.º 769, 11 de Outubro de 1916.


 


 

Festa do Livramento

 

 

     No domingo 15 do corrente mez deve ter logar a festividade  de Nossa Senhora do Livramento, na sua capela ao Lombo das Adegas.

     Este arraial costuma ser muito concorrido por romeiros de todos os pontos da ilha, que aqui veem divertir-se e pagar suas promessas á Santissima Virgem.

     Neste ano reina grande entusiasmo por esta festividade e já no largo da capela e noutros pontos se estão preparando barracas para venda de comidas e bebidas, afim de que não falte nada aos romeiros que aqui vierem.

     São festeiros os srs. Antonio Martins, Agostinho Gonçalves e Manuel Rodrigues Calaça.

     Segundo nos informam vão ser abatidas 15 vacas, e no sabado á noite haverá fogo dde artificio e bonita iluminação.

     No arraial tocará a filarmonica desta vila.

     E’ boa ocasião para divertimento do publico.


 

 

 

Notícia publicada no Brado d’Oeste, n.º 843, 11 de Outubro de 1917

 


Nossa Senhora do Livramento

 

 

     No proximo sabado haverá uma missa cantada, com sermão ao Evangelho, e novena, a Nossa Senhora do Livramento, na capela da mesma invocação, a expensas de rapazes e raparigas do Lombo das Adegas.

     No domingo, 14 do corrente, será celebrada uma festa solemne, em honra de Nossa Senhora do Livramento, promovida por muitos pontasolenses residentes na America.

     Este arraial que costuma ser muito concorrido, maior afluencia de romeiros atrairá este ano, pelo desusado brilhantismo que reveste a festa.

     Na vespera há vistosas iluminações, queimar-se-há muito fogo de artificio e tocarão tres filarmonicas sendo a desta  vila e 2 do Funchal, Banda  Artistas Funchalenses e Artistico Funchalense.

     Haverá ainda matinas cantadas, com sermão pelo rev.º padre João Vieira Caetano, no sabado á tarde.

     Ao Evangelho pregará o rev.º padre Fernando C. M. Vaz, vigario do Porto da Cruz.

     Depois da procissão recolher á capela será orador o rev.º padre José Pestana dos Reis.

     Informam-nos que vão ser abatidas umas 20 vacas para os romeiros  d’este arraial.


 


 

 

Notícia publicada n’ A Sentinella, n.º 31, 6 de Outubro de 1918

 


Festa de N. Senhora do Livramento

 

     Realiza-se no proximo domingo treze do corrente, a festa de N. Senhora do Livramento.

     Os festeiros pedem às pessoas que visitarem aquele arraial para que As esmolas lhe sejam entregues directamente e não as deitarem na bandeja porque a dona do capela, embora não a concerte, chama-lhe sua.

     A Senhora do Livramento pertence-lhe e tambem por esta teoria tudo quanto e oferecido àquela imagem constitue propriedade  da sua dona.

     Este ano tem sido muito dificil em arranjar esmolas tanto de trigo como de dinheiro, e visto a dona da capela querer açambarcar todas as esmolas que lá cahem è por este motivo que os festeiros pedem aos romeiros que visitam esta arraial, que façam a sua esmola aos próprios festeiros que è melhor aceita do que dentro da capela.

     No arraial tocará uma filarmonica, na vespera e dia, havendo carne de vaca á venda com abundancia para os romeiros.