MMMMAAATTEEMMÁÁTTIICCCAAAA!!!!!!

Você tem medo de Matemática? E quando tem uma prova dela passa o dia anterior estudando feito um louco tentando decorar fórmulas, e depois de pronto fica ansioso para a hora chegar e este martírio acabar? Que bom! Então temos algo em comum - fazia o mesmo no ginásio, como quase todos os meus colegas. E depois de passar tanto tempo comecei a enxergar que o que fazia se parecia muito com aqueles mensageiros de muito antigamente, que precisavam transmitir um recado numa outra língua para alguém e não sossegavam enquanto não transmitissem adiante, martirizando-se num decorar de frases que certamente não entendiam.

Aparentemente estudar matemática (e física e química) é então uma sequência de aborrecimentos e ilusões para qualquer ser humano normal. E quando falamos de pessoas famosas, que se destacaram no ramo das exatas, como o grande físico alemão Albert Einstein, pensamos: "-Nossa, como ele era inteligente!", na verdade queremos dizer:"-Puxa, como será que ele suportou tudo isso?".

Há algo de podre no reino do ensino das exatas. Levamos os alunos a crerem que pessoas famosas fazem coisas absurdas, como estudar matemática. E se não se tem capacidade para entendê-la, é melhor que este ser , fracassado, jamais retorne ao ponto de partida e a esqueça para sempre, pois não se dá bem com os números. Será que é isto que queremos aos nossos alunos, aos nossos filhos? Que lhes forneçamos o título de incompetentes?

É difícil tentar imaginar Einstein na física, ou Poincarè na matemática, criando algo e dizendo:"-Mas que chatice tudo isto!". Imagino-os dizendo de modo diferente, do tipo:"-Meu Deus, onde será que isto vai dar?", e quando terminavam suas contas, tiravam suas conclusões e, prazerosamente reviam seus trabalhos, talvez dizendo:"-Mas que beleza!" com entusiasmo. Este é o X da questão.

Se algum dia você tiver uma dessas aulas chatas de matemática, converse com seu professor, tentando estimulá-lo com perguntas e sugestões, como por exemplo tentar imaginar como aquelas idéias e fórmulas foram criadas, por que tipo de pessoa e se havia alguma utilidade na época para aquilo que está estudando. Se ele não topar, não desanime - tente você mesmo achar as respostas nos livros de história da matemática ou nos livros de curiosidades matemáticas. Com certeza você irá descobrir coisas muito interessantes. Mas o mais importante, o vital mesmo, é manter a chama da curiosidade sempre acesa, fazendo tudo, todo o estudo (até mesmo que não seja de matemática) com entusiasmo, que é uma palavra antiga do latim que significa "estar com Deus", "união com Deus".

Esteja com Deus e com a matemática você também.


Para retornar ao início desta página | MAIS matemática.com.prazer!

Ano 0, 2000 Márcio Nascimento
Todos os Direitos Reservados para a Educação do Brasil
Última Modificação em 22/02/2000