LIBERALISMO ECONÔMICO E POLÍTICO

Textos diversos:

  • Burguesia e Liberalismo na ficção científica - Análise do livro "Robinson Crusoe" - Marisa Midore Detecto: "O ser ambíguo do tempo de Defoe está representado no seu herói. Um ser essencialmente racional, porém religioso; fiel ao seu país e à sua cultura, mas que em nenhum momento preocupa-se com a instituição de um Estado/ governo aos moldes de sua terra natal - será um prenúncio do liberalismo?; um herói individual, todavia universalizado pelo público inglês que o consagrou na história literária e social da Inglaterra. Enfim, um homem de seu tempo que busca racionalmente uma saída diante da velocidade com que seu país sai das tragédias do palco elizabetano (12) que perduraram até o século XVII e caminha para o Iluminismo." (Fonte: Revista Novos Rumos, ano 9, nº 23, 1994 - Revista quadrimestral do Instituto Astrojildo Pereira - pág. 36-39)

  • O liberalismo no Brasil durante a República Velha e trabalhadores - A greve como caso de polícia - Atribui-se a Washington Luís, presidente da República Velha (1926-1930) a afirmação: "A questão social é um caso de polícia". Tal expressão estaria em desacordo com um suposto liberalismo "estampado na Constituição de 1891"?

    O texto que é disponibilizado neste site, de Kazumi Munakata, demonstra que não há contradição. No liberalismo ortodoxo a questão social é realmente um caso de polícia.

    Este texto foi escaneado do livro "A Legislação Trabalhista no Brasil", Kazumi Munakata, Ed. Brasiliense, 1984, pág. 09-14.

  • As idéias fora de lugar - Roberto Schwarz: "Cada um a seu modo, estes autores refletem a disparidade entre a sociedade brasileira, escravista, e as idéias do liberalismo europeu. Envergonhando a uns, irritando a outros, que insistem na sua hipocrisia, estas idéias - em que gregos e troianos não reconhecem o Brasil - são referências para todos. Sumariamente está montada uma comédia ideológica, diferente da européia. É claro que a liberdade do trabalho, a igualdade perante a lei e, de modo geral, o universalismo eram ideologia na Europa também; mas lá correspondiam às aparências, encobrindo o essencial - a exploração do trabalho. Entre nós, as mesmas idéias seriam falsas num sentido diverso, por assim dizer, original. A Declaração dos Direitos do Homem, por exemplo, transcrita em parte na constituição Brasileira de 1824, não só não escondia nada, como tornava mais abjeto o instituto da escravidão" (Fonte: Área de Sociedade e Cultura)


O filósofo John Locke e o Liberalismo:

  • John Locke e o individualismo Liberal - Leonel Itaussu Almeida Mello - Texto do Livro "Os Clássicos da Política", org. Francisco C. Weffort, Ed. Ática, 1989, pág. 80-89) - Tem os seguintes subtítulos: As revoluções Inglesas e John Locke, O Estado de Natureza, A teoria da Propriedade, O Contrato Social, A Sociedade Política ou Civil, O Direito de Resistência, Conclusão.

    Se quiser o texto em Word (compactação em Zip) CLIQUE AQUI

  • Textos selecionados de John Locke - No Livro "Os Clássicos da Política", org. Francisco C. Weffort, Ed. Ática, 1989, pág. 80-89) - Textos extraídos de Locke, John. Two treatsises of civil government. London, Everyman's Library, 1966, p. 117-241. Tradução de cid Knipell Moreira / Tem os seguintes subtítulos: Introdução, Do Estado de Natureza, Do Estado de Guerra, Da Propriedade, Da Sociedade Política ou Civil, Do começo das Sociedades Política, Dos fins da sociedade política e do governo, Das formas de uma comunidade, Da extensão do poder legislativo, Dos poderes legislativo, executivo e federativo da comunidade, Da subordinação dos poderes da comunidade, Dos poderes paterno, político e despótico considerados em conjunto, Da conquista, Da usurpação, Da tirania, Da dissolução do governo.

    Se quiser o texto em Word (compactação em Zip) CLIQUE AQUI

  • Locke: o pensador do liberalismo - Nilda Teves Ferreira. No livro: Cidadania - uma questão para a educação, Ed. Nova Fronteira, 1993, pág. 68-96. Tem os seguintes subtítulos: Pressupostos do Estado de Natureza, Da propriedade à posse, O Estado liberal: guardião da propriedade, 0 princípio do mercado, Notas

    Se quiser o texto em Word (compactação em Zip) CLIQUE AQUI


  • Locke, pela liberdade, contra o crime - Da Coleção "Os Pensadores" - Renascimento e filosofia Moderna, Ed. Nova Cultural, pág. 356 e 357. Com os subtítulos: O agressor um depravado, No corpo político poderes distintos, Contra o Absolutismo.

    Se quiser o texto em Word (compactação em Zip) CLIQUE AQUI


  • Locke .... tão vazia quanto uma lousa antes do professor entrar na classe - Jostein Gaarder: "Locke expressou muito cedo pensamentos liberais que só floresceram em sua plenitude durante o Iluminismo francês do século XVIII. Por exemplo, ele foi o primeiro a propagar o princípio da divisão dos poderes." (Do Livro: O Mundo de Sofia, Cia das das Letras, 1995. pág. 276-286)