lab

pac

laboratório

de patrimônio cultural

   

Agenda

Agenda 2008

Eventos a realizar ou em andamento

Setembro

2 de setembro de 2008, das 19h30 às 21h30:

Palestra: “Análise espacial na arqueologia: o estudo dos remanescentes do Caminho das Tropas”. Palestrante: arqueóloga Ana Lúcia Herberts. Primeira palestra do ciclo “Formas de proteção do patrimônio cultural: experiências catarinenses”.  Evento do projeto de ensino “No fio da memória: história e patrimônio cultural na contemporaneidade”, coordenado pela Profa. Janice Gonçalves; vinculado ao Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. Local de realização: auditório do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC).

 

11 de setembro de 2008, das 8 às 18h:

Oficina: “O inventário como instrumento de proteção de bens culturais”. Ministrante: historiadora Elisiana Trilha Castro. Oficina do ciclo “Formas de proteção do patrimônio cultural: experiências catarinenses”.  Evento do projeto de ensino “No fio da memória: história e patrimônio cultural na contemporaneidade”, coordenado pela Profa. Janice Gonçalves; vinculado ao Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. Local de realização: sala 45 do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC).

 

13 de setembro de 2008, às 18h:

Exibição do filme “Chega de saudade” (de Laís Bodansky). Debatedores: historiadora Maria Teresa Santos Cunha e antropólogo Rafael Bastos. Filme do ciclo “Memórias por um fio, fios da memória”, promoção conjunta do projeto de extensão “CINEARTH”, coordenado pela Profa. Carmen Suzana Tornquist, e do projeto de ensino “No fio da memória: história e patrimônio cultural na contemporaneidade”, coordenado pela Profa. Janice Gonçalves (vinculado ao Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC). Local de realização: auditório do Museu da Escola Catarinense (Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis, SC).

 

16 de setembro de 2008, das 19h30 às 21h30:

Palestra: “Aqui jazem patrimônios: cemitérios como bens culturais”. Palestrante: historiadora Elisiana Trilha Castro. Segunda palestra do ciclo “Formas de proteção do patrimônio cultural: experiências catarinenses”.  Evento do projeto de ensino “No fio da memória: história e patrimônio cultural na contemporaneidade”, coordenado pela Profa. Janice Gonçalves; vinculado ao Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. Local de realização: auditório do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC).

 

17 de setembro de 2008, às 18h30:

Exibição do filme “Juventude” (de Ingmar Bergmann). Filme do ciclo “Memórias por um fio, fios da memória”, promoção conjunta do projeto de extensão “CINEARTH”, coordenado pela Profa. Carmen Suzana Tornquist, e do projeto de ensino “No fio da memória: história e patrimônio cultural na contemporaneidade”, coordenado pela Profa. Janice Gonçalves (vinculado ao Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC). Local de realização: auditório do Museu da Escola Catarinense (Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis, SC).

 

20 de setembro de 2008, às 18h:

Exibição do filme “Crepúsculo dos deuses” (de Billy Wilder). Filme do ciclo “Memórias por um fio, fios da memória”, promoção conjunta do projeto de extensão “CINEARTH”, coordenado pela Profa. Carmen Suzana Tornquist, e do projeto de ensino “No fio da memória: história e patrimônio cultural na contemporaneidade”, coordenado pela Profa. Janice Gonçalves (vinculado ao Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC). Local de realização: auditório do Museu da Escola Catarinense (Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis, SC).

 

24 de setembro de 2008, às 18h30:

Exibição do filme “Cidadão Kane” (de Orson Welles). Filme do ciclo “Memórias por um fio, fios da memória”, promoção conjunta do projeto de extensão “CINEARTH”, coordenado pela Profa. Carmen Suzana Tornquist, e do projeto de ensino “No fio da memória: história e patrimônio cultural na contemporaneidade”, coordenado pela Profa. Janice Gonçalves (vinculado ao Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC). Local de realização: auditório do Museu da Escola Catarinense (Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis, SC).

 

27 de setembro de 2008, às 18h:

Exibição do filme “Hiroshima meu amor” (de Alain Resnais). Filme do ciclo “Memórias por um fio, fios da memória”, promoção conjunta do projeto de extensão “CINEARTH”, coordenado pela Profa. Carmen Suzana Tornquist, e do projeto de ensino “No fio da memória: história e patrimônio cultural na contemporaneidade”, coordenado pela Profa. Janice Gonçalves (vinculado ao Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC). Local de realização: auditório do Museu da Escola Catarinense (Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis, SC).

 

30 de setembro de 2008, das 19h30 às 21h30:

Palestra: “Meios fios: os caminhos antigos e o patrimônio cultural”. Palestrante: historiador e arqueólogo Adelson André Brüggemann. Terceira palestra do ciclo “Formas de proteção do patrimônio cultural: experiências catarinenses”.  Evento do projeto de ensino “No fio da memória: história e patrimônio cultural na contemporaneidade”, coordenado pela Profa. Janice Gonçalves; vinculado ao Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. Local de realização: auditório do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC).

 

 

Outubro

4 de outubro de 2008, às 18h30:

Exibição do filme Lolita” (de Stanley Kubrick). Filme do ciclo “Memórias por um fio, fios da memória”, promoção conjunta do projeto de extensão “CINEARTH”, coordenado pela Profa. Carmen Suzana Tornquist, e do projeto de ensino “No fio da memória: história e patrimônio cultural na contemporaneidade”, coordenado pela Profa. Janice Gonçalves (vinculado ao Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC). Local de realização: auditório do Museu da Escola Catarinense (Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis, SC).

 

9 de outubro, das 8 às 12h30:

Oficina: “Dimensões da arqueologia: compreender artefatos líticos”. Ministrante: historiador e arqueólogo Adelson André Brüggemann.  Oficina do ciclo “Formas de proteção do patrimônio cultural: experiências catarinenses”.  Evento do projeto de ensino “No fio da memória: história e patrimônio cultural na contemporaneidade”, coordenado pela Profa. Janice Gonçalves; vinculado ao Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. Local de realização: Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC).  Inscrições e mais informações: janice.goncalves@brturbo.com.br

 

 

Eventos já realizados pelo LabPac

Março

12 de março de 2008, das 19h30 às 21h30:

Primeiro seminário do ciclo “Trajetórias dos órgãos de preservação no Brasil”. Evento do Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. O ciclo integra o projeto de ensino “No fio da memória: história e patrimônio cultural na contemporaneidade”, coordenado pela Profa. Janice Gonçalves, da UDESC, e é promovido em conjunto com o Grupo de Estudos sobre Patrimônio Cultural/UDESC. Gratuito e aberto a todos os interessados. Local de realização: sala 19 do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC). Textos de referência: Anteprojeto de criação do Serviço do Patrimônio Artístico Nacional. In: Mário de Andrade: cartas de trabalho (correspondência com Rodrigo Mello Franco de Andrade – 1936-1945). Brasília (DF): MEC, SPHAN, Fundação Nacional Pró-Memória, 1981. p.39-54. Decreto-Lei nº.25/37. In: Coletânea de Leis sobre Preservação do Patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN, 2006. p.99-107. Coordenação do seminário: Karla Fonseca.

 

26 de março de 2008, das 19h30 às 21h30:

Segundo seminário do ciclo “Trajetórias dos órgãos de preservação no Brasil”. Evento do Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. Local de realização: sala 19 do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC). Textos de referência: FROTA, Lélia Coelho. Mário de Andrade: uma vocação de escritor público. In: Mário de Andrade: cartas de trabalho (correspondência com Rodrigo Mello Franco de Andrade – 1936-1945). Brasília (DF): MEC, SPHAN, Fundação Nacional Pró-Memória, 1981. p.21-37. Mário de Andrade: cartas de trabalho (correspondência com Rodrigo Mello Franco de Andrade – 1936-1945). Brasília (DF): MEC, SPHAN, Fundação Nacional Pró-Memória, 1981. p.107-133. Coordenação do seminário: Janice Gonçalves.

 

 

28 de março de 2008, das 7h30 às 11h30:

Visita da coordenadora e das bolsistas do projeto de extensão “A aventura do documento” ao Colégio Lauro Muller (Florianópolis, SC). Evento do Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. Exposição (“Coisas para guardar, histórias para contar”) e oficinas com duas turmas de alunos.

Abril

9 de abril de 2008, das 19h30 às 21h30:

Terceiro seminário do ciclo “Trajetórias dos órgãos de preservação no Brasil”. Evento do Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. Local de realização: sala 19 do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC). Texto de referência: PESSÔA, José (org.). Lúcio Costa: documentos de trabalho. Rio de Janeiro: IPHAN, 2004. p. 129-141, 204-223 e 288-296. Coordenação do seminário: Adelson André Brüggemann.

 

18 de abril de 2008, das 13h30 às 18h30:

Workshop “A organização dos arquivos e o método histórico”

Realizado no Arquivo Histórico do Município de Florianópolis. Temas abordados: a constituição da Arquivística como campo disciplinar; os princípios da proveniência e do respeito à ordem original dos documentos; a proposta de análise da história da entidade produtora dos documentos de arquivo como base para sua organização. Evento do Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC, integrante do programa de extensão “Matéria e memória: artes do patrimônio cultural”; workshop ministrado por Janice Gonçalves, coordenadora do referido programa de extensão. Local: mini-auditório do Arquivo Histórico do Município de Florianópolis (Praça XV de Novembro, 180, esquina com a Rua Tiradentes, Centro de Florianópolis). Gratuito e aberto a todo e qualquer interessado; 30 (trinta) vagas.

 

23 de abril de 2008, das 19h30 às 21h30:

Quarto seminário do ciclo “Trajetórias dos órgãos de preservação no Brasil”. Evento do Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. Local de realização: sala 19 do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC). Texto de referência: GONÇALVES, Cristiane Souza. Considerações finais. In: -. Restauração arquitetônica: a experiência do SPHAN em São Paulo, 1937-1975. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2007. p.185-206. Coordenação do seminário: Karina Ramos.

 

Maio

7 de maio de 2008, das 19h30 às 21h30:

Quinto seminário do ciclo “Trajetórias dos órgãos de preservação no Brasil”. Evento do Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. Local de realização: sala 19 do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC). Texto de referência: LEITE, Rogério Proença. Lugares da política e consumo dos lugares – nação e patrimônio cultural. In: -. Contra-usos da cidade: lugares e espaço público na experiência urbana contemporânea. Campinas (SP): Editora da UNICAMP, Aracaju (SE): Editora UFS, 2004. p.34-95. Coordenação do seminário: Fábio Andreas Richter.

 

14 de maio de 2008, das 19h30 às 21h30:

Sexto seminário do ciclo “Trajetórias dos órgãos de preservação no Brasil”. Evento do Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC.  O ciclo integra o projeto de ensino “No fio da memória: história e patrimônio cultural na contemporaneidade”, coordenado pela Profa. Janice Gonçalves, da UDESC, e é promovido em conjunto com o Grupo de Estudos sobre Patrimônio Cultural/UDESC. Gratuito e aberto a todos os interessados. Local de realização: sala 19 do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC). Texto de referência: KERSTEN, Márcia Scholz de Andrade. No tecer da memória e na perspectiva da História. In: -. Os rituais do tombamento e a escrita da história: bens tombados no Paraná entre 1938-1990. Curitiba (PR): Ed. da UFPR, 2000. p. 109-168. Coordenação do seminário: Adelson André Brüggemann.

 

16 de maio de 2008, das 13h30 às 18h30:

Workshop “O valor histórico dos arquivos”

Realizado no Arquivo Histórico do Município de Florianópolis. Temas abordados: os procedimentos de avaliação de documentos de arquivo; avaliação, eliminação e preservação; valores atribuídos aos documentos de arquivo; o “valor histórico” e suas armadilhas. Evento do Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC,  integrante do programa de extensão “Matéria e memória: artes do patrimônio cultural”; workshop ministrado por Janice Gonçalves, professora do Departamento de História da UDESC e coordenadora do referido programa de extensão. Local: mini-auditório do Arquivo Histórico do Município de Florianópolis (Praça XV de Novembro, 180, esquina com a Rua Tiradentes, Centro de Florianópolis). Gratuito e aberto a todo e qualquer interessado; 30 (trinta) vagas. 

 

28 de maio de 2008, das 19h30 às 21h30:

Sétimo seminário do ciclo “Trajetórias dos órgãos de preservação no Brasil”. Evento do Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. Local de realização: sala 19 do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC). Texto de referência: RODRIGUES, Marly. O Condephaat - as práticas definem a política. In: -. Imagens do passado: a instituição do patrimônio em São Paulo, 1969-1987. São Paulo: Ed. da UNESP, FAPESP, IMESP, Condephaat, 2000. p.57-144. Coordenação do seminário: Janice Gonçalves.

 

Junho

11 de junho de 2008, das 19h30 às 21h30:

Oitavo seminário do ciclo “Trajetórias dos órgãos de preservação no Brasil”. Evento do Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. Local de realização: sala 19 do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC). Texto de referência: KARA-JOSÉ, Beatriz. Cultura e patrimônio histórico nas iniciativas de revitalização do Centro de São Paulo. In: -. Políticas culturais e negócios urbanos: a instrumentalização da cultura na revalorização do centro de São Paulo (1975-2000). São Paulo: Annablume, Fapesp, 2007. p.27-73. Coordenação do seminário: Fábio Andreas Richter.

 

25 de junho de 2008, das 19h30 às 21h30:

Nono seminário do ciclo “Trajetórias dos órgãos de preservação no Brasil”. Evento do Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. Local de realização: sala 19 do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC). Texto de referência: MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A cidade como bem cultural – áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance da preservação do patrimônio ambiental urbano. In: MORI, Victor Hugo et al. (orgs.). Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo: 9ª. SR/IPHAN, 2006. p.35-76. Obs.: ao texto básico seguem-se comentários de Antônio Augusto Arantes Neto, Edgard de Assis Carvalho, José Guilherme Cantos Magnani e Paulo Ormindo de Azevedo, bem como os comentários finais do autor. Coordenação do seminário: Elisiana Trilha Castro.

 

Julho

 

2 de julho de 2008, das 19h30 às 21h30:

Décimo e último seminário do ciclo “Trajetórias dos órgãos de preservação no Brasil”. Evento do Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac/UDESC. Local de realização: sala 19 do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC). Texto de referência: ADAMS, Betina. Preservação urbana: gestão e resgate de uma história – patrimônio de Florianópolis. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002. p.41-87.(capítulos. 3 a 5). Coordenação do seminário: Dismael Sagas e Karla Fonseca.

 

 

 

Página atualizada em 14 de setembro de 2008
Voltar à página de abertura do LabPac