lab

pac

laboratório

de patrimônio cultural

   

Apresentação

Institucionalizado no primeiro semestre de 2008 (Portaria FAED n. 007/2008, de 29 de fevereiro de 2008), o Laboratório de Patrimônio Cultural teve sua criação ligada, antes de tudo, às necessidades da disciplina de “Prática Curricular – Patrimônio Cultural”, incorporada à grade curricular do Curso de Graduação em História do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC em 2005.

A existência da disciplina, ao estimular a reflexão acerca de ações de preservação de bens culturais, ressaltou o papel dos historiadores e dos acervos no registro das experiências históricas e nos processos sociais de construção de memórias. Por conseqüência, foram geradas demandas para a implantação de um laboratório voltado para as temáticas do patrimônio cultural, que abrigasse materiais para estudo, experimentação e criação relativos à área, e que integrasse docentes e discentes, programas e projetos de pesquisa, ensino e extensão afins.

Com a implantação do Programa de Pós-Graduação em História, em março de 2007, na área de concentração de História do Tempo Presente, a temática do patrimônio cultural também se mostrou relevante, tanto na produção de docentes como na de discentes. Afinal, contemporaneamente, memória e patrimônio cultural têm se imbricado com intensidade, permitindo a autores de diferentes perfis diagnosticar, ao menos desde a década de 1970, uma verdadeira “obsessão pela memória”, vinculada, por seu turno, a uma febre de “patrimonialização”.

O Laboratório de Patrimônio Cultural busca, assim, dar suporte a investigações acerca dos processos de constituição social de memórias e das ações e instituições voltadas para a preservação de bens culturais.

O Laboratório de Patrimônio Cultural está aberto à participação de docentes e discentes de outros cursos de graduação e pós-graduação da UDESC, bem como de profissionais e interessados em geral nas questões relacionadas à preservação do patrimônio cultural.

 

 

 

Página atualizada em 6 de junho de 2008
Voltar à página de abertura do LabPac