" O Haikai no Brasil "
No Brasil,Poetas consagrados como Guilherme de Almeida,Haroldo de Campos e Paulo Leminski foram claramente influenciados pelo HAIKAI em vários momentos de suas obras.Graças a divulgação proporcionada por eles,o termo deixou de ser sinônimo de exotismo para ganhar o respeito acadêmico.
O primeiro brasileiro a divulgar o haikai foi o escritor Afrânio Peixoto,que conheceu a poesia japonesa por meio de publicações francesas,muito em voga no início da década de 20.
Isso significa que o haikai entrou para a literatura brasileira,pelo menos oficialmente,fazendo escala na França.Mas existe ums outra rota,que continua pouco conhecida até hoje.
Na verdade,toda a tadição do haikai já estava presente no coração dos primeiros imigrantes que desembarcaram do navio Kasato Maru,em Santos,no dia 18 de junho de 1908. O japonês Nempuko Sato(1898-1979) passou a difundir o haikai entre seus patrícios apartir de 1926.Desde então.sempre divididos em grupos,eles passaram a se reunir pelo menos uma vez por mês para compor haikais.Vinte anos após sua morte,ele matém uma legião de pelo menos 6 mil seguidores no Brasil.

*texto tirado da Revista Made in Japan,vol.26
madeinjapan@jbcweb.com.br
Back to Haiku Home