MAIS SITES DE EXPERIMENTOS LEGAIS

Ainda bem que existem muitos outros bons sites sobre EXPERIMENTOS de FÍSICA, QUÍMICA e MATEMÁTICA, e sobre GRANDES CIENTISTAS.

O estudante e o professor podem procurar em vários lugares. O melhor é começar pelos provedores de acesso e-net, ZEEK, RADAR UOL, CADÊ, SURF, ZAZ... e buscar por palavras específicas.

Particularmente, tenho por gosto o excelente site da Universidade do Colorado, voltado para o ensino de física interativo: PROJETO PHYSICS 2000, e que pode ser visto em inglês e espanhol. Facilita bastante!

No Brasil também existem bons projetos de ensino. Uma é o site do Instituto de Física da USP, que possui um link sobre curiosidades chamado PARA GOSTAR DE FÍSICA, e uma seção chamada PERGUNTE A UM FÍSICO, onde pesquisadores respondem a perguntas. Muito útil.

Outro louvável esforço é o do GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física, constituído por professores da rede do Estado de São Paulo e por pesquisadores do IF-USP, que desde 1984 vem lutando bravamente por um ensino de física de qualidade. Seus textos estão à disposição na Internet neste site. Tem também a LUDOTECA, para professores que queiram ilustrar suas aulas com brinquedos e experimentos simples. Excelentes.

Outro notável endereço é a famosa Estação Ciência, também da Universidade de São Paulo. Um gigantesco complexo multidisciplinar, há vários anos recebendo estudantes e professores todos os dias! Tá esperando o quê? Vai lá visitar!

Para quem mora em São Paulo e cidades vizinhas, não deixe de fazer uma visita ao SHOW DE FÍSICA, coordenado pelo Prof. Dr. Fuad Daher Saad. Foi através do seu esforço e exemplo que surgiram estas páginas eletrônicas.

Quanto ao estudo das Matemáticas, é imprescindível a todo professor, e aos alunos mais curiosos, procurar pelos excelentes volumes da Revista do Professor de Matemática, ou RPM, uma louvável iniciativa da Sociedade Brasileira de Matemática. Números atrasados e assinatura podem ser adquiridos (baratinhos) através do e-mail da RPM.

É possível acessar outros lugares onde várias pessoas também se preocupam com o ensino em nosso país. Vale a pena visitar, e quem sabe, aprender um pouco mais:
Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro
Projeto Aprendiz
EscolaNet
Revista Ciência Hoje
Revista do Professor de Matemática
ScienceNet
Estudantes
Revista Superinteressante
Revista Nova Escola


MAIS EXPERIMENTOS LEGAIS!

Ano III, 2001 Marcio Nascimento
Todos os Direitos Reservados para a Educação do Brasil
Última Modificação em 19/10/1999