A bíblia aprova a escravidão
José Moreira da Silva

Foi muito difícil para eliminarem a escravidão do mundo cristão tanto na Europa quanto nas Américas porque não existe nenhuma passagem da bíblia que condene essa prática. Os que lutavam contra ela tiveram como maiores inimigos os cristãos, a grande maioria deles aprovava a escravidão. Separei essas passagens e comentei algumas, somente uma amostragem, para demonstrar que se a bíblia fosse realmente a Palavra de Deus, ela condenaria a prática da escravidão pelo menos no Novo Testamento. Isso não acontece. Deus aprova a escravidão! Pelo menos o Deus da bíblia.

O cristão da atualidade não é mais escravocrata por causa da influência de outras correntes de pensamento. Principalmente as iluministas e renascentistas e indígenas.

Mas se os cristãos não forem hipócritas, diante dessas passagens, eles terão que admitir que a bíblia aprova a escravidão e que se eles forem honestos consigo próprios e verdadeiros cristãos, não terão alternativa a não ser concordar que a escravidão é uma pratica aceitável segundo Deus.

»GÊNESIS [9]24 Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera;

25 e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.

26 Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

27 Alargue Deus a Jafé, e habite Jafé nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

Essa passagem procura explicar o motivo da escravidão. Noé a inventou como castigo porque seu filho o viu pelado (dizem alguns judeus que não somente o viu pelado, que na verdade ele se aproveitou do pai.). Mas aqui temos um exemplo do senso de justiça hebraico. O filho de Noé fez algo errado e ele puniu seu neto. Onde está a lógica nisso? Em nenhum lugar. Na verdade eu creio que essa passagem foi escrita para justificar porque os hebreus conquistaram Canaã e a escravizaram. Um desculpa histórica.

Lucas 12:47 e 48 (Jesus falando) O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;48 mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá.

Nessa passagem Jesus está usando a escravidão como exemplo e não diz que é errado escravizar os outros. E pela maneira como está falando parece até aprovar o açoitamento de escravos.

Colossenses 3:22 Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.

Esta passagem exorta os escravos a servirem seus senhores com total sinceridade e prazer e não somente para manter as aparências.

»COLOSSENSES [4]1 Vós, senhores, dai a vossos servos o que é de justiça e eqüidade, sabendo que também vós tendes um Senhor no céu.

Aqui faz até uma comparação. Compara o senhor na terra com o Senhor no céu. Essa passagem exorta os senhores a tratar os escravos bem, mas não diz que escravizar os outros é errado. Na verdade, pela comparação, de que os senhores daqui terão um Senhor no céu, isso mostra que até no céu existe a escravidão.

»MATEUS [10]24 Não é o discípulo mais do que o seu mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.

Essa passagem diz que o escravo vale menos que seu dono. Definitivamente uma discriminação.

»MATEUS [24]45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o senhor pôs sobre os seus serviçais, para a tempo dar-lhes o sustento?46 Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar assim fazendo.47 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.48 Mas se aquele outro, o mau servo, disser no seu coração: Meu senhor tarda em vir,49 e começar a espancar os seus conservos, e a comer e beber com os ébrios,50 virá o senhor daquele servo, num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe,51 e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.

Mais um texto exortando os escravos a serem bons servos. Mas não denunciando essa prática desumana de escravizar o próximo.

»I TIMóTEO [6]1 Todos os servos que estão debaixo do jugo considerem seus senhores dignos de toda honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.2 E os que têm senhores crentes não os desprezem, porque são irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que se utilizam do seu bom serviço, são crentes e amados. Ensina estas coisas.

Aqui está mandando os escravos serem realmente servis para com seus mestres a fim de honrar o cristianismo. E diz mais ainda, se o mestre é cristão, o escravo deve servir com mais prontidão ainda.

»TITO [2]9 Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo10 nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador.

Novamente exortando os escravos a servirem seus mestres sem revoltas e de bom grado.

»I PEDRO [2]18 Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos maus.19 Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente20 Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.

Essa passagem é pior ainda. Ela manda o escravo servir bem até mesmo os mestres maus. Eu diria que é a pior passagem sobre a escravidão pois manda os servos padecerem tudo com paciência pois Deus gosta disso.

»GÊNESIS [16]7 Então o anjo do Senhor, achando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur,8 perguntou-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vieste, e para onde vais? Respondeu ela: Da presença de Sarai, minha senhora, vou fugindo.9 Disse-lhe o anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo das suas mãos.

»ÊXODO [21]20 Se alguém ferir a seu servo ou a sua serva com pau, e este morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado;21 mas se sobreviver um ou dois dias, não será castigado; porque é dinheiro seu.

Levitico 25:44 a 46 E quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis.45 Também os comprareis dentre os filhos dos estrangeiros que peregrinarem entre vós, tanto dentre esses como dentre as suas famílias que estiverem convosco, que tiverem eles gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.46 E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros.

GÊNESIS [9]20 E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha.21 Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda.22 E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora.23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.24 Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera;25 e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.26 Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.27 Alargue Deus a Jafé, e habite Jafé nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

Êxodo 21:2 a 7 Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça.3 Se entrar sozinho, sozinho sairá; se tiver mulher, então com ele sairá sua mulher.4 Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho.5 Mas se esse servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro;6 então seu senhor o levará perante os juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.7 Se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos.

Joel 3:8 pois venderei vossos filhos e vossas filhas na mão dos filhos de Judá, e estes os venderão aos sabeus, a uma nação remota, porque o Senhor o disse.

Citações

"Não há nada na Bíblia proibindo a escravidão, apenas a organizando. Podemos concluir que ela não é imoral" (Rev. Alexander Campbell)

"É melhor ser escravo no Brasil e salvar sua alma que viver livre na África e perdê-la" - sermão do Pe.Antônio Vieira aos escravos

"Pessoas que rejeitam a escravidão obviamente rejeitam Deus e sua palavra, porque rejeitam o que Deus diz e preferem escutar o que dizem simples humanos sobre a escravidão. Este pensamento humanístico era típico dos abolicionistas" (Senador Charles Davidson, do estado do Alabama, mostrando que a Bíblia defende a escravidão - 1996)

"O direito a ter escravos está claramente estabelecido nas Escrituras Sagradas, tanto por preceito como pelo exemplo" (Rev. R. Furman, D.D., batista, da Carolina do Sul/EUA)

"A Bíblia inteira foi escrita por donos de escravos, para donos de escravos. Não há nenhuma crítica à escravidão em nenhum lugar dela. Jesus também não objetou contra maltratarem-se escravos. Ele até indicou que a venda de devedores como escravos continuaria no seu Reino dos Céus, assim como o direito dos donos de espancá-los e torturá-los (Mateus 18:23-35) " (Merrill Holste, "Slavery and the Bible", artigo de maio/1986 na "American Atheist Magazine")

"A causa primordial da escravidão é o pecado... Esta servidão, expiação do pecado, encontra seu lugar pela lei que manda preservar a ordem natural e proíbe perturbá-la... Por isso, o Apóstolo recomenda que os escravos se submetam a seus senhores" (S.Agostinho, "Cidade de Deus" XIX, 15)

"Pela autoridade da presente carta, Nós ordenamos que todo e cada judeu de ambos os sexos em Nosso domínio temporal e em todas as cidades, terras, lugares e baronatos sujeitos a eles deve deixar sua terra no espaço de três meses a partir da publicação da presente carta. Devem ser despojados de suas propriedades e processados de acordo com a lei. Eles devem tornar-se servos da Igreja Romana e sujeitar-se à servidão perpétua. E a dita Igreja deve ter sobre eles os mesmos direitos que outros domínios têm sobre seus escravos e servos" (Papa Pio V, 1567, bula Romanus Pontifex, VII, 741)

"Nós [...] concedemos livre e ampla licença ao rei Afonso para invadir, perseguir, capturar, derrotar e submeter todos os sarracenos e quaisquer pagãos e outros inimigos de Cristo onde quer que estejam e seus reinos [...] e propriedades e reduzí-los à escravidão perpétua e tomar para si e seus sucessores seus reinos [...] e propriedades" (Bula "Romanus Pontifex", Papa Nicolau V, 08 de janeiro de 1455)

"As Escrituras, no Velho e no Novo Testamento, me garantem que eu posso manter escravos em cativeiro" (Rev. Thomas Witherspoon, presbiteriano, do Alabama)

"Por volta de 1846, em torno de 1200 ministros metodistas e todos os bispos metodistas episcopais no sul americano possuíam escravos. Com a guerra civil, várias denominações se cindiram em "igreja do norte" e "igreja do sul" devido à resistência dos sulistas a rejeitar a escravidão" (adaptado de Forrest G. Woods, "The Arrogance of Faith: Christianity and Race in America from the Colonia Era to the Twentieth Century")

Voltar