Federação do Rancho, veja em Notícias!                                                         Encomende já a sua cassete áudio com as melhores músicas do rancho!

 

Indumentária

O trajo do Rancho de Pedrógão Pequeno tem sido ao longo da sua existência, sensivelmente igual e, segundo pesquisas que efectuámos, representa a vestimenta de domingar das gentes do termo da freguesia, no principio do século, como comprovam as fotografias da época.

Elas, vestiam saia de castorina preta com saias brancas por baixo com rendas ou bordados, blusa e avental de chita de cores variadas, lenço garrido, meia branca, primeiro chinelas e depois sapatos pretos de salto quase raso. No tempo do Prof. Rodrigues, cada moça, usava ainda uma pandeireta decorada com longas fitas coloridas, a qual ficava pendurada da cintura, enquanto dançava.

Eles, vestiam inicialmente calça de surrobeco castanho, colete do mesmo tecido com as costas em riscado de xadrês, camisa branca com manga arregaçada, chapéu preto de aba larga e copa redonda, cinta preta e bota castanha. Mais tarde vieram a usar jaqueta, também de surrobeco, debruada a preto.

Na última fase, os fatos não foram todos rigorosamente iguais, embora se tivesse mantido o estilo. Alguns pares estavam vestidos de modo a recriar alguns aspectos da nossa etnografia. Apareceriam pois, trajados a rigor: Um casal de romeiros de N. S. da Confiança, um malhador e um cavador, este porventura representando a profissão mais vulgar da região. Algumas meninas vestiam de modo mais fino, como muitas senhoras das famílias pedroguenses, mais abastadas que aqui residiam. 

 

Home ] Breve resumo ] Fotos ] Contactos ] Localização ] Notícias ] Agenda ] A sua fundação ] [ Indumentaria ] As suas etapas ] Instrumentos ] Repertório ]