Fale com a gente ! Diretoria  Pedidos, Dúvidas, Cotações ! Depto de Vendas  Orientação técnica especializada ! Depto Técnico

 

 

 

Dicas de Segurança da Polícia

 

Dicas da Polícia Civil para Casas

Dicas da Polícia Civil para Aptos

Dicas de Segurança do Depatri

 

 

Dicas da Polícia Civil Para Casas

 

— Janelas e basculantes devem ser protegidos com grades sólidas, preferencialmente instaladas internamente. Janelas que possam ser alcançadas com uso de escadas ou quaisquer outros instrumentos de escalada merecem um cuidado especial.

Caso o morador não disponha de recursos mais sofisticados, a polícia aconselha o uso de obstáculos internos para impedir a entrada de invasores.

— Aparatos que façam barulho quando as portas e janelas são forçadas inibem a ação de ladrões. Em janelas e portas que deslizam sobre trilhos, coloque peças de madeira que impeçam seu deslizamento. Para manter vidraças fechadas faça um furo no ponto em que as partes se superpõem e introduza um prego ou parafuso resistente. Para travar vidros basculantes (os vitrôs), prenda a manopla à haste de acionamento com um cadeado ou mesmo com um arame grosso, apertado com alicate.

— Não deixe portas e portões de acesso de sua casa abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos. Acostume-se a trancar sempre as entradas, ladrões aproveitam-se de descuidos. Os arrombamentos são mais freqüentes nos acessos dos fundos da casa. Fique atento à porta da cozinha. Durante a noite ou quando estiver ausente, mantenha essa dependência isolada com as portas intermediárias trancadas.

— Para impedir a abertura de portas, coloque obstáculos internamente.

— Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa, nos momentos de sua chegada ou na hora de saída. Os roubos a residências têm grande incidência nos horários entre às 14 e 18h. Se estiver no carro e suspeitar de alguém, despiste o caminho ou procure ajuda, não desça do veículo.

— Procure manter a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do interior do imóvel.

— Evite obras de arte, decorações de jardim e outros objetos que dificultem sua própria observação e também a de seus vizinhos, das áreas de acesso.

— Os exaustores e aparelhos de ar condicionado devem ser solidamente presos à base de sustentação que deve ser cravada em armação de concreto armado.

— Quando estiver só em casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas como presentes ou flores ou executar serviços sem aviso anterior, não abra a porta e peça para que volte em outro horário.

— Tenha por perto os telefones de emergência da polícia e procure conhecer a localização da delegacia de seu bairro.


Empregados
Prefira contratar empregados com referências que possam ser confirmadas com facilidade. Caso residam fora do emprego, verifique o endereço antes de empregá-los. Se tiver dúvida, consulte a Polícia Civil.

Estranhos no quintal podem usar os empregados para ganhar o interior da casa. Procure isolar os dormitórios do restante do imóvel. Além disso, não confie à empregada todas as chaves da casa, e sim, somente as necessárias para seu ingresso nas dependências da cozinha e anexos.

Cofres
Não guarde objetos valiosos em casa, mantenha-os em cofres particulares de agências bancárias. Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto à sua existência e localização e não se esqueça de fazer um seguro. Se possível, divida os valores em mais de um cofre, deixando um deles fora de seus aposentos particulares.

Cães
Cães adestrados no lado externo da casa nem sempre são eficientes. Cachorros de estimação de pequeno porte que ficam dentro da casa, principalmente na área dos fundos, podem dar o alarme no caso de tentativa de arrombamento dos acessos.

Vigias com armas

Quando vigias inexperientes e sem aptidão para o manejo certo e eficiente de armas portam revólveres, a segurança pode virar ameaça. Guardas despreparados são presas fáceis para ladrões, que se apossam de suas armas.

Esse alerta vale para qualquer pessoa inapta para usar armas. Atiradores sem treino podem ser levados à prática de atos temerários que podem expô-los a grandes riscos. Se a situação apresentar perigo, dispare a arma para o ar, para despertar a atenção de vizinhos ou policiais.

Vizinhos
Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo.

 

Dicas da Polícia Civil Para Apartamentos

As normas de segurança do edifício devem ser decididas em assembléia de condôminos. Se não houver ampla difusão entre os moradores do prédio, as decisões podem perder a eficiência.

Visibilidade
As entradas do imóvel - social, de serviço e garagem - devem ser suficientemente iluminadas, evitando-se o uso de obras de arte, de decoração e de jardinagem que obstruam a ampla visão do local à distância.

Os acessos aos apartamentos igualmente devem ser dotados de boa iluminação, controlada do interior da residência. As portas devem ser sólidas e guarnecidas de "olhos mágicos" ou outros dispositivos que permitam a observação do vestíbulo. A entrada de estranhos deve ser restrita, sempre que possível, a um horário pré-fixado.

Portaria e guaritas

Porteiros, zeladores e vigias devem ser alertados para os diferentes expedientes usados por ladrões e devem estar capacitados para tomar providências urgentes quando necessário.

Havendo outros prédios contíguos ou próximos, por consenso dos seus moradores, poderá ser instalada uma ligação pelo interfone das portarias, ou mesmo de um simples alarme sonoro que funcionará como pedido de auxílio nos momentos de perigo.

O mesmo alarme sonoro, acústico ou luminoso poderá ser instalado em uma casa vizinha, estabelecimento comercial ou simplesmente em um local externo à vista dos moradores das imediações que devem ser avisados da instalação desse recurso. O interfone é muito útil para que, em caso de emergência, o morador comunique a presença de suspeitos ou de indivíduos indesejáveis em seu "hall" de entrada. Prefira recepcionar estranhos nas áreas de uso comum do edifício, à vista dos funcionários da portaria.

Empregados
A seleção de pessoal doméstico e do condomínio deve ser rigorosa. Pesquisar as atividades anteriores do candidato e verificar criteriosamente suas fontes de referência são procedimentos bem-vindos na hora da contratação dos funcionários internos.

As chaves confiadas a empregados não devem abranger todas as portas do apartamento, algumas dependências privadas devem ficar isoladas. Os empregados podem ser atacados e forçados a abrir as portas que têm acesso, surpreendendo os moradores.

Entregas
Entregas de encomendas que não tenham sido solicitadas ou que não sejam esperadas devem ser recusadas, ainda que o portador se apresente na companhia de empregados do condomínio. Quando estiver aguardando entregas em seu domicílio, instrua a portaria para receber as encomendas, evitando a presença de estranhos em seu apartamento.

Além dessas precauções, esteja sempre alerta para a presença de estranhos nas imediações de seu prédio ao chegar e sair. Qualquer suspeita deve ser comunicada imediatamente a polícia, que vai tomar as providências cabíveis. A discrição também é uma grande aliada da proteção, mantenha o máximo sigilo quanto aos valores guardados na casa e nunca mencione a existência de cofres.

 

Dicas de Segurança do DEPATRI

— Procure manter a entrada da casa ou edifício livre de obstáculos — principalmente plantas — que impeçam que se veja a aproximação de pessoas estranhas, dificultando também que vizinhos detectem algo de errado na parte interna da residência.

— Cheque as referências e os endereços dos empregados contratados.

— Exija identificação de visitantes e entregadores.  

— Não guarde dinheiro em casa. Utilize cofres de agências bancárias.

— Faça seguro residencial e coberturas específicas para jóias e obras de arte.

— Mantenha os telefones de emergência e da delegacia de polícia mais próxima à mão. Instrua familiares e empregados como proceder em caso de perigo.

— Proteja as janelas com grades sólidas, instaladas na parte interna da casa.

— Dobre a atenção nas portas do fundo da casa, trancando também as portas intermediárias que levam à área principal da residência.

— Para preservar seu endereço, evitando arrombamentos durante viagens, procure não trocar dinheiro com carregadores ou agenciadores em aeroportos e rodoviárias. Prefira casas de câmbio e bancos autorizados.

— Utilize táxis de pontos fixos conhecidos, cujos motoristas tenham identificação visível.

— Cuidado com a instalação de aparelhos de ar condicionado. Opte por sistemas com trava de segurança.

— Instale alarmes sonoros e mecanismos eletrônicos de segurança, ou contrate uma empresa especializada na prestação do serviço.

Fonte: Departamento de Investigações sobre Crimes Patrimoniais da Polícia Civil do Estado de São Paulo (Depatri).

 

DÚVIDAS ??? LIGUE AGORA !

 

0XX21 9723-3575

Volta ao Topo | Home Page

CFTV-Como Funcionam | Alarmes-Como Funcionam | Evitando Falso Alarme | Segurança Eletrônica | Segurança Familiar