NAPA - NÚCLEO DE APOIO AOS PAIS E ALUNOS
Rua Rui Pinto nº 156 - Vila Morse -CEP 05624-100 - S.Paulo -SP - Tel.: (011)3742-3023
NAPA
Escreva para oNAPA
Vinculado ao Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública

Não basta ser professor, tem que ser educador.

Professor é a quele que despeja a matéria na lousa, é confuso mas se acha o supra-sumo da inteligência, a autoridade.
Educador é aquele que é professor por vocação, é simples e humano. Dá uma excelente aula com tanta facilidade que o resultado é sempre bom.
tudo o que se faz por vocação é bem feito e sem esforço.

O professor merece a nota que dá, por isso o educador se constrange ao dar nota baixa. Reprovar um aluno, para o educador, é reprovar a si mesmo. Ele respeita o aluno, sabe que o aluno é um ser humano como ele e que uma reprovação é ranço de país atrasado, em países desenvolvidos não existe isso.

O educador é aquele que não abre mão de aprovar. Na sua classe aluno não entrega sistematicamente prova em branco. Todos queremos ser aprovados na vida. Vivemos numa sociedade competitiva, queremos ser os primeiros em tudo. Prova em branco é ser o último, é desanimador.

Na última entrevista que deu em São Paulo, o Sr. Ministro da Educação respondeu ao jornalista o que achava do caso de quatro alunos da 4ª série que não sabiam escrever. O caso saiu nas revistas e foi um alvoroço. O ministro respondeu que eles foram à escola durante quatro anos, fizeram a parte deles, a culpa é da escola. Neste caso como no outros, quem é o preguiçoso?

O professor tem 5% das horas-aua para dar reforço aos alunoscom dificuldades. são 560 horas-aulas por ano, e mesmo assim ele reprova!

A Secretaria da Educação contrata professores para dar aulas em janeiro para os reprovados. são Professores que precisam mostrar serviço. Eles conseguem, e num mês ensinam o que o professor não conseguiu em um ano.

E não venham dizer que o aluno é masoquista e gosta de ter aulas nas férias. É que é o último trem mesmo.

Pagamos duas vezes. a segunda sai do nosso bolso também, mas dá um bom resultado. É o professor temporário contratado para tapar o buraco que o efetivo deixou.

Por isso é que não basta ser professor, tem que ser educador.

(Cremilda Estela Teixeira - Presidente do NAPA - 27/05/2000)
NAPA - NÚCLEO DE APOIO AOS PAIS E ALUNOS
Rua Rui Pinto nº 156 - Vila Morse -CEP 05624-100 - S.Paulo -SP - Tel.: (011)3742-3023
NAPA
Escreva para oNAPA
Vinculado ao Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública
1