Dicas de Montanhismo

José Antonio Pena Brage
Centro Excursionista Universitário

Descobrindo sua trilha

Se você se perder, mantenha a calma. O pânico é seu maior inimigo. Pare e tente recordar como você chegou até onde você está. Não caminhe aleatoriamente. Se você estiver numa trilha, não a abandone. Utilize referências do terreno para se manter atualizado com relação a onde você está e para onde você está indo. Se você estiver fora de uma trilha, siga um vale ou riacho montanha abaixo. Isto pode se tornar difícil mas frequentemente levará a uma trilha ou estrada. Não viaje se for noite, estiver machucado ou próximo da exaustão, ou se o tempo estiver mal. Acima de tudo, conserve suas energias, e permaneça aquecido. Periodicamente faça sinais de alerta ( grite ou apite ) em grupos de três.

Se alguém no seu grupo está perdido ou atrasado, notifique as autoridades, a polícia de uma cidade próxima, ou os guardas rodoviários. Eles tomarão as providências para alertar, ou ativar, uma organização de busca e resgate. Se a pessoa perdida voltar mais tarde, assegure-se de alertar as autoridades.

Em caso de acidente

Pare imediatamente. Mantenha-se calmo. Trate o ferimento se você tiver condições de fazê-lo e faça com que a vítima permaneça confortável. Se você tiver de ir atrás de socorro, deixe alguém com o companheiro ferido. Se você não tiver alternativa que não seja deixar a vítima sozinha, deixe uma barraca, ou cobertura, comida, água e uma lanterna ao seu alcance. Amarre um papel, ou pano, à vitima com o nome dela, uma descrição do acidente, a hora e data em que ele ocorreu, que primeiros socorros foram administrados, seu nome, seu provável destino, e a data e a hora em que você deixou o local. Esteja absolutamente certo de que você conhece o caminho de volta até a vitima.

Evite encontros do pior tipo

Leve os dez elementos essenciais em todas as caminhadas

Utilização sem marcas

A popularidade de algumas trilhas, combinado com técnicas inapropriadas de caminhada e acampamento, está criando problemas de impacto humano importantes. Para manter a qualidade das experiências na trilha e liberdade irrestrita na trilha, os individuos devem aceitar a responsabilidade de minimizar o impacto de suas visitas.

Qual é a sua classificação como um campista que não deixa marcas ?

O seu desafio é não deixar evidências de sua visita, de forma a que as próximas pessoas possam desfrutar de um cenário natural. Caminhe de forma leve de forma a que a natureza possa aguentar e refazer-se.

Planeje previamente para evitar impacto:

Viaje evitando impacto:

Fogueiras

Fogueiras criam os mais adversos impactos, seja visual ou ecologicamente, em qualquer prática de camping selvagem. As fogueiras reduzem a naturalidade da área e prejudicam sua aparência com pedras calcinadas, pilhas de cinzas e carvão, e madeira não totalmente queimada. Os impactos ecológicos das fogueiras incluem a destruição da vegetação; a remoção de restos de madeira, criticos para um sistema florestal saudável; perda da vegetação e compactação do solo ao redor da fogueira; e a esterilização do solo, que retarda a recuperação da vegetação.

O melhor é não fazer fogo. Use ao invés disso um fogareiro leve de levar em mochila. Se você fizer uma fogueira:

Locais de camping

A escolha de um local de camping e como utilizá-lo é importante para a proteção do ambiente nas trilhas. Um local de camping pode deteriorar-se rapidamente, mas sua recuperação leva um tempo muito longo.

Quando você seleciona um local de camping:

Quando acampar:

Autor: José Antonio Pena Brage


Climbing Brazil
página inicial
Geocities Yosemite

Atualizada em 13/08/96. Sugestões por e-mail: hsu@larc.usp.br