A AVENTURA DO DOCUMENTO

projeto de extensão

(Departamento de História,
Centro de Ciências da Educação, UDESC)

Coordenadora:
Profa. Dr a. Janice Gonçalves

 

 

Atividades realizadas

 

As atividades do projeto têm se concentrado na elaboração de caixas pedagógicas (eleição de temas, levantamento e seleção de materiais pertinentes a eles, reprodução e/ou transcrição dos materiais selecionados, elaboração de propostas de oficinas).

Por meio dos eixos temáticos norteadores de cada caixa pedagógica, objetiva-se discutir questões candentes do momento presente, analisando-as em perspectiva de longa duração, de modo a apreciar tanto abordagens clássicas da historiografia como perspectivas renovadoras mais recentes.

Na primeira fase do projeto (agosto de 2003-julho de 2004), elegeu-se "Trabalho" como tema geral das caixas pedagógicas, e dois subtemas: trabalho escravo e trabalho livre. Os diversos materiais selecionados foram organizados em torno de oficinas, articuláveis entre si, mas todas podendo ser utilizadas de forma autônoma.

A maior parte dos documentos utilizados na composição dessas oficinas foi extraída da própria bibliografia consultada. No entanto, tenciona-se também, através do projeto, selecionar materiais não publicados, provenientes de arquivos catarinenses (com ênfase nos arquivos públicos), o que permitirá também tornar mais conhecidos tais acervos. Para tanto, o projeto buscará o apoio de tais instituições.

O projeto, interrompido entre agosto de 2004 e julho de 2006, em função de afastamento da coordenadora para capacitação (Doutorado), foi retomado em agosto de 2006.

Na retomada do projeto, e considerando que ele seria iniciado no segundo semestre de 2006 (momento de realização de eleições em âmbito estadual e federal), pensou-se em concentrar as oficinas no tema “Eleições, cidadania e arquivos públicos”, enfocando tipos documentais específicos produzidos atualmente ou em momentos anteriores (exs.: título de eleitor, cartaz de propaganda, cédula eleitoral, panfleto etc). A idéia era tomar as eleições como mote para a discussão das relações dos cidadãos com o Estado (e, mais especificamente, das relações dos cidadãos com os arquivos públicos).

 

Procedeu-se à coleta de materiais referentes à campanha eleitoral de 2006, de forma a montar coleção instrumental que servisse de base a algumas das atividades. Como resultado da coleta foram obtidos materiais diversos de propaganda política (“santinhos”, folders, panfletos, bottons, adesivos etc.), de diferente candidatos e partidos políticos. Embora não tenha ainda sido utilizada com a finalidade prevista no projeto de extensão, cabe informar que a coleção integrou atividade desenvolvida em 2007/1 na disciplina de “Prática curricular – Patrimônio Cultural I” – ou seja, de alguma forma subsidiou atividade de ensino de História envolvendo o uso de documentos em sala de aula.

 

No entanto, no encaminhamento do projeto, e em função das próprias tentativas de contato com os professores da rede pública (foco principal do projeto), houve uma reorientação das atividades, ainda em 2006/1. Entendeu-se ser importante elaborar algumas oficinas básicas, que introduzissem questões relativas aos documentos (como são produzidos socialmente, e em diferentes momentos históricos) e às instituições custodiadoras de acervos (bibliotecas, museus, arquivos, centros de documentação). Oficinas que pudessem ser utilizadas antes de qualquer outra, no âmbito do projeto. Além disso, dado o insucesso no contato com as escolas, repensou-se a estratégia de contato com os professores, privilegiando, agora, o contato com ex-alunos do Curso de História da UDESC que se encontram atuando na rede pública de ensino. Com a reorientação, os esforços foram concentrados na elaboração da caixa pedagógica “Coisas para guardar, histórias para contar”.



 

Retorna à página de abertura de "Oficina de História"