Por que estudar o Livro dos Espíritos?

Vejamos o que nos conta Divaldo Pereira Franco:

Quando comecei no exercício da mediunidade - se hoje enfrento dificuldades, os irmãos imaginem há mais de trinta anos que é que eu era - via os Espíritos, sentia-os, mas não compreendia o fenômeno. Certo dia, apareceu-me um espírito e disse-me :

- Divaldo, você é médium, mas não é espírita, não é verdade ?

Ao que confirmei :

- Não, senhor, não sou espírita.

- Mas deve se-lo! - E a única forma de ser espírita é COMEÇAR PELO COMEÇO: estudar o Livro dos Espíritos.

Até 1948 nunca tinha ouvido falar em O Livro dos Espíritos. Procurei-o muito, enfim o encontrei. Era um livro grosso, bem gordinho - porque os livros lidos engordam; aqueles bonitinhos, na estante, são para decorar,comprados a metro, ficam belos, lustrosos e ... magros. Quando o vi, pensei, surpreso : "Meu Deus, será que eu vou agüentar ler este livro todo até o fim? " Porque eu estava acostumado a ler "Guri", "Gibi", "Globo Juvenil", que eram as revistas da época. Como o espirito me recomendara lê-lo, assim o fiz.

Ao deparar com a letra miúda da "Introdução", comecei a saltar trechos que não me pareciam interessantes, tal a minha ignorância. Depois, tomava assim casualmente e virava diversas paginas. Acabei a "Introdução" em alguns minutos. No Capítulo "Prolegômenos", por ignorar o significado da palavra, perguntei ao Espírito amigo e ele respondeu-me:

- Compre um dicionário, porque o Espiritismo também é Doutrina de Cultura. À medida que você estudar o Espiritismo, melhorará o seu vocabulário, o seu conhecimento.

Comprei o dicionário, mas fui ato sem sorte que nele não havia a palavra "Prolegômenos". Adquiri, enato, um outro dicionário, maior. Em dois dias, acabei de ler O Livro dos Espíritos.

Quando o Espírito amigo me apareceu - ainda me lembro como hoje - indaguei :

- E agora, qual o livro que devo ler ?

- Leia, de novo, O Livro dos Espíritos.

- Mas, meu irmão - esclareci -, eu já o li.

- Leia-o de novo, Divaldo, - ele insistiu.

Pensei : "Vai ver que ele notou que eu saltei algumas páginas".

Voltei a ler a extraordinária obra. Fui descobrindo tesouros valiosos. Demorei dois meses, ou mais, e o li até a ultima palavra. Quando o Espírito volveu a aparecer-me, disse-lhe:

- Agora o li de ponta a ponta. Qual é o livro que deverei ler ?

- Volte a ler com mais atenção O Livro dos Espíritos.

Obedeci. Durante a leitura eu tinha que parar para meditar, porque as respostas eram ato extraordinárias que me conduziam a demoradas reflexões. Demorei-me quase um ano na leitura. Memorizei questões e detive-me a pensa. Posteriormente, indaguei ao Benfeitor Espiritual :

- E agora qual o livro que deverei ler ?

Ele orientou-me :

- Bem, agora você pode ler O Livro dos Médiuns, mas vai continuar estudando O Livro dos Espíritos até além da morte. Porque, à medida que você vá tendo tirocínio, melhor o entenderá. Se você aplicar cem anos de sua vida examinando o conhecimento geral à luz de O Livro dos Espíritos, os cem anos serão insuficientes para penetra-lo em sua totalidade, já que ele é como a seiva e a síntese da cultura universal, que só daqui a muito tempo o homem entenderá em toda a sua profundidade.

In "Dialogo - Dialogo com dirigentes e trabalhadores Espirita", Edições USE (USE-SP)

Voltar