NAPA - NÚCLEO DE APOIO AOS PAIS E ALUNOS
Endereço para correspondência: R. Elvira Teixeira Pinto nº 162, CEP 06764-060, Taboão da Serra-SP -

O NAPA NA ASSEMBLÉIA POPULAR (Assembléia Legislativa de São Paulo)

12/10/2008 - Vencedores do Prêmio IgNóbil de Educação 2008

1º Lugar: Ministério da Educação pela sua "Conferência da Mentirinha". Pelo boicote aos pais na 1ª Conferência da Educação Básica (Brasília - abril de 2008).

Leia mais sobre a Conferência da Mentirinha aqui.

1ª Conferência Estadual da Educação Básica de SP
Educação de Boa Qualidade para Todos
1ª Conferência Estadual da Educação Básica de SP
1ª Conferência Estadual da Educação Básica de SP
Data: 07, 08 e 09 de dezembro
Local: Centro Municipal Adamastor – Av. Monteiro Lobato, 690 – Guarulhos-SP (Guarulhos-SP)
Númer de Vagas: 1.500 (sendo 120 para pais de alunos)
Organizador: Ministério da Educação (REMEC-SP)

Leia mais aqui

Observação: As entidades ligadas à Educação devem solicitar suas inscrições diretamente na Representação do MEC em São Paulo: Rua APA nº 83, tel.: 11- 6823-1747 c/ Maura Bizzo - e-mail: conferenciasp@gmail.com
Conferência Nacional da Educação Básica
Conferência Nacional de Educação Básica

NAPA denuncia a "lei contra celular nas escolas"

O Núcleo de Apoio a Pais e Alunos (NAPA) protocolou no Ministério Público de SP uma denuncia contra a lei estadual nº 12.730 de 11/10/2007 ("lei que proíbe os alunos de usarem celular nas escolas de SP").

Leia a Representação aqui

Presidente da Udemo (sindicato de diretores de SP) declara que não respeita a lei estadual 3.913/1983:
"(...) Não vai entrar ninguém sem o uniforme na minha escola... não me interessa... não me interessa se a lei diz que ele vai poder entrar..." ("Agora é lei: Celulares nas escolas", TV Legislativa de SP, 25/10/2007)

Assista ao vídeo:

Lei Nº 3.913, de 14 de novembro de 1983
Proíbe aos estabelecimentos oficiais de ensino a cobrança e contribuições que especifica e dá outras providências

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º – Aos estabelecimentos oficiais de ensino do Estado fica proibido:
I – cobrar taxa de matrícula;
II – exigir contribuição pecuniária para a Merenda Escolar;
III – locar dependências do prédio, no todo ou em parte;
IV – cobrar material destinado a provas e exames; 1ª via de documentos, para fins de transferência, de certificados ou diplomas de conclusão de cursos e de outros documentos relativos à vida escolar;
V – instituir o uso obrigatório de uniforme;
VI – vetado
VII – exigir qualquer outra forma de contribuição em dinheiro.
Artigo 2º – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 14 de novembro de 1983.
ANDRÉ FRANCO MONTORO


Conferência Estadual do Ensino Básico em SP

Nesta segunda-feira (24/09), a Cremilda participou da reunião preparatória da Conferência Estadual do Ensino Básico.
Cremilda, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos - NAPA, representa o segmento "pais e mães de alunos", tendo sido indicada pela Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos - Confenapa.
A Conferência está marcada para os dias 15, 16 e 17 de novembro de 2007...

Leia mais aqui.

Leia também: Memória da 3ª reunião (de 24/09/2007)

Ação Judicial pede que SP divulgue dados sobre Violência das Escolas

Ação na Justiça cobra de Alckmin e Chalita número de agressões em escolas (Folha Online, 03/04/2006)

O Núcleo de Apoio aos Pais e Alunos (NAPA) está movendo Ação Civil Pública contra o Governo de SP e a Secretaria Estadual de Educação para que o Poder Judiciário obrigue a publicação das estatísticas sobre Violências nas Escolas, inclusive os casos em que os denunciados são agentes públicos. <Clique aqui e saiba mais>

Leia a ínterga da Ação Civil Pública

Diário Eletrônico: Cremilda Dentro da Escola

Com "web-ativismo", mãe discute problemas do ensino público municipal
17:40 25/03 Por Paulo Terron, repórter iG em São Paulo SÃO PAULO -
A dona de casa Cremilda Estella Teixeira, de 58 anos, encontrou uma solução original para dar vazão à grande quantidade de reclamações que tinha em relação ao ensino público municipal: criou um weblog (um diário digital) na internet. (Clique aqui para ler a notícia no IG Cidadania)

Este site está em permanente atualização...

Professora! Decifra-me ou te devoro. (15/10/2004)

RDS 0332/1998

RDS 0332/1998

----- Cópia autêntica. "Requeremos, na forma regimental, seja consignado nos anais desta Casa voto de júbilo  e congratulações com o NAPA, Núcleo de apoio aos Pais e Alunos, pela atuação que vem tendo na defesa dos direitos da Criança e do Adolescente. (...)

(clique aqui para ver o texto integral)

EMEF Theodomiro Dias (jun/1998)

Emef Theodomiro Dias - Foto 03- jun/99

Cremilda denuncia pichação orientada por professores

(veja mais fotos)

Textos Selecionados:

31/05/2001 - RENDA MÍNIMA VAI AUMENTAR A VIOLÊNCIA (Só vai poder receber o dinheirinho do programa do PT em São Paulo a família que mantiver a criança na escola. E uma ameaça grave. Vai colocar de novo nas costas da criança a responsabilidade por parte do orçamento domestico...)

08/04/2001- CADÊ OS AMIGOS DA ESCOLA? ( Nas gestões anteriores, denunciava-se que havia milhares de crianças e adolescente fora da escola.  Foi só o PT chegar lá e os candidatos a aluno sumiram... como bolha de sabão...)

- É só o tamanho do pênis (Não vimos nenhuma diferença entre a Dona Marta Suplicy e o Dr. Paulo Maluf, além da genitália. Para nós, pais e alunos, as escolas, nesses meses, mostraram que trocamos seis por cinco...)

04/04/2001 - ESCOLA MOTEL (A alta rotatividade das Escolas Municipais é simplesmente uma manobra imoral...)

04/04/2001 - O BEIJA-MÃO (Três adolescentes nos procuraram porque eles e suas mães procuravam vagas nas escolas estaduais desde Novembro.  Um do 2º colegial desistiu de estudar, foi para Campinas e voltou querendo uma vaga.  O outro desistiu no meio do ano na Theodomiro Dias na 8ª série, vítima da escola motel.  Foi para o supletivo pago e procura vaga no 1º colegial.  O terceiro, também vítima da pressão da Theodomiro Dias, desistiu na 8ª no meio do ano e não teve dinheiro para o supletivo, quer voltar na 8ª desde o começo.)

20/02/2001 - PITÁGORAS NÃO SABIA DE NADA? (Assistimos estarrecidas as cenas de violência nos presídios e a notícia de que são coordenados por criminosos do PCC...)

12/02/2001 - PARCERIA INFELIZ (Toda vez que uma corporação interfere na disciplina da outra, uma está equivocada e a outra falida...)

10/02/2001 - Nem as moscas mudaram (...Temos denunciado fatos gravíssimos de EMEF Theodomiro Dias desde 1998. Fatos denunciados oficialmente, mas relatando os horrores, as injustiças e os desmandos desde 1992. Sempre sem nenhum retorno. Na mudança de gestão, a promessa foi de participação popular, honestidade, transparecendo seriedade. A maioria acreditou e o PT aí está. Para nós não mudou nada: nem as moscas. ..)

15/01/2001 - Fábrica de Marajás (Temos questionado os Conselhos de Escola baseados em nossa experiência e nos relatos de pais denunciando que não representam de fato a comunidade no segmento pais e alunos. Que os pais são ingênuos, ou então entram, não concordam e saem calados, pois têm medo da repressão que seus filhos possam sofrer. Pais conscientes que insistem e são expulsos. Pais que gostariam de participar de um Conselho de Escola sério. Não é mais um fato que se possa alegar ignorância. Conselho de Escola precisa mudar...)

jan/2001 - INNIMIGOS DA ESCOLA (Se você pagar por um trabalho braçal ser executado; pagar bem o material e a mão de obra pra depois você mesmo executar o trabalho, estará sendo no mínimo burro...)

13/12/2000 - ESTAMOOS INDIGNADOS ("Os pais precisam se indignar. É isso que falta".  Foi a colocação da Secretária de Educação do Estado de São Paulo no programa "Roda Viva" da TV Cultura do dia 11 de dezembro...)

24/11/2000 - A CULPA É DO ALUNO POBRE (A Secretaria de Educação do Estado declarou e o editorial do jornal O Estado de São Paulo de hoje dia 24 de novembro reafirmou.  A culpa da baixa qualidade do ensino é dos alunos pobres...)

07/11/2000 - O SILÊNCIO DOS EXCLUÍDOS (Mais uma vez, o Conselho de Escola se reúne para excluir, no dia 7 de novembro na Vila Sônia, Butantã...)

01/11/2000 - ILHA DDA FANTASIA (Recebemos denúncia que professores da Zona Leste estariam fazendo curso de capacitação na Ilha Solteira...)

30/10/2000 - PRECONCEITO SE APRENDE NA ESCOLA (Vimos assustados o caso recente do grupo de jovens que se juntam na noite para caçar gays, negros e nordestinos...)

EDUCAÇÃO VEM DE CASA - PRECONCEITO DA ESCOLA (Vimmos, impotentes, crescer a violência e aumentar o número dos jovens que formam bandos e saem na madrugada caçando para espancar negros, gays e nordestinos...)

SE CONSELHO FOSSE BOM... (A Escola Pública seria perfeita se o Conselho de Pais e Mestres funcionasse...)

Amanhã poderá acontecer com você. (set/2000)

Vício de Diretor de Escola (sobre reunião do Conselho Comunitário de Educação na E.E. D. Pedro I)

Escola Municipal Theodomiro Dias
Não basta ser professor, tem que ser educador.
Professor nota zero
Comunidade De Olho Na Escola Pública - COEP

A boa escola

Bandeirantes

As Donas das Escolas

O CLUBE DA LULUZINHA

O QUE ENGORDA O BOI É O OLHO DO DONO

Resposta à Professora Maria Rose

SE VOCÊ VOTAR MAL

TÍTULO I
DENOMINAÇÃO, SEDE E DURAÇÃO

Art. 1º - O NAPA - NÚCLEO DE APOIO AOS PAIS E ALUNOS, uma Associação de Defesa de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, fundada em 15 de junho de 1997, com sede na cidade de São Paulo, a Rua Rui Pinto nº 156 - Vila Morse -CEP 05624-100 (Novo endereço: Rua Keisuko Kosa 148, Jardim Trussard, CEP 05519-040- S.Paulo -SP ) , é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com prazo indeterminado de duração, podendo ser dissolvida por deliberação de 2/3 (dois terços) dos sócios - quites com suas obrigações sociais - de acordo com a Assembléia Geral convocada para tal fim.

TÍTULO II
OBJETO SOCIAL

Art. 2º - O NAPA tem por finalidade:
A. Promover a Cidadania, garantindo à criança e ao adolescente o Direito à EDUCAÇÃO, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:
I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II. direito de ser respeitado por seus educadores;
III. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instância superiores;
IV. direito de organização e participação em entidades estudantis;
V. acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência.
VI. Também o direito dos seus pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
B. Colaborar na implantação e funcionamento dos CONSELHOS TUTELARES definidos em Lei Federal 8069 - 13/07/1990 ( ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE -ECA).
C. Defender os interesses e direitos protegidos pelo ECA, dispensada a autorização da Assembléia.
D. O atendimento das necessidades de seus associados enquanto consumidores, o respeito a sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos e a melhoria da sua qualidade de vida;
E. A harmonização dos interesses, bem como a solução dos conflitos dos participantes das relações de consumo, mormente dos consumidores associados com os respectivos fornecedores de produtos e/ou serviços;
F. A educação e informação de fornecedores e consumidores quanto aos seus direitos e deveres, com vistas a melhoria do mercado de consumo;
G. Denunciar às autoridades públicas competentes todos os abusos praticados no mercado de consumo previstos na lei 8078 de 11/09/90 (Código de Defesa do Consumidor);
H. Representar judicial e extra-judicialmente os seus associados nas questões diretamente relacionadas com direitos e valores alcançados pela lei 7347/85 (que dispõe sobre as ações coletivas).

NAPA - NÚCLEO DE APOIO AOS PAIS E ALUNOS
Endereço para correspondência: R. Elvira Teixeira Pinto nº 162, CEP 06764-060, Taboão da Serra-SP -