lab

pac

laboratório

de patrimônio cultural

 

   

Instituições parceiras

Arquivo Histórico do Município de Florianópolis Prof. Oswaldo Rodrigues Cabral

 

Endereço: Praça XV de Novembro, 180 (esquina com a Rua Tiradentes), Centro, Florianópolis, SC, CEP 88010-400.

Telefone: (48) 3228-6821.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 13 às 19h.

Website ou página eletrônica: www.pmf.sc.gov.br/arquivo_historico/

 

Diretor ou responsável: Antônio Dario Neves (diretor).

 

Dados gerais sobre a instituição:

 

A documentação da administração municipal de Florianópolis existe desde que existe a própria municipalidade, mas o arquivo municipal, como órgão municipal formalmente instituído e aberto à consulta pública, é muito recente: o Arquivo Histórico do Município de Florianópolis foi criado apenas em 1994, pela Lei Municipal nº 4.491, de 14 de setembro.
Funcionou inicialmente em sala de prédio então ocupado pela Prefeitura,
na Rua Almirante Alvim. Em dezembro de 1995 teve sua inauguração oficial, em casa na Rua General Bittencourt. No ano seguinte, passou a funcionar no andar térreo de prédio ocupado pela Prefeitura, na Rua Conselheiro Mafra, 656. Em novembro de 2004, passou a ocupar as instalações atuais.

 

Na estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis, está subordinado à Secretaria Municipal da Administração.

 

Dados gerais sobre o acervo:

 

Documentação que se estende do século XVIII ao XX. Parte significativa dos documentos dos séculos XVIII e XIX encontra-se, contudo, indisponível para consulta, necessitando de restauração.

São documentos relativos: ao funcionamento da Câmara Municipal (autos de posse; registro de patentes e nomeações; termos de vereanças; termos de audiência; atas das sessões; livros contábeis; registros de arrematações de contratos e terrenos; registro e controle da correspondência; portarias); à arrecadação de impostos e taxas; a eleições (de eleitores; de senadores e deputados; de juízes de paz); ao controle da propriedade de terras; a legislação, resoluções e normas expedidas pela Coroa, pelo Governo do Império ou pelo Governo da Província; à solicitação de naturalização; ao registro de passaportes; ao registro de nascimentos e de óbitos.

Para mais informações, consultar a página eletrônica do Arquivo Histórico do Município.

 

 

 

 

Página atualizada em 6 de junho de 2008
Voltar à página de abertura do LabPac