lab

pac

laboratório

de patrimônio cultural

 

   

Extensão

 

Eventos

 

Ciclo de seminários “Trajetórias dos órgãos de preservação no Brasil”

12 de março a 2 de julho de 2008, das 19h30 às 21h30.

O ciclo integra o projeto de ensino “No fio da memória: história e patrimônio cultural na contemporaneidade”, coordenado pela Profa. Janice Gonçalves, da UDESC, e é promovido em conjunto com o Grupo de Estudos sobre Patrimônio Cultural/UDESC.
Gratuito e aberto a todos os interessados.
Local de realização: sala 19 do Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC).

 

 

Projetos

 

 

Projeto "A Aventura do Documento"
Coordenação: Profa. Janice Gonçalves.
Bolsistas de extensão: Alessandra Ludwig (março a julho de 2004); Anelise Rodrigues (março de 2008); Karoline Kika Uemura (a partir de abril de 2008); Laís Bibiana Rodrigues Lagos (a partir de março de 2008).

Iniciado em agosto de 2003, o projeto de extensão objetiva discutir e propor formas e procedimentos de utilização de documentos no ensino de História, através da elaboração de “caixas pedagógicas” contendo reproduções e transcrições de documentos (com ênfase em documentos de arquivo de acervos públicos) ou mesmo “originais” (no caso de documentos que nascem múltiplos, como cartazes, folhetos de divulgação etc.). Acompanhando os documentos, textos que informem sobre seu contexto e sugiram atividades em sala de aula (no formato de oficinas). As caixas pedagógicas são disponibilizadas, através de empréstimo, para professores das escolas da rede pública existentes no município, que, na devolução do material, podem informar sobre os problemas e aspectos positivos observados em sua utilização, oferecendo sugestões de aperfeiçoamento.

As atividades do projeto foram temporariamente suspensas entre julho de 2004 e julho de 2006, em virtude do afastamento da coordenadora para capacitação (Doutorado).
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em http://www.oocities.com/oficinadehistoria

 

 

Projeto "Dobras da Cidade: o patrimônio edificado de Florianópolis em dobraduras e maquetes de papel”
Coordenação: Profa. Janice Gonçalves.

 

O projeto busca proporcionar elementos de reflexão acerca do processo de urbanização de Florianópolis e de constituição de seu patrimônio edificado, aliando perspectiva histórica e dimensão lúdica. A partir da seleção de edificações que podem ser entendidas como marcos de referência da cidade, serão sistematizados dados básicos que não só identifiquem suas características arquitetônicas como suas formas de inscrição na história urbana de Florianópolis. Desenhos e registros fotográficos que assinalem diferentes momentos da presença de tais edificações no espaço urbano serão utilizados como ferramentas para o desenvolvimento de atividades que estimulem a apropriação significativa desses elementos informativos, a saber, atividades de montagem de maquetes e dobraduras relativas ás edificações, em suporte papel. Com a montagem das dobraduras e das maquetes em papel, busca-se um aprender-brincando que repense o lugar da matéria e da memória na cidade, espaço-chave do exercício da cidadania.

 

 

 

 

Página atualizada em 6 de junho de 2008
Voltar à página de abertura do LabPac

 

 

 

1