Dicas de WIN 95/98

 


- Retirando a tela inicial (logo)

Retire a imagem que aparece ao iniciar o Windows 95 colocando a linha logo=0 na seção [options] do arquivo MSDOS.SYS.

- Fechando múltiplas janelas abertas

Para fechar múltiplas janelas abertas ao explorar "My Computer", aperte SHIFT e clique no botão "X" da primeira janela que você quiser fechar. Todas as janelas precedentes serão fechadas.

- Abrindo sub-folders

Se ao abrir um folder é criada nova janela, experimente abri-lo apertando a tecla CTRL. Se desejar, altere View/Options para que apenas uma janela seja usada.

- Abrindo sub-folders

Para ver as propriedades de um determinado objeto, aperte a tecla ALT e dê um duplo clique nele.

- Apagando um arquivo sem mandar para Recycle

Se você apertar a tecla SHIFT ao apagar um arquivo ele não será mandado para o Recycle Bin ao ser apagado.

- Diretório de Startup

Para executar um programa sempre que iniciar o Windows, coloque um shortcut dele no diretório \windows\Start Menu\Programs\Startup.

- Explorer não mostra todos os arquivos

Se o Explorer não mostra todos os arquivos de um diretório, selecione View/Options e marque "Show all files".

- Explorer não mostra as extensões de alguns arquivos

Se o Explorer não mostra as extensões de alguns arquivos, selecione View/Options e desmarque "Hide MS-DOS file extensions for file types that are registered"

- Reiniciando o Windows sem reiniciar o computador

Para reiniciar o Windows sem ter que reiniciar o computador, evitando os testes de hardware, pressione Start, selecione Shutdown, depois Restart the computer?. Após isto, aperte o SHIFT e e o sistema reiniciará o Windows.

- Tocando CD automaticamente

O Windows 95, por default sempre toca automaticamente o CD que é colocado no CD-ROM. Para alterar isto, abra o menu View no Explorer, selecione Options e então File Type. Procure Audio CD e selecione Edit.... Retire a opção /play da linha de aplicação usada.

- Arrastando objetos com botão da direita

Arrastar objetos usando o botão da direita funciona do mesmo modo que usando o botão da esquerda, só que aparece um menu onde você pode selecionar se que copiar, mover ou criar um shortcut do objeto.

- Forçando copiar ou mover

Arrastar um objeto com o botão da esquerda não funciona da mesma maneira sempre. Por exemplo, se você arrasta um arquivo de um folder para outro em um mesmo disco, ele será movido. Se o folder de destino for em outro disco, o arquivo será copiado. Se o arquivo arrastado for executável, o que será transferido será um shortcut do arquivo. Para forçar a cópia de um arquivo, aperte CTRL ao arrastar o arquivo. Para forçar a movimentação do arquivo, aperte SHIFT ao arrastar o arquivo. Lembre-se de soltar a tecla do mouse antes de soltar o CTRL ou SHIFT. Em qualquer dos casos é interessante observar o cursor para verificar o que ele está fazendo. Ao copiar, aparecerá um (+) junto ao cursor. Ao mover, nada aparecerá e quando for criado um shortcut, aparecerá uma seta junto ao cursor.

- Copiando e movendo arquivos

Clique o botão da direita no arquivo ou folder que você deseja copiar ou movimentar e selecione cut para movimentar ou copy para copiar. Em seguida, selecione o folder de destino, clique o botão da direita sobre ele e selecione paste.

- Desligando o NumLock

Por default o Windows 95 deixa o NumLock ligado. Para que ele fique desligado coloque a linha "numlock=off" no CONFIG.SYS.

- Verifivando o tamanho de um folder

Para saber o tamanho total de um folder (incluindo sub-folders) verifique suas propriedades (botão direito, propriedades ou ALT-ENTER ou ALT-Duplo clique)

- Modificando os logos do Win95

Você pode modificar os logos apresentados ao entrar ou sair do Win95. Crie figuras no formato *.bmp no tamanho 320x400, 256 cores, e dê os nomes de logo.sys (apresentado ao entrar no Win95), logow.sys (ao ser dado o shutdown) e logos.sys (quando pronto para desligar). Coloque estes arquivos na raiz do disco de boot.

- Alguns atalhos interessantes

F2 = renomeia (rename)
F3 = procura (find)
F5 = Refresh
CTRL X, C ou V = corta (cut), copia (copy) ou cola (paste)
CTRL Z = desfaz última modificação (undo)
CTRL A = seleciona tudo
SHIFT + DELETE = apaga sem mandar para o Recycle Bin
ALT + ENTER = abre propriedades
ALT + duplo clique = abre propriedades
BACKSPACE = Retorna para folder anterior
SHIFT + close = Fecha janela corrente e anteriores
CTRL+ESCAPE = abre Start Menu

- Recortar,marcar e colar

Uma dica muito interessante e útil, e que eu uso o tempo todo, é marcar um texto e guardá-lo na memória. Faça o seguinte: segure Shift e use as setas do teclado para marcar o texto - ou use o botão direito do mouse - você pode selecionar partes de um texto, linhas ou apenas palavras. Estando o texto selecionado segure Ctrl e aperte shift, agora o texto está na memória e pode ser colado em qualquer programa usando shift+insert. Eu uso muito este recurso durante programação ou quando estou nos chats.

- Acelere o Desempenho do seu Windows 95

    Para aumentar o desempenho do seu Windows 95 troque os drivers gráficos padrões do Windows 95 para os novos drivers mais recentes dos fabricantes de sua placa gráfica. Segundo a Windows Computing fazendo isso você terá um aumento de desempenho da ordem de 10%. A Microsoft nunca foi boa em desenvolver drivers para seus sistemas operacionais, e os drivers dos fabricantes em sua maioria são superiores aos drivers da Microsoft. Também devemos levar em conta que os fabricantes de hardware tiveram mais de 6 meses para extrair o melhor desempenho do Windows 95. Já que estamos falando de placas gráficas, se você está pensando em trocar a sua placa gráfica por outra, certamente você deverá fazer certas considerações como: pense em adquirir uma placa aceleradora gráfica, esta placa livra o trabalho da CPU além de aumentar a performance. Também pense em memória VRAM ao invês da DRAM, compre com no mínimo 2 Mb para sua placa gráfica, memória VRAM é mais cara mas também é muito mais rápida. A placa gráfica ideal seria aceleradora PCI com 2 Mb de VRAM. Não se esqueça de verificar se esta placa é compatível com Plug & Play e está no Hardware Compability List da Microsoft.

- Atualizando de 4 Mb para 8 Mb de RAM

    Se você instalou o Windows 95 em um computador com 4 Mb de RAM e agora atualizou seu sistema para 8 Mb de RAM, para tirar o máximo do Windows 95 é necessário re-instalar seu Windows 95. A razão para isto é que o programa de instalação do Windows 95 instala
diferentes arquivos para computadores com 4 Mb de RAM e 8 Mb de RAM.

- Delete Arquivos Imediatamente

    Quando você pressiona a tecla SHIFT enquanto move arquivos para a lixeira, estes arquivos serão deletados imediatamente. Tenha cuidado ao utilizar esta opção para não deletar um arquivo (ou grupo de arquivos
acidentalmente. Pressionando Shift+Del você obtém o mesmo efeito.

- Desinstalando o Windows 95

    Inicie o Windows 95 pelo diskete de sistema do mesmo, e digite: "A:\Unistall", isso pode ser feito também, iniciando o Windows 95 normalmente, e executando o mesmo comando pelo Windows 95.

- Configurando o Autoplay para CDs de música

    Por padrão, o Windows 95 é configurado para começar o CD Player e tocar os CDs de música assim que inseridos no drive. Para mudar isso, vá no Windows Explorer, menu Exibir/Opções.../Tipos de Arquivos. Selecione "Audio CD" e clique em Editar. Na lista de ações, selecione "Play" e clique em editar. Agora, escreva na caixa de texto a linha de comando para chamar o programa que você quer usar para tocar seus CDs. Se você apagar por completo a linha, nada acontecerá quando você inserir um CD de música no drive.

- Mudando as telas de início e fim do Windows

    Essas telas são bitmaps no tamanho 320x400, que podem ser criados com muitos programas, incluindo o Paint. Tudo que você tem que fazer é substituir os arquivos Logow.sys (para a tela de espera) e Logos.sys (para a tela onde o computador já pode ser desligado), que estão no diretório \WINDOWS. Para a tela de início do Windows, crie ou substitua o arquivo Logo.sys do diretório raiz. E lembre-se de criar um backup dos arquivos caso você deseje voltar ao normal!

- Fechando várias pastas de uma só vez

    Se você abriu várias pastas e agora quer fechar todas, o modo mais fácil de fazê-lo é segurando Shift enquanto fecha a última janela (clicando no X no canto superior direito da janela.)

- Abrindo o Prompt do MS-DOS em um diretório específico

    Para abrir o Prompt do MS-DOS direto em um diretório que você quiser, vá no Explorer, selecione o diretório, agora vá no menu Iniciar, Executar, digite Command e pressione OK.

- Usando nomes de arquivos longos no Prompt do MS-DOS

    Você pode usar nomes de aruqivos longos em janelas DOS, basta colocar o nome entre aspas. Exemplo: cd "Arquivos de Programas"

- Reiniciando o Windows sem reiniciar todo o computador

    Quando você precisar reiniciar o Windows para completar a instalação de algum programa, eis como fazê-lo sem ter que reiniar o computador e esperar toda a seqüência de boot: Clique no Menu Iniciar, Desligar. Escolha Reiniar o Computador. Agora, mantenha a tecla Shift pressionada, enquanto clica no botão OK. Pronto, seu Windows será reiniciado!

- Problema de Esvaziamento da Pilha (Memória Vazante)

    Quando você navega na Internet durante um periodo mais longo, seu Windows 95 pode acusar falta de memória no sistema. Trata-se de um problema do sistema operacional chamado vazamento de memória. Para corrigi-lo, instale o programa Kernel 32 Update (325 KB), que pode ser obtido por um Download feito aqui nesta página: Kernel 32 (o arquivo contido nessa página é para a versão do Windows 95 em português).

- Botão Iniciar

    Aquele botão pode ser colocado em qualquer posição dentro da barra! Clique Clique no botão e pressione as combinações de teclas "Alt + -". No menu que aparece, escolha a opção Mover. Agora use as teclas com setas de direção para movimentar o botão Iniciar.
Obs: Esse truque só funciona se a opção Auto-ocultar da barra de tarefas estiver desativada.

- Propriedades

    No Windows 95, para obter rapidamente as propriedades de qualquer arquivo, dê um duplo clique nele enquanto você mantém precionada a tecla Alt.

- Evitando ter que reiniciar o computador

    Se você, por algum motivo, escolher para desligar o computador e depois lembrar-se que precisa fazer mais alguma coisa, você pode simplesmente digitar 'WIN' quando a tela "Seu computador já pode ser desligado com segurança" aparecer. Se quiser ir para o prompt do DOS, simplesmente digite 'MODE CO80'. Isso acontece porque o Windows apresenta uma tela gráfica, mas, na verdade, ele está em um normal Prompt do DOS.

- Impressão Rápida

    No Windows 95, arquivos registrados no sistema (DOC, BMP etc...) podem ser impressos sem abrir o programa que os criou. Para executar essa tarefa, selecione os objetos desejados, clique neles com o botão direito do mouse e escolha Imprimir. Obs: Isso só funciona com aplicativos de 32 bits.

- Renomeando a Lixeira do Windows 95

    Abra o Registro, executando o arquivo Regedit.exe. No menu Editar, selecione a opção Localizar, na tela que surge, digite a palavra Lixeira e espere alguns segundos. Quando o Win95 encontrar o texto, aparecerá, na parte direita da tela, o seguinte:   (Padrão)  "Lixeira".   Dê um duplo clique nessa opção. Agora é só renomear a Lixeira para a designação que você achar mais adequada. A mudança só terá efeito depois que você reiniciar o Windows 95.

- Mudando o Ícone do MENU INICIAR

    Copie com outro nome o arquivo USER.EXE que se encontra no diretório "C:\Windows\System" e abra o mesmo num editor de Ícones qualquer, e mude os ícones (de todos os tamanhos), depois copie o arquivo modificado para o mesmo diretorio. OBS: Faça backup do arquivo entes de apaga-lo.

    Importante: Mexer no Registro do Windows 95/98 é uma tarefa perigosa em que qualquer passo em falso pode fazer com que você tenha que reinstalar todo o Windows 95/98 novamente. Faça sempre backup dos arquivos a serem modificados para caso ocorra algum problema, você tenha os arquivos originais.

- Teclas de Atalho

 [Teclas de aceleração e outras]
 Pasta Geral / Atalhos do Windows Explorer para um objeto selecionado:

 Teclas:    Ação:
 
 F2   Renomear
 F3   Localizar
 CTRL+X,C,V  Recortar, Copiar ou Colar
 SHIFT+DELETE  Excluir imediatamente sem colocar o arquivo na Lixeira.
 ALT+ENTER  Propriedades
 ALT+clique duplo Propriedades
 CTRL+clique direito Colocar verbos alternativos no menu contextual Abrir com
 SHIFT+ clique duplo Explorar o objeto se houver um comando Explorar
 CTRL+arrastar um arquivo até  uma pasta  Copiar um arquivo
 CTRL+SHIFT+arrastar um arquivo até a área de trabalho ou uma pasta  Criar um atalho
 CTRL+ESC,ESC,TAB,
 SHIFT+F10  Abrir propriedades da barra de tarefas

[Controle geral sobre pastas/Windows Explorer]

 F4 (Explorer)  Exibe a caixa de combinação
 F5   Atualiza
 F6   Alterna entre painéis no Explorer
 CTRL+G (Windows  Explorer)  Ir para
 CTRL+Z   Desfazer
 CTRL+A   Selecionar tudo
 BACKSPACE  Vai para a pasta pai
 SHIFT+<fechar>  Fecha esta pasta e todas as suas pastas pais
 
[No Windows Explorer]
 
Num*   Expande tudo sob a seleção
Num-   Expande a seleção
Num+ ou Seta à direita Reduz a seleção
Seta à direita  Expande a seleção atual, se estiver reduzida; caso contrário, vai para a primeira pasta filha
Seta à esquerda  Reduz a seleção atual, se estiver expandida; caso contrário, vai para a pasta pai

[Em Propriedades]
 
CTRL+TAB/
CTRL+SHIFT+TAB  Alterna entre guias Propriedades

[Nas caixas de diálogo normais Abrir/Salvar]

 F4   Abre a lista de locais
 F5   Atualiza a tela
 Backspace  Vai para a pasta pai se o foco estiver na janela de visualização

[Comandos gerais apenas de teclado]

 F1   Ajuda
 F10   Modo Vai para Menu
 SHIFT+F10  Menu contextual para o item selecionado
 CTRL+ESC  Acessa o menu Iniciar
 CTRL+ESC, ESC  Foco no botão "Iniciar"
 SHIFT+F10  Menu contextual
 ALT+TAB   Alternar para o programa em execução
 SHIFT enquanto insere o CD  Ignora auto-execução
 Alt+M quando o foco está na barra de tarefas Minimiza todas as janelas

[Teclas de acessibilidade]

 Tocar SHIFT 5 vezes Liga/desliga Teclas de Aderência
 Manter pressionada
 SHIFT Direita por
 8 segundos  Liga/desliga Teclas de Filtragem
 Manter pressionada
 NumLock por 5 segundos Liga/desliga Teclas de Alternação
 ALT Esq+SHIFT Esq
 +NumLock  Liga/desliga Teclas do Mouse
 ALT Esq+SHIFT Esq
 +PrintScreen  Liga/desliga AltoContraste

[Teclado MS Natural Keyboard]

 Win+R   Caixa de diálogo Executar
 Win+M   Minimizar Tudo
 SHIFT-Win+M  Desfazer Minimizar Tudo
 Win+F1   Ajuda do Windows
 Win+E   Explorer
 Win+F   Localizar Arquivos ou Pastas
 CTRL+Win+F  Localizar Computador
 Win+Tab   Alternar entre os botões da barra de tarefas
 Win+Break  Tecla aceleradora de PSS... (propriedades de Sistema)

By: Ricardo Santana, SSA-BA.
© 2000, Todos direitos reservados.

1