Dicionários

 

Se você não sabe o significado de alguma palavra ou expressão procure nos sites abaixo:

Dicionários

Dicionários - Universo Online
A Estação Biblioteca do Universo Online traz as versões on line de 12 dicionários Michaelis, inclusive o Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, com 200 mil verbetes. É possível consultar palavras em português, inglês, espanhol, alemão, italiano e francês, bem como termos técnicos de negócios.

A Web of on-line dictionaries
Além de um sistema de busca para palavras em inglês com resultados excelentes, há links para mais de 400 dicionários de 130 línguas, incluindo, por exemplo, lakhota (índios norte-americanos), maori (polinésios da Nova Zelândia) e klingon (não é língua falada em planeta de "Star Trek", mas na África). Localiza por lista geral ou por grupos linguísticos (altaico, austro-asiático etc.). A maioria dos dicionários linkados informa significados em inglês.

Dicionário da Língua Portuguesa
Mais de 500 mil verbetes, acessados em instrumento de busca por palavra. O único problema são as grafias muitas vezes diferentes, já que a edição é do Porto (Portugal): "directo" em lugar de "direto" etc. Os mecanismos de busca permitem saber, por exemplo, todos os substantivos começados em ca, verbos transitivos terminados em ar e começados por "p", as palavras do domínio da zoologia ou da medicina, as palavras portuguesas de origem latina, hindustani ou aramaica, as variantes de palavras portuguesas utilizadas em Moçambique ou no Brasil, os regionalismos, as palavras arcaicas e os neologismos. Inclui lista de conjugação de verbos.

Dicionário Eletrônico
Traduz e dá significado de verbetes em vários idiomas: português, francês, alemão, espanhol, japonês e italiano.

Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro
Este site do centro de documentação da Fundação Getúlio Vargas é um ótimo ponto de referência para pesquisas históricas. Aqui é possível encontrar verbetes referentes a personalidades, instituições e eventos da história política brasileira no período de 1930 a 1983. Destaca um verbete por semana e outros no mês. O programa ainda está em fase de testes.

Dictionary of PC Hardware
O "Dictionary of PC Hardware and Data Communications Terms" infelizmente é em inglês, mas já é uma mão na roda. Coloque no mecanismo de busca qualquer palavra sobre a qual você tenha dúvida. Vai encontrar explicações claras e precisas para os mais infernais termos de informatiquês.

Dictionary.com
Site que reúne dicionários de áreas diferentes e idiomas (grego, latin, alemão e espanhol), inclusive de jargões e termos técnicos. Também mantém serviço de tira-dúvidas on line.

Little Explorers
Dicionário voltado para crianças em idade pré-escolar, com figuras acompanhando as definições da palavras. Os termos podem ser pesquisados em português, inglês, espanhol, francês e alemão.

OneLook Dictionaries
Neste site, o internauta poderá pesquisar o significado de verbetes ou acrônimos (são 2.103.759 no total) em um banco de dados on line contendo 449 dicionários, de várias áreas: literatura, música, idiomas, informática, negócios, medicina, religião... Procure por significado geral, por grafia e por temas especiais. Se não encontrar, é possível criar dicionários personalizados. Em inglês.

The Online Slang Dictionary
Embora muito pouco interativo (falta um mecanismo de busca de verbetes), este dicionário de gírias americanas é bastante útil -e atualizado. Estão ali as gírias usadas por várias comunidades e grupos de Estados diferentes dos EUA. Isso porque são os próprios internautas que adicionam ao site verbetes e significados.

Twists, Slugs and Roscoes: A Glossary of Hardboiled Slang
Os escritores Dashiell Hammett e Raymond Chandler criaram um linguajar todo próprio para os personagens principais de seus livros, os detetives Sam Spade e Philip Marlowe. Pois este dicionário de gírias e tiradas rápidas e cortantes se propõe a ensinar ao internauta a falar como um verdadeiro "nativo" dessas histórias policiais noir. Em inglês.

VoyCabulary
Este dicionário é um tanto diferente dos tradicionais. Em vez de dar o significado de uma palavra isolada, ele leva o usuário outros endereços que contenham referências on line sobre o tema pesquisado. Pode ser um outro dicionário ou uma página na Internet. Em inglês.

WriteExpress Online Rhyming Dictionary
Para quem está escrevendo poesias ou músicas em inglês, esse dicionário é imperdível. Ele busca rimas para todas as necessidades: rimas para o fim da frase, para o começo, rimas duplas, para iniciantes, rimas silábicas ou fonéticas...

Outros links
Merriam-Webster Online
Dicionário de lígua portuguesa da Editora Porto (Portugal)
Dictionary of PC Hardware anda Data Comunications Terms
Dicionário da Música Brasileira
Dicionário Interativo - inglês e informática/internet
Online Dictionaries - busca por dicionários online no mundo

By: Ricardo Santana, SSA-BA.
© 2000, Todos direitos reservados.