NAPA - NÚCLEO DE APOIO AOS PAIS E ALUNOS
Rua Rui Pinto nº 156 - Vila Morse -CEP 05624-100 - S.Paulo -SP - Tel.: (011)3742-3023

NAPA Escreva para o NAPA Vinculado ao Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública

SE CONSELHO FOSSE BOM...

A Escola Pública seria perfeita se o Conselho de Pais e Mestres funcionasse.  É o Conselho que decide o rumo da Escola.  Pais e alunos somados seriam a maioria. Só ficariam no Conselho os bons professores. Oportunista não ia ter vez.  O Conselho seria a espinha dorsal onde todos se reuniriam para contribuir.

Os pais são os legítimos donos, pagam a conta.  Professor é empregado, é um servidor. O trabalho dignifica e enobrece, receber pelo trabalho deveria ser uma honra.  Isso não quer dizer que nós, pais, não digamos para nossos filhos que respeitem todos na escola: diretor, professor, funcionários e colegas. Dizemos também que aproveitem bem a aula.  Aliás, repetimos tanto que às vezes parecemos um velho disco riscado.  Quando alguém se arrisca a colocar para o professor que ele está ganhando pelo que faz, ele se ofende, sente-se injuriado, aviltado.

Sem Conselho, a Escola não receberia as gordas verbas.   Sem os pais, nada de verba.  Sem a verba, a escola pára.  Podem decidir tudo, até o calendário escolar.

Os pais não são omissos.  Participariam gratuitamente e com prazer se acreditassem.  Conselho que se reúne para prejudicar aluno ou para assinar o que o professor quer não atrai os pais mesmo. Pai sabe que a pedra que hoje ele ajuda a jogar na cabeça do filho do outro, o professor guarda para jogar em outra cabeça amanhã.  Sabe e se encolhe.  De vez em quando aparecem pais esclarecidos e dispostos a ajudar.  Ou são postos para fora por manobras mil, ou desistem. Acaba o Conselho ficando nas mãos dos professores.  Descontando as exceções, aqueles pais valentes que resistem, mas não são como a maioria, não pesam nada. Pérolas jogadas aos porcos.

Falta o hábito da participação democrática, não temos fé ainda.  São 500 anos de arbitrariedade.  Denunciar uma profissional do ensino é correr o risco de ver nossos filhos serem perseguidos e pagar a nossa ousadia.

Aluno cair na classe de um bom professor é uma questão de sorte.  Não podemos escolher nem trocar.  O bom professor é questão de caráter, não porque ele é cobrado.  O mau é mau pelo mesmo motivo.  Imagine agora uma Escola espetacular com todos os pais colaborando e cobrando. Colaborando sempre e cobrando corajosamente toda vez que fosse preciso. Um Conselho de Pais e Mestres no qual acontecesse com o mau professor o mesmo que acontece com o mau aluno, o professor transferido compulsoriamente e os pais do Conselho de outra escola recebendo o transferido com um aviso "aí vai um professor tranqueira, espreme ele até que 'caia fora'".

A comunidade ia cuidar da escola. Os bons professores trabalhariam em paz.  O mau professor melhoraria até o limite suportável, não ia haver desvio de verba.  A Escola Pública seria uma maravilha se Conselho de Escola fosse bom!

Cremilda Estella Teixeira

NAPA - NÚCLEO DE APOIO AOS PAIS E ALUNOS
Rua Rui Pinto nº 156 - Vila Morse -CEP 05624-100 - S.Paulo -SP - Tel.: (011)3742-3023

NAPA Escreva para o NAPA Vinculado ao Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública

 

1