Pilhas

    Pilhas são fontes de energia de natureza química, e que dentro delas acorre uma reação que ''queima'' um metal e assim é liberada a eletricidade.

    Como as substâncias dentro desta pilha estão limitadas em suas quantidades, quando elas acabam a pilha não poderá mais fornecer energia. Infelizmente, nas pilhas secas (comuns) e alcalinas a reação inversa não pode ser feita, de modo que estas pilhas não podem ser recarregadas.

    O tamanho da pilha está diretamente relacionado à quantidade de energia disponível e a corrente máxima que se pode obter da mesma.

    Como todos nós sabemos existem pilhas pequenas , médias e grandes, todas de 1,5v, mas com a capacidade de fornecer mais ou menos corrente, isso significa que num mesmo circuito tidas as3 funcionam, só que a menor durará menos tempo.

    Pode se obter maiores tensões de pilhas se ligarmos em série, somando sua tensão (1,5v + 1,5v +..... e assim por diante), mas deve- se observar que nestas ligações as polaridades das pilhas devem ser encostadas sempre com a inversa da outra, para isso se usam suporte de pilhas, que se compram em casas do ramo, nos quais já existem ligações que estão prontas para somar as tensões.

    Existem suporte para 1 única pilha até 10 pilhas , no entanto nos casos onde são necessárias muitas pilhas e a corrente é elevada, devemos usar uma fonte ligada a rede local, ou seja, um eliminador de pilhas. Isso ocorre quando o consumo de corrente de um circuito ou aparelho for maior que 500mA(0,5 ampère)

Volta à página anterior