NAPA - NÚCLEO DE APOIO AOS PAIS E ALUNOS
Endereço para correspondência: R. Elvira Teixeira Pinto nº 162, CEP 06764-060, Taboão da Serra-SP - Novo Tel.: (011)4771-2523

Conferência Estadual do Ensino Básico em SP


(Cremilda - Confenapa, ### - Umes, MIchelle - UMES, Douglas - Apeoesp, Ana Letícia - Umes, Paulo - Simpro, e Terezinha - Sinpeem)
Nesta segunda-feira (24/09), a Cremilda participou da reunião preparatória da Conferência Estadual do Ensino Básico.
Cremilda, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos - NAPA, representa o segmento "pais e mães de alunos", tendo sido indicada pela Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos - Confenapa.
A Conferência está marcada para os dias 15, 16 e 17 de novembro de 2007, quando serão analisados os seguintes eixos temáticos:
I - Os Desafios da Construção de um Sistema Nacional de Educação;
II - Democratização da Gestão e Qualidade Social;
III - Construção do Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino, tendo como um dos instrumentos o Financiamento da Educação;
IV - Inclusão e Diversidade na Educação Básica; e
V - Formação e Valorização Profissional.

São 1.500 vagas, divididas entre gestores, secretários municipais (100), diretores, trabalhadores, Ministério Público (56), alunos (135) e "pais e mães" (120). As inscrições devem garantir a diversidade regional de SP e os níveis de ensino (infantil, fundamental, médio, tecnológico, supletivo etc) - público e privado.
O NAPA ficou responsável pela inscrição dos 120 participantes no segmento "pais e mães".
A União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) está responsável pela inscrição dos alunos.
A Apeoesp, o Sinpeeem e o Simpro vão fazer as inscrições dos professores.
A União dos Dirigentes de Ensino Municipal (Undime) fará a inscrição dos secretários municipais e dos dirigentes escolares.
A Conferência Estadual elegerá 154 delegados para a Conferência Nacional do Ensino Básico, a ser realizada em 15 a 18 de abril de 2008, em Brasília-DF.
As reuniões preparatórias para a conferência Estadual acontecem todas as segundas feiras, às 14h, na sede do MEC em SP: rua Apa nº 83. a próxima reunião decidirá pela sistemática do evento e sobre os nomes a serem convidados para as mesas de debates e palestras.

1