NAPA - NÚCLEO DE APOIO AOS PAIS E ALUNOS
Rua Rui Pinto nº 156 - Vila Morse -CEP 05624-100 - S.Paulo -SP - Tel.: (011)3742-3023

NAPA Escreva para o NAPA Vinculado ao Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública

RENDA MÍNIMA VAI AUMENTAR A VIOLÊNCIA

 

Só vai poder receber o dinheirinho do programa do PT em São Paulo a família que mantiver a criança na escola. E uma ameaça grave. Vai colocar de novo nas costas da criança a responsabilidade por parte do orçamento domestico.

 

Seria incentivo se houvesse vagas sobrando nas escolas, mas vagas são disputadas como tesouro, mães dormem nas filas à procura de vaga. A mãe nem precisa de incentivo, ela quer na maioria das vezes que seus filhos estudem perto de sua casa. Os pais são os maiores interessados que seus filhos se tomem homens de bem.

 

Sabemos também que existe a violência doméstica, que tem mãe que não se preocupa com o que possa estar acontecendo com seus filhos na escola. Outras até autorizam as professoras a bater em seus filhos achando com isso que vai ser vista como mãe presente e que é a favor da boa educação.

 

Existe também um número enorme de mães que se calam porque tem medo, ela sabe que se denunciar uma professora a escola toda vai cair de pau em cima do seu filho.

 

Hoje o problema de evasão é gravíssimo. Os números de alunos freqüentando as EMEFs em agosto caem pela metade. Nas listas das NAES, antigas DREMs, o número não corresponde ao número de alunos nas salas de aula. Todo mundo sabe disso, exísit~ alaI lei do silêncio, a mãe que denunciar, no outro dia corre o risco do seu filho ser só um nome na lista da escola também.

 

Vai acontecer o seguinte: a má-professora, respaldada pela impunidade que sempre imperou, vai chantagear as mães que vivem com medo de perder a vaga. Ninguém vai mais denunciar nada.

 

Vai caber à criança a parte mais dolorida: vai sofrer calada. Senão vai para a rua e sua família deixará de receber a tal verba.

 

Algumas mães, por desespero e por necessidade, instruirão seus filhos a se calarem. “Se tem mãe que vende filho”, imagine se não vai aceitar a crueldade da escola por dinheiro?

 

Tanto se fala de tortura e as crianças continuam sendo torturadas nas escolas. E direito de estudar que não é respeitado. Agora mais essa: fala-se de erradicação do trabalho infantil e cria-se a renda mínima atrelada à permanência da criança na escola... sem vaga para todos. A violência vai aumentar... Já passamos dos limites, as crianças mais fortes, os líderes e os rebeldes vão sair pelo ladrão. A violência vai aumentar...

 

31/maio/2001.

Cremilda Estella Teixeira

NAPA - Núcleo de Apoio a Pais e Alunos – tel.: 3742-3023

http://www.oocities.com/napa_org

NAPA - NÚCLEO DE APOIO AOS PAIS E ALUNOS
Rua Rui Pinto nº 156 - Vila Morse -CEP 05624-100 - S.Paulo -SP - Tel.: (011)3742-3023

NAPA Escreva para o NAPA Vinculado ao Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública

 

1