PESSOAS & DESCOBERTAS
Guglielmo Marconi
1874 - 1937

photo

Guglielmo Marconi nasceu na Itália em 1874 de um pai italiano bastante rico e a mãe irlandesa. Ele foi educado por professores particulares e depois foi para o Instituto Técnico de Livorno. Enquanto estava lá, ele leu um artigo que prendeu a sua atenção.

O artigo sugestionava a possibilidade de se utilizar as ondas de rádio para se comunicar sem fios. The ano era de 1894, e o modo mais moderno para enviar uma mensagem estava sobre os fios de telégrafo. (Heinrich Herz, para quem as unidades hertz e de megahertz são nomeadas, havia descoberto e produzido primeiro as ondas de rádio em 1888.)

Marconi saltou direto no problema. Ele começou a fazer experiências na casa da sua família perto de Bolonha. Dentro de um ano ele tinha enviado e recebido sinais além do alcance da visão (inclusive sobre as colinas) e depois sobre crescentementes grandes distâncias -- até duas milhas! Ele tirou uma patente em 1896. O governo italiano não estava interessado no trabalho de Marconi, mas o Almirantado Britânico estava, e instalou o equipamento de rádio de Marconi em alguns de seus navios. A transmissão de rádio foi impelida a alcances cada vezes maiores, e perto de 1899, Marconi tinha enviado para um sinal nove milhas pelo Bristol Channel e 31 milhas pelo Canal Inglês para a França. A maioria das pessoas acreditavam que a curvatura da terra impediria o envio de um sinal a uma distantância superior a 200 milhas, assim quando Marconi pôde   transmitir do outro lado do oceano Atlântico em 1901, as pessoas ficaram atordoadas. Abriu-se a porta para o rápido desenvolvimento da indústria sem fios.
 

Marconi continuou refinando e expandindo nas suas invenções nos próximos poucos anos, e depois se virou para os aspectos empresariais do seu trabalho. Em 1909 ele ganhou o Prêmio Nobel em físicas, compartilhado com Karl Ferdinand Braun cujas modificações aos transmissores de Marconi aumentaram significativamente o seu alcance e utilidade.
 

Voltar para a primeira página de Transmissão de Rádio