Santuário de FátimaVaticanoApariçõesNotíciasImagensCânticosApresentações |
Fátima de Portugal
Notícias arquivadas
By VMoreira
Página Inicial >
PORTUGAL EM FOCO

--------------------------------------------------------------------------------

Mel Gibson deslocou-se a Coimbra para visitar a Irmã Lúcia

A notícia só foi divulgada nos últimos dias de 2004. É, no entanto, suficientemente, interessante para ganhar as honras de grande acontecimento. O actor e realizador Mel Gibson deslocou-se propositadamente, em Julho último, ao Convento do Carmelo em Coimbra, onde a Irmã Lúcia professa desde 1948, não só para entregar um DVD do seu filme "A Paixão de Cristo", mas também para recolher a opinião da vidente de Fátima sobre a película, que já havia sido visionada pelas freiras.

A visita de Gibson, rodeada da maior discrição, seguiu-se a uma outra realizada a Fátima, em 2003, tendo desta vez o actor-realizador sido acompanhado pela sua mulher, Robyn Moore, e pelo Padre Luís Kondor, vice-postulador da Causa dos Videntes de Fátima, sediada em Fátima.

 



















Segundo a Irmã Celina, tanto o actor como a mulher mostraram-se pessoas da maior simplicidade. "Ele é muito expressivo e simpático, respondeu a todas as perguntas sobre passagens do filme, algumas feitas pela Irmã Lúcia que, durante quase uma hora, que durou o encontro, se mostrou sempre atenta". A língua utilizada foi o inglês, o que, como disse a Irmã Celina, "não foi problema, pois várias companheiras o dominam".

A visita de Mel Gibson ao Carmelo foi preparada com o maior cuidado. "Em Dezembro de 2003, ele encarregou o próprio protagonista do filme (Jim Caviezel), de vir ao Carmelo projectar o filme num ecrã gigante", acrescentou a Irmã Celina.

Pediu ajuda a Nossa Senhora

"Em Setembro de 2003, Mel Gibson deslocou-se a Fátima, para pedir a Nossa Senhora que o ajudasse a vencer os obstáculos que tinham surgido com o seu filme, de modo especial as críticas de anti-semitismo, que muito o preocuparam", revelou entretanto àquele diário lisboeta Carlos Evaristo, muito próximo da família Gibson.

"De 7 a 9 de Dezembro do ano passado", acrescentou, "o actor Jim Caviezel" foi enviado por Mel Gibson a Fátima, com o fim de projectar a `Paixão de Cristo' em sete importantes institutos religiosos e assim poder auscultar a sua opinião sobre o filme".

Registe-se que, para a crítica, "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson, é um dos marcos culturais de 2004. Segundo o Instituto do Filme Americano, "A Paixão..." (a par de `9/11' de Michael Moore) "estilhaçaram as convenções de Hollywood". O filme, recorde-se, custou "apenas" 25 milhões de dólares a Gibson, que entretanto já facturou mais de 200 milhões, dos quais prometeu entregar 100 à Igreja Católica.

A paixão pela história data de 1992 e, além da realização, Mel Gibson foi ainda responsável pelo argumento e produção.
A Irmã Celina, prioresa do Carmelo de Coimbra, responsável pelas 18 religiosas que ali seguem uma vida de oração e labor na mais estrita reclusão, confirmou ao jornal Correio da Manhã a visita de Gibson. "Tivemos a alegria e o prazer – disse - de receber o realizador da "Paixão de Cristo", que quis vir ao nosso Convento para se encontrar com a Comunidade, para pedir orações pela sua família e o seu trabalho, aproveitando a ocasião para nos oferecer um DVD com o seu filme."

Além da Irmã Lúcia e das carmelitas de Coimbra, só o Papa João Paulo II teve direito a igual tratamento, embora o filme lhe tenha sido entregue pelo actor Jim Caviezel.