PINTAR POR TIMOR

 

20 de Maio, às 17h30, na Biblioteca por Timor

Rua de São Bento, 182-184, Lisboa

A organização não governamental Médicos do Mundo vai comemorar o segundo aniversário da independência de Timor-Leste, no próximo dia 20 de Maio, com um evento composto por duas iniciativas distintas:

cartaz Pintar por Timor.jpg (51351 bytes) Uma exposição de pintura, intitulada “Pintar por Timor”, e um debate sobre a “Situação Timorense Dois Anos Após a Independência”. As comemorações decorrerão na Biblioteca por Timor, em Lisboa, com o apoio da APLS - Associação Portugal Loro Sa'e, Biblioteca por Timor e o patrocínio da Fundação Oriente. A exposição, que será inaugurada a 20 de Maio e permanecerá na Biblioteca por Timor até ao dia 10 de Junho, resulta do apoio voluntário de profissionais das mais diversas áreas da saúde, a quem foi proposto pintarem e doarem um quadro sob o tema “Timor”.
O valor da venda destas obras reverterá a favor do projecto que Médicos do Mundo está a iniciar em Timor-Leste, o qual marca o regresso da associação àquele território, após a missão de assistência médica, alimentar e de saneamento desenvolvida, a partir de Setembro de 1999, nos distritos de Lautém e de Díli.

Intitulado “Casa das Mães”, este projecto de Médicos do Mundo tem como objectivo promover a saúde materno-infantil no distrito de Lautém e particularmente a Maternidade Sem Risco, através da construção de uma infra-estrutura de saúde, onde se vai prestar assistência médico-sanitária a grávidas de risco, e de actividades de mobilização comunitária e de educação para a saúde e mudança de comportamentos. Para além disso, uma das principais componentes será o da formação de parteiras em cuidados obstétricos de emergência e o treino de parteiras tradicionais em cuidados básicos a grávidas.

A segunda componente deste evento é um debate, com início previsto para as 18 horas, onde se pretende reunir alguns especialistas sobre a situação timorense, para analisar algumas das questões mais pertinentes relativamente à situação do território dois anos após a sua independência.

| Home |