* * RANCHO  DO RADIOAMADOR  GAUCHO * *


RAINHAS

          O 1º Rancho do Radioamador Gaúcho aconteceu na cidade de Tupanciretã, em 1948 mas, só a partir do 7º Rancho do Radioamador Gaúcho, em 1954, realizado em Porto Alegre, sob a presidência do saudoso radioamador Dr. Rony Lopes de Almeida - PY3FP, é que foi eleita, por proposição do Presidente do Rancho, submetida a Comissão Organizadora, por processo eleitoral, em que participaram todos os radioamadores inscritos e presentes ao Rancho, a primeira soberana, a radioamadora IARA MARIA SOUZA DA ROCHA - PY3ATG, esposa do Dr. Sérgio Marsiaj da Rocha - PY3AGT. "A rainha ganhou de presente um rádio receptor, caixa de madeira, valvulado, de cabeceira", lembra Sérgio - PY3AGT...

          O Rancho seguinte, o 8º, foi realizado na cidade de Bagé, lamentavelmente não possuo o nome da rainha eleita.

          No 9º Rancho do Radioamador Gaúcho foi eleita a terceira Rainha do Rancho. Foi por ocasião do Rancho de 1956, ocorrido na cidade de Santo Ângelo, e foi eleita rainha a radioamadora Sra. MARGA HILDEBRAND ALVAREZ - PY3BPF, esposa do Sr. Celso Trigo Alvarez - PY3AIE

          Por ocasião do 10º Rancho do Radioamador Gaúcho, realizado em Porto Alegre, em 1957, foi eleita a quarta. Rainha, a radioamadora Sra. ANALISE REICHERT BORNGRABER - PY3AVE, então esposa do saudoso Walter Borngraber - PY3AIG.

          As primeiras rainhas receberam uma coroa feita de flores do campo e ainda não existia a faixa.

          O 11º Rancho ocorreu na cidade de Santa Maria, em 1958, e foi eleita a radioamadora Sra. ELZA TOMASI PISANI, então esposa do saudoso Valmor Pisani - PY3ALJ.

          Porto Alegre sediou o 13º Rancho, nos dias 20, 21, 22 e 23 de outubro de 1960, sendo eleita rainha a radioamadora Sra. EDITH JACOBOVITZ CALICH - PY3BQS, esposa do Sr. Mário Calich - PY3UY.

          Na cidade de Santana do Livramento, nos dias 18, 19, 20 e 21 de outubro de 1962, foi realizado o 15º Rancho, sendo eleita rainha a Sra. URSULA DUARTE PAIVA, esposa do saudoso Dacio Paiva Cunha Sobrinho - PY3AWL.

          O 22º Rancho foi realizado na cidade de Rio Grande, em 1969, sendo eleita rainha a radioamadora GLADIS SANTOS DE PAIVA - PY3BPO, esposa do PY3BPN - Paulo Corrêa Paiva.

          Foi realizado em Porto Alegre o 23º Rancho, nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 1970, sob a presidência do saudoso Gustavo Welp Filho - PY3AW, sendo eleita rainha a Sra. MANITA SAUTE, esposa do Dr. Alfredo Saute - PY3BSS. A Sra. Bernadete Heemann, Miss Rio Grande do Sul, compareceu ao evento como convidada de honra.

          O 25º Rancho ocorreu na cidade de Capão da Canoa, em 1972, sendo a rainha a Sra. ADYLLES MARIA DIETERICH KOCH - PY3BJJ, esposa do Dr. Laury Duval Koch - PY3OJ.

          Nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 1973, na Cidade das Hortências, Gramado, foi realizado o 26º Rancho, que teve como presidente o saudoso Heinz Pfutzenreiter - PY3CLA e, na vice-presidência o Sr. Darcy Carlos Bohrer - PY3BXP, atualmente residindo na praia de IMBÉ-RS. A rainha foi a Sra. NEUSA PFUTZENREITER, radioamadora, então esposa do Presidente do Rancho.

          Em Cachoeira do Sul, em 1974, ocorreu o 27º Rancho,. A Comissão Organizadora foi composta dos seguintes radioamadores: Presidente - Guilherme Stockey - PY3CKL; Secretário - Dante Machado de Oliveira - PY3VX; Tesoureiro - Antônio Alexandre Neto - PY3ES; Relações Públicas - Fritz Stroschon - PY3AIL; sendo eleita rainha a Sra. Elga, esposa do Presidente do Rancho. Os radioamadores que participaram do 27º Rancho tiveram a oportunidade de visitar as instalações do Moinho Brasil, de ver o funcionamento da eclusa da Barragem do rio Jacuí e de se divertirem a valer no Baile da Associação Banco do Brasil, nos jantares no Querência, ouvindo músicas típicas do Rio Grande do Sul.

          O 31º Rancho foi realizado na cidade de Cruz Alta, nos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro de 1982, sendo eleita rainha a Sra. YÁRA BLOCHTEIN, esposa do Dr. Jacob Blochtein - PY3BHI, Presidente do Rancho. Neste Rancho o presidente conseguiu com o Hospital Militar de Cruz Alta uma enfermaria, que estava desativada, para acomodar os radioamadores que compareceram ao evento sem acompanhantes. E o que é melhor, sem pagar nada, de graça. Eu fui um dos privilegiados hóspedes. Recordo, com muita alegria, as brincadeiras que lá aconteceram. Os senhores podem imaginar um grupo de radioamadores de várias partes do Brasil, numa enfermaria. Era uma festa só!

          Por ocasião do 31º Rancho, foi eleita a cidade de Rio Grande para ser a sede do 32º Rancho, mas não foi possível o acontecimento do evento, conforme correspondência recebida pelo então Diretor Seccional da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE/RS, a respeito do assunto Rio Grande-RS, junho de 1984:

"Prezado Senhor:

          Após a malograda tentativa de realização do XXXII Rancho do Radioamador Gaúcho, ano passado em Rio Grande, devido as enchentes que assolaram os três Estados do Sul, passamos a envidar esforços para realizá-lo este ano. Entramos em contato com indústrias locais com a finalidade de levantar fundos para a cobertura das despesas, mas devido a situação atual da crise que assola todo o país, não fomos felizes em nosso intento, uma vez mais, visto que há uma contenção de despesas.

          Por este motivo estamos nos dirigindo a V. Sa. para oficiar, embora a contragosto, a nossa impossibilidade de efetuar o Rancho em nossa cidade, pelo menos por enquanto. Esperamos que nos próximos anos nos seja dado o ensejo de oferecer uma festa à altura do Rio Grande, que sempre soube acolher com carinho e fartura a todos os seus visitantes.

          Lamentamos profundamente o malogro involuntário que causamos em todos os radioamadores brasileiros. Sinceramente.

Ass. José Felipe Cruz Dias - PY3LU

          Na cidade de Novo Hamburgo, nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 1984, ocorreu o 32º Rancho, sendo eleita rainha a esposa do Presidente Carlos Otávio Schneider - PY3ART.

          O 33º Rancho foi realizado na cidade de Bagé, nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 1985, sob a presidência do radioamador Sr. Er Jacinto Antunes - PY3KU.

          Em 1986, na cidade de Santana do Livramento, foi realizado o 34º Rancho, sendo eleita rainha a radioamadora CELINA ISABEL LEAL RIBEIRO - PU3VCP, esposa do Luiz Enio Martins Ribeiro - PY3CAR.

          O 35º Rancho foi realizado na cidade de Torres, nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 1987, sob a presidência do Sr. Carlos Budde - então PY5ME, atual PY3CB, eleita rainha a Sra. Neusa Cury, esposa do Presidente do Rancho. Na ocasião da realização do 35º Rancho do Radioamador Gaúcho, no dia 10 de outubro de 1987, às 11 horas, com a presença de 600 radioamadores, foi inaugurada na cidade de Torres, a Praça dos Radioamadores, no local formado pelas confluências da Av. Barão do Rio Branco, Av. General Osório e Rua Borges de Medeiros, conforme Lei Municipal nº 2.285/87, de 16 de setembro de 1987, sancionada pelo Prefeito Municipal Clóvis Webber Rodrigues. Esta homenagem aos radioamadores foi uma iniciativa dos Srs. Carlos Budde, então PY5ME, hoje PY3CB e Dirlenis Teixeira da Silva, então PY5DTS, atualmente PY3DT.

          Na cidade de Iraí, nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 1989, realizou-se o 37º Rancho, patrocinado pela Secretaria de Turismo daquele município, sendo eleita rainha a radioamadora Sra. INALDA MARIZA WILLIG SPERB - PU3VWA, de Cachoeira do Sul-RS, esposa do Ricardo Sperb - PU3ACT

          O 41º Rancho ocorreu na cidade de Arroio do Sal, nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 1993, sob a presidência do Sr. Kurt Alfredo Hoffmann - PY3BHQ, com o apoio dos radioamadores Antônio Bogowics - PY3BGC e Newton Paulo Beyer - PY3FY...

          Em Taquara, nos dias 26 e 27 de outubro de 1996, foi realizado o 44º Rancho, sob a presidência do nosso amigo Carlos Alberto Kellermann - PY3BJ, sendo eleita rainha sua esposa, Sra. BEATRIZ WINTER KELLERMANN.

          O 45º Rancho ocorreu na cidade de Novo Hamburgo, nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 1997. O presidente foi o Sr. Nemauro Oscar Walber - PU3NOW, sendo eleita rainha sua esposa, Sra. MARIA HELENA ROCHA JAEGER WALBER. A novidade do 45º Rancho foi a realização, na FENAC, de uma feira-mostra, aberta ao público, com entrada franca, de equipamentos de várias épocas, num histórico da radiocomunicação. Também foi inesquecível a palestra do Professor Ernest Sarlet, com o título "Se todos os homens do mundo..."

          Em Pelotas foi realizado o 46º Rancho, nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 1998, sendo eleita rainha a radioamadora Sra. EVA DOMINGUES - PU3EVA, esposa do Presidente do Rancho, o saudoso Osmindo Domingues, então PY3OSM.

          O 47º Rancho ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro de 1999, na cidade de Santa Maria, promovido e organizado pela União Santamariense de Radioamadores - USRA, sob a presidência do Sr. Paulo dos Santos - PY3PA, sendo eleita rainha sua esposa, Sra. MARTA SAURIN SANTOS, hoje radioamadora, detentora do Indicativo de Chamada PY3MSS. O 47º Rancho foi realizado no Centro de Eventos do Park Hotel Morotin, um complexo turístico localizado a apenas três quilômetros do centro da cidade, e encerrou os festejos do Cinqüentenário da USRA. No Sábado, dia 30, os participantes puderam conhecer os principais pontos turísticos da cidade, entre os quais o Santuário Nossa Senhora Medianeira, onde existe, na frente do Santuário, o monumento em homenagem ao Pioneiro das Telecomunicações, Patrono dos Radioamadores do Brasil, o Padre-cientista Roberto Landell de Moura. Este monumento foi inaugurado a 7 de junho de 1993, às 16h30min, nas comemorações do 1º Centenário da bem sucedida experiência pública do Padre Roberto Landell de Moura, acontecida em 1893. Na ocasião do 47º Rancho, a USRA premiou o radioamador Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR, com uma placa de reconhecimento pelo seu trabalho de pesquisa da memória do Patrono dos Radioamadores do Brasil, o genial Padre Roberto Landell de Moura.

          Na cidade de São Lourenço do Sul, nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2000, foi realizado o 48º Rancho, sendo eleita rainha a Sra. DENISE PEREIRA, esposa do Sr. Mário Luiz Crespo Pereira - PY3MCP, Presidente do Rancho.

          O 49º Rancho aconteceu na cidade de Santana do Livramento, nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2001, sendo eleita rainha a radioamadora Sra. CELINA ISABEL LEAL RIBEIRO - PU3VCP, esposa do Luiz Enio Martins Ribeiro - PY3CAR.

          Em Santa Cruz do Sul, aconteceu o 50º Rancho, nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2002, sob a presidência do Sr. Elton Adamy - PU3EBA, sendo eleita rainha a Sra. INGE WOLF, esposa do Sr. Enio Oswaldo Wolf - PY3BJM.

          O 51º Rancho do Radioamador Gaúcho, realizado na cidade de Caxias do Sul, dias 07, 08 e 09 de novembro de 2003, sob a presidência do Eng. Paulo Augusto Corrêa Júnior - PY3PAC, foi eleita rainha a Sra. MARIA DE LOURDES VERONESE, esposa do Sr. Ampélio Veronese - PY3AVT.

          A cidade de Erechim foi a sede do 52º Rancho, ocorrido nos dias 13 e 14 de novembro de 2004, sob a presidência do Sr. Nery Danese - PY3LC e patrocinado pelo Clube Erechinense de Radioamadores Paiol Grande - CERAPE. A abertura oficial do evento ocorreu às 19 horas, com a execução dos hinos Nacional, Rio-Grandense e dos Radioamadores. Logo após o Sr. Nery Danese - PY3LC, Presidente do CERAPE e do 52º Rancho, deu as boas vindas as autoridades, convidados e radioamadores presentes. O Secretário do CERAPE, Dr. Luciano Batista Menegati - PY3LUK, leu a Mensagem do Presidente do CERAPE. A apresentadora oficial do evento, Dra. Ana Maria Zambonato Pessin, fez a apresentação das autoridades e, logo após, apresentou o livro "Brasileiro, Gaúcho, Um Gênio Diferente: Landell de Moura", sobre a vida e obra do Patrono dos Radioamadores do Brasil, Pioneiro das Telecomunicações, Monsenhor Roberto Landell de Moura, de autoria do pesquisador, radioamador Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR, Sócio Honorário do CERAPE.

          Entre as autoridades presentes estavam: Dr. Eloi João Zaanella, Prefeito de Erechim; Vereadora Eni Scandolara, representando o Legislativo da Cidade; Major Gilberto Flores Lippert, representando a Defesa Civil do Estado; Eng. Sidney Ochman, Gerente Susbstituto da ANATEL/RS; Eng. Mauro Gotler, Diretor Industrial da CORAG; Sgto. Luiz Antonio Teixeira, Coordenador Adjunto da Defesa Civil de Passo Fundo-RS; Sgto. Vanderlei Adriano Ribeiro de Freitas, da Defesa Civil de Porto Alegre; Keise Fernando Terribile, Assessor de Imprensa do Prefeito; Paulo Vasconcellos e Souza, Assessor do Prefeito; Pesquisador Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR, autor do livro sobre a vida e obra do Padre Landell de Moura; Eng. Paulo Cezar Leão Ferreira, da ANATEL/RS; e o Presidente da LABRE/RS.

          Finalizando o cerimonial de abertura, discursou o Sr. Prefeito de Erechim, Dr. Eloi João Zanella.

          Logo após foi realizado o ato de coroação da rainha, sendo eleita a radioamadora MARIA ROSANE PINTO DIAS - PY3EU, cristal do Sr. Nery Danese - PY3LC, Presidente do 52º Rancho, mantendo assim a tradição do Rancho.

          Na oportunidade, a Direção do CERAPE homenageou vários colaboradores do CLUBE, entre eles o Dr. Eloi João Zanella, Prefeito da Cidade e a Vereadora Eni Scandolara, ambos com o título de Sócio Honorário.

          Às 21 horas houve o jantar de confraternização, com a apresentação artística de grupos de danças e do cantor, animador e instrumentista TCHE MENDES, que animou o baile.

          No Domingo, dia 14, pela manhã, o pesquisador Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR, autor do livro "Brasileiro, Gaúcho, Um Gênio Diferente: Landell de Moura", concedeu uma sessão de autógrafos.

          Às 13 horas houve o almoço de confraternização, com sorteio de brindes, encerrando o evento.           A Feira-Mostra do 52º Rancho, promovida pela RADIOHAUS - RADIOCOMUNICAÇÕES, de Indaiatuba-SP; ZÉ COLMÉIA DAS ANTENAS, de Curitiba-PR; ZAMIN, de Palmeiras das Missões-RS; FONTES DO ALBERTO, de Santa Maria-RS; foi um sucesso de vendas.

          Também presente ao 52º Rancho a Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas - CORAG, Imprensa Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, editora do livro "Brasileiro, Gaúcho, Um Gênio Diferente: Landell de Moura", fazendo a comercialização da obra.

          A Ervateira Cristalina, de Erechim, patrocinou a mateada dos radioamadores durante todo o evento.

          Cerca de 500 pessoas estiveram presentes nos dois dias do 52º Rancho do Radioamador Gaúcho, organizado pelos radioamadores Nery Danese - PY3LC, Maria Rosane Pinto Dias - PY3EU, Luciano Batista Menegati - PY3LUK e Ademir José Bagnara - PY3ADM, e com a colaboração da comunidade Erechinense.

          O evento foi coroado de êxito, apesar de não Ter sido cobrado taxa de inscrição. Aí está um pouco da história do nosso Rancho do Radioamador Gaúcho.

RELAÇÃO "RANCHO DO RADIOAMADOR GAÚCHO"



1º   1948 TUPANCIRETÃ
2º   1949 SANTA MARIA
3º   1950 PORTO ALEGRE 21 e 22.10.1950
4º   1951 CACHOEIRA DO SUL 20 e 21.10.1951
5º   1952 CAXIAS DO SUL 18 e 19.10.1952
6º   1953 PELOTAS
7º   1954 PORTO ALEGRE 22, 23 e 24.10.1954
8º   1955 BAGÉ
9º   1956 SANTO ÂNGELO
10º 1957 PORTO ALEGRE
11º 1958 SANTA MARIA
12º 1959 URUGUAIANA 16, 17 e 18.10.1959
13º 1960 PORTO ALEGRE 20, 21, 22 e 23.10.1960
14º 1961 CRUZ ALTA 19, 20, 21 e 22.10.1961
15º 1962 SANTANA DO LIVRAMENTO 18, 19, 20 e 21.10.1962
16º 1963 PORTO ALEGRE 17, 18, 19 e 20.10.1963
17º 1964 CANELA
18º 1965 NOVO HAMBURGO
19º 1966 SANTA CRUZ DO SUL
20º 1967 PORTO ALEGRE
21º 1968 CAXIAS DO SUL
22º 1969 RIO GRANDE
23º 1970 PORTO ALEGRE 09, 10 e 11.10.1970
24º 1971 CRUZ ALTA 09, 10 e 11.10.1971
25º 1972 CAPÃO DA CANOA
26º 1973 GRAMADO 26, 27 e 28.10.1973
27º 1974 CACHOEIRA DO SUL 25, 26 e 27.10.1974
28º 1976 PORTO ALEGRE 06 e 07.11.1976
29º 1977 SANTA MARIA
30º 1981 CAXIAS DO SUL 16, 17 e 18.10.1981
31º 1982 CRUZ ALTA 09, 10, 11 e 12.10.1982
32º 1984 NOVO HAMBURGO 12, 13 e 14.10.1984
33º 1985 BAGÉ 18, 19 e 20.10.1985
34º 1986 SANTANA DO LIVRAMENTO
35º 1987 TORRES 09.10 e 11.10.1987
36º 1988 GRAMADO 18, 19 e 20.11.1988
37º 1989 IRAÍ 27, 28 e 29.10.1989
38º 1990 IJUÍ 05, 06 e 07.10.1990
39º 1991 PELOTAS 15, 16 e 17.11.1991
40º 1992 PORTO ALEGRE
41º 1993 ARROIO DO SAL 22, 23 e 24.10.1993
42º 1994 TORRES
43º 1995 BENTO GONÇALVES
44º 1996 TAQUARA 26 e 27.10.1996
45º 1997 NOVO HAMBURGO 24, 25 e 26.10.1997
46º 1998 PELOTAS 06, 07 e 08.11.1998
47º 1999 SANTA MARIA 30 e 31.10.1999
48º 2000 SÃO LOURENÇO DO SUL 10, 11 e 12.11.2000
49º 2001 SANTANA DO LIVRAMENTO 26, 27 e 28.10.2001
50º 2002 SANTA CRUZ DO SUL 15, 16 e 17.11.2002
51º 2003 CAXIAS DO SUL 07, 08 e 09.11.2003
52º 2004 ERECHIM 13 e 14.11.2004
53º 2005 NOVO HAMBURGO 11,12,13,14 e 15 de novembro de 2005


Colaboração de Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR
e-mail:ivanr@cpovo.net  




| Retorna | Recomende esta pagina a um amigo | imprimir esta pagina |

Publicado em 20 de março de 2005
Atualizado em 26 de outubro de 2006