Santuário de FátimaVaticanoApariçõesNotíciasImagensCânticosApresentações |
Fátima de Portugal
Notícias arquivadas
By VMoreira
A irmã Maria Lúcia do Coração Imaculado, a única dos três pastorinhos videntes de Fátima que ainda estava viva, dedicou a maior parte da sua vida à oração e à contemplação, como resposta à mensagem de Fátima. Na clausura do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, onde vivia desde 1948, escreveu dois volumes de «Memórias» e o livro «Apelos da Mensagem de Fátima».

Escreveu grande parte da sua produção literária numa máquina e escrever eléctrica. Com 94 anos aderiu às novas tecnologias da informação. No dia 23 de Novembro de 2001 fez uma demonstração de como se trabalha com as novas tecnologias da informação. Sem quebrar o voto de silêncio da Ordem das Carmelitas, publicou uma página pessoal na Internet, para se “dar a conhecer ao mundo”. Além da oração e da escrita, a última Pastorinha de Fátima dedicava-se a realizar os trabalhos do seu ofício. Fez milhares de terços, manualmente, um dos quais construído com restos do Muro de Berlim.

O Segredo de Fátima


Lúcia foi a única dos três primos que garantiu ter ouvido as palavras e dialogado com a Virgem, em 1917. A 13 de Maio e a 13 de Outubro daquele ano, Nossa Senhora terá confiado aos Três Pastorinhos três segredos. Francisco faleceu dois anos, com 10 anos, depois vítima de gripe e Jacinta faleceu no ano seguinte, com nove, devido à tuberculose.Lúcia, que entretanto se tornou irmã carmelita, revelou a partes do segredo em 1941. A primeira foi uma descrição do Inferno e, na segunda parte, a Virgem Maria teria colocado a conversão da Rússia ao cristianismo como condição para a humanidade se redimir. Em 1991, quando o Papa João Paulo II visitou Fátima convidou a irmã Lúcia a deslocar-se ao Santuário e esteve reunido com ela 12 minutos.A terceira parte do segredo foi revelada inicialmente ao Papa Pio XII e aos seus sucessores. Lúcia pediu que ele só se tornasse público em 1960, mas os católicos tiveram que esperar mais 40 anos. Apenas em 2000, João Paulo II autorizou a sua divulgação: o Papa, bispos e religiosos seguem um trilho de cadáveres e tombam baleados por soldados no topo de uma montanha. Segundo o Papa, o terceiro segredo simbolizava o atentado que sofreu a 13 de Maio de 1981, na Praça de São Pedro, em Roma. Segundo João Paulo II, a Virgem Maria desviou os tiros disparados pelo terrorista turco Ali Agca. A 13 de Maio de 2000, o Sumo Pontífice beatificou Jacinta e Francisco Marto, em Fátima.
*com Lusa

Lúcia
Viver recatadamente


Lúcia de Jesus dos Santos nasceu a 22 de Março de 1907, no lugar de Aljustrel. Tinha 10 anos quando disse ter visto pela primeira vez Nossa Senhora na Cova da Iria, juntamente com os primos Jacinta e Francisco. Nos primeiros tempos, a hierarquia católica revelou-se céptica sobre as afirmações dos Três Pastorinhos e só a 13 de Outubro de 1930 o bispo de Leiria tornou público, oficialmente, que as aparições eram dignas de crédito. A 17 de Junho de 1921 entrou no colégio das irmãs doroteias em Vilar, no Porto. Professou como doroteia em 1928, em Tuy (Espanha). Em 1946 regressou a Portugal e, dois anos depois, entrou para o Carmelo de Santa Teresa em Coimbra.
DESAPARECEU A MEMÓRIA VIVA DAS APARIÇÕES DE FÁTIMA
> Página Inicial
16 de Fevereiro de 2005

Pastorinha rezava e escrevia


A vidente de Fátima que revelou os segredos confiados por Nossa Senhora dedicou a maior parte da sua vida de clausura num convento de Carmelitas, à oração e à escrita. Com mais de 90 anos, a Irmã Lúcia tornou-se adepta das tecnologias da informação.

Lúcia Pereira*