SACCO E VANZETTI

Título Original: Sacco e Vanzetti - Itália 1972

Atores: Riccardo Cucciolla, Gian Maria Volontè, Rosanna Fratello, Cyril Cusack

Diretor: Umberto Marino

Sinopse: A Versátil apresenta a versão restaurada e remasterizada de Sacco & Vanzetti, um dos melhores filmes do cinema político italiano dos anos 70. Esta Edição Especial Limitada traz muitos extras, incluindo raros cinejornais da época.

Boston, início dos anos 1920. Nicola Sacco (Riccardo Cucciolla) e Bartolomeo Vanzetti (Gian Maria Volonté) são dois imigrantes italianos, sendo o primeiro um sapateiro e o outro um peixeiro, que são detidos pela polícia. Eram anarquistas e italianos. Sacco e Vanzetti foram acusados de um assassinato, que aconteceu em 15 de abril de 1920. O julgamento deles deixou de ser algo baseado na justiça e sim na política, pois deviam ser condenados por serem estrangeiros e seguirem uma doutrina política que se opunha ao conservadorismo, que tinha as rédeas do poder nos Estados Unidos. Foram executados em agosto de 1927 na cadeira elétrica.

Apoiado na tocante canção tema de Joan Baez e Ennio Morricone, o cineasta Giuliano Montaldo (Giordano Bruno) reconstitui a história real dos imigrantes italianos Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, acusados de assassinato e levados a julgamento em 1921, nos Estados Unidos. Por serem anarquistas, são condenados à morte num dos mais famosos erros judiciais do século XX. Nos anos seguintes, a luta pela anulação da sentença leva milhares de pessoas às ruas em todo o mundo.

Proibido no Brasil durante a ditadura militar, Sacco & Vanzetti é um filme inesquecível sobre uma página obrigatória da história contemporânea.


railtong@g.com