Mais (+) e Menos (-) - matemática.com.prazer


Mais (+) e Menos (-)

O sinal de mais é uma abreviação do latim et (e), escrito de tal forma juntos que lembra o símbolo de +, como por exemplo num manuscrito de 1456 encontrado na Alemanha. O et também foi encontrado em muitos outras ocasiões, escritos como "5 et 7" significando "5 + 7".

Os símbolos de mais (+) e menos (-) apareceram pela primeira vez impressos no livro Behende und Hüpsche Recenung auff allen Kauffmanschafft ("Aritmética Mercantil") de JOHANNES WIDMANN, publicado na cidade de Leipzig em 1489. Entretanto neste livro os sinais não se aplicam à adição e à subtração como a conhecemos, e sim a aumentos e diminuições em problemas de contabilidade. A página a seguir é do próprio livro de WIDMANN, de uma edição de 1526.


É possível ler neste livro que: "Was - ist / das ist minus... und das + ist mer."

Já o sinal de menos ao que parece surgiu a partir do latim minus. Em particular existem manuscritos onde existe um traço bem acima da letra "m", que com o tempo, passou a ser unica e exclusivamente o conhecido sinal -, mantendo o significado.

Contudo os sinais de (+) e (-) somente ficaram conhecidos e a partir de então bastante utilizados após a publicação do livro The Whetstone of Witte, de ROBERT RECORD em 1557, apesar de suas raízes mais profundas estarem contidas em versões antigas dos livros de HIERÃO e DIOFANTO.


Para retornar ao início desta página | MAIS matemática.com.prazer!

Ano 0, 2000 Márcio Nascimento
Todos os Direitos Reservados para a Educação do Brasil
Última Modificação em 28/02/2000

1