TRANSIMISSOR DE CW AM

    Este transmissor experimental de ondas contínuas (CW- Continuous waves), terá seus sinas captados num radinho situado a alguns metros de distância em freqüência entre 530 e 1600 kHz.

    O circuito consiste basicamente num oscilador Hartley em que a freqüência é determinada pela bobina L1 e pelo variável CV .

    A bobina é formada por 100 voltas de fio esmaltado 28 AWG ou mais fino , ou ainda fio comum 22 AWG de capa plástica, com uma tomada na 50ª espira.

    A forma é de um bastão de ferrite de 0,8 a 1cm de diâmetro e de 15 a 30 cm de comprimento.

    O capacitor pode ser aproveitado de qualquer rádio AM, com capacitância entre 120 e 310 pF.

    Para testar o aparelho é muito simples ,ligue-o nas proximidades de um rádio AM fora de estação, normalmente em torno de 1000 kHz. Ajuste então o variável CV do transmissor até captar uma espécie de ''sopro'' que é portador de RF.

    Interrompendo esta portadora com um manipulador no circuito ou mesmo até através do interruptor pode-se codificar o sinal, transmitindo-se em código Morse.

LISTA DE MATERIAL

Q1: BC548 ou equivalente, transistor NPN de uso geral

L1: Bobina (ver texto)

CV: Capacitor variável (ver texto)

C1: 10 nF (103 ou 0,1) capacitor cerâmico

C2: 100m F x 12 Volts – Capacitor eletrolítico

R1: 10K (marrom, preto, laranja)

  • DIVERSOS: Suporte p/ 4 pilhas, ponte de terminais ou Pront – board, Bastão de ferrite, fios e estanho.
  •     Se no lugar do transistor BC548 você usar um BF494 e reduzir o número de espiras para 40 com tomada na 20ª espira, o aparelho funcionará faixa de ondas curtas entre 4 e 7 MHz. Experimente, pois o alcance será maior, neste caso você pode ligar uma antena no coletor do transistor e o negativo da alimentação à terra para obter melhores resultados.

    Volta à página anterior