Sangue de Mentirinha!

De tanto assistir filmes de terror, ou mesmo filmes de ação, onde o mocinho tem sempre que apanhar primeiro, cabe sempre uma constatação e ao mesmo tempo uma pergunta: "- Nossa, quanto sangue!". É claro, tudo é de mentirinha mas, na maioria das vezes (quando não há efeitos especiais) os diretores de filmes recorrem ao velho-truque-do-sangue-de-mentirinha. Mistura-se mel com corante vermelho, daqueles usados para preparar alimentos. O resultado é um belo vermelho de dar gosto a vampiro! O resultado é impressionante. Contudo, é sempre bom tomar cuidado, pois o material pode manchar roupas e tapetes facilmente.

Outra forma de fazê-lo, esta sem manchar roupas, é medir 6ml (mililitros) de água e 1ml de detergente com amoníaco (se não tiver este produto no laboratório de química da escola, um pouquinho do limpador Ajax®, facilmente encontrado nos supermercados, resolve). Adicione, com um conta-gotas, 2 a 3 gotas de fenolftaleína (se também não tiver fácil, um pouquinho de Lactopurga® da farmácia funciona). Coloque a solução num frasco de spray (do tipo desodorante). Ao expirar num tecido branco, ele fica imediatamente manchado de vermelho. Aos poucos a mancha desaparece porque a solução básica (o Ajax) é volátil. A reação química é a seguinte:

NH4OH -> NH3 + H2O

P.S. Atenção: como muito bem lembrado pelo leitor Fernando Giannini de Souza, não se pode lavar a peça de roupa, após o experimento, com sabão sem antes lavar (somente) com água. O sabão contém NaOH que é básico mas não é volátil - e pode manchar a roupa!

Ah, sim. Se você ainda não percebeu, o autor é fã da Banda Asa de Águia, certo?


Para retornar ao início desta página | MAIS EXPERIMENTOS LEGAIS!
Ano III, 2001 Marcio Nascimento
Todos os Direitos Reservados para a Educação do Brasil.
Última Modificação em 18/06/1999