OS FALSOS MILAGRES DO FREI GALVÃO
Leandro Parente

Os "Milagres" do Nosso Santo

É muito claro pra mim o quanto a Igreja Católica está desesperada com sua perda de fiéis. Nos últimos anos ela tem perdido espaço para evangélicos, espíritas, muçulmanos, e até para o agnosticismo e ateísmo. Qual a solução então ? Criar santos ! E só agora resolveram dar importância ao nosso insignificante país de terceiro mundo, mas que possui 125 milhões de católicos. Ótima estratégia para tentar recuperar fiéis. Mas vamos aos supostos "milagres" que canonizarão nosso Frei Galvão no próximo dia 11 de Maio. Primeiro houve a "impressionante" cura da menina Daniela da Silva, internada com hepatite B e encefalopatia hepática. Que tal lermos isso: "A maioria das pessoas que pega o vírus da hepatite B cura sozinha (nove em cada dez) e não precisa de tratamento específico."

Hmmm...interessante. Ou que tal essa ? "Mesmo que a maioria das encefalopatias seja reversível pelo tratamento, o desenvolvimento dela significa uma doença hepática mais severa." Em outras palavras, o que esta menina sofreu (que é uma doença realmente terrível), não é incurável. E lembremos também que durante todo este tempo, ela estava sob cuidados médicos !! Talvez se ela fosse curada sem nenhuma assistência médica, internações, ou remédios, seria algo mais impressionante.

O segundo "milagre" foi o nascimento complicado do menino Enzo, sua mãe tinha útero bicorne, o que dificulta muito a gestação. Apenas dificulta, mas não impossibilita. "As anomalias nos órgãos reprodutores femininos, como o útero bicorne ou um colo uterino débil...aumentam o risco de aborto." Sandra, a mãe, já havia perdido 4 fetos, e resolveu então fazer uma cerclagem cervical preventiva, para evitar o fim de outra gravidez. Ué ?! Achei que ela foi curada por um Milagre e não pela ciência e medicina moderna. Mais uma vez, se ela tivesse o filho sem ajuda alguma da medicina ou intervenções cirúrgicas, aí sim eu ficaria impressionado.Resumo, não houve milagre algum, apenas dois casos isolados de pura sorte. Milagre pra mim é algo realmente impossível acontecer.

Nascer membros amputados, tetraplégicos competirem 100 metros rasos, ou dormir com síndrome de down e acordar zerado. Estes sim seriam milagres.Outra observação a ser feita é sobre a probabilidade de ser "curado" pelas pílulas milagrosas do Frei. Ele morreu há 185 anos, em 1822. Imaginando que durante estes anos, todos os 52 domingos do ano, 100 fiéis roguem por curas. Chegaremos a 962.000 preces onde apenas duas foram supostamente atendidas. Isto é uma probabilidade de "cura" de 0,0002%. Prefiro as chances da ciência moderna.Mas a Igreja não está interessada em verificar as evidências e tomar decisões responsáveis. O importante agora é ter mais santos !! Vamos recuperar os fiéis que trocam seis por meia dúzia, saindo de uma religião inócua para outra.

Voltar