Discografia: Jimi Hendrix

 

Are You Experienced - 1967

"Are You Experienced?" é o exorcismo de todos demônios que Jimi Hendrix acumulou em seus primeiros 24 anos de vida. O que se vê naquelas 11 músicas é o talento bruto de um músico original e novo. Hendrix já havia dado um aperitivo do que iria mostrar ao mundo com dois compactos históricos, "Hey Joe"/"Stone Free" e "Purple Haze"/"51st Anniversary". Porém, o impacto de "Are You Experienced?" foi brutal. O disco traz canções memoráveis como "Foxy Lady", "Fire", "Third Stone From the Sun", "I Don't Live Today" e aquela que carrega o título do álbum.
Ouvir "Are You Experienced?" é, acima de tudo, perceber o quanto Jimi Hendrix foi genial. Num tempo em que gravadores de quatro canais eram um avanço tecnólogico surpreendente, o músico foi capaz de criar um álbum com requintes até hoje inigualáveis. Hélio Gomes (Originalmente publicado na Folha de São Paulo)

Bold As Love - 1968

Neste álbum, Jimi Hendrix mostra fôlego para superar a genial estréia. Equilibra seu virtuosismo com um talento incomparável como compositor. As viagens de LSD continuam a todo vapor ("Castles Made Of Sand" e "Spanish Castle Of Magic") ao lado das pérolas "Little Wing", "Wait Until Tomorrow" e "You Got Me Floatin". Mas o destaque vai para a jazzística "If 6 Was 9".(Extraído da Showbizz No 07 ano 13)

Eletric Layland - 1968

Em 1968, a barra começava a pesar para Jimi Hendrix. A desordem imperava e o fim do Experience era algo claro e inevitável. O testamento daquela genial banda está registrado no álbum duplo –agora editado em apenas um CD– "Electric Ladyland".
Hendrix gravou o disco em casa, ou melhor, em seu estúdio, batizado com o mesmo nome do álbum. A unidade original do disco, já confusa em sua primeira edição, se perde por completo nessa nova versão. Inexplicavelmente, as músicas tiveram sua ordem virada pelo avesso. O estranhamento é inevitável para aqueles que conhecem "Electric Ladyland" da fonte.
Apesar de sua clara falta de coesão, "Electric Ladyland", traz canções primorosas. Algumas delas: "Voodoo Chile" –"viagem" de 15 minutos onde Hendrix ataca um órgão Hammond–, "Crosstown Traffic" –paranóia motivada por metrópoles e anfetaminas– e "Have You Ever Been (To Electric Ladyland)" –convite para a terra onde "mulheres elétricas esperam por você e eu".
Um dos maiores trunfos de "Electric Ladyland" é a regravação de "All Along the Watchtower", de Bob Dylan. Hendrix pagava ali a dívida que tinha com o compositor. "Se esse cara pode cantar com essa voz, eu também posso", teria dito o guitarrista após ouvir Dylan pela primeira vez. Hélio Gomes (Originalmente publicado na Folha de São Paulo)

Band Of Gypsys - 1970

Único registro do trio que o guitarrista formou ao lado de Billy Cox (baixo) e Buddy Milles (bateria). Gravado em 1969, no Fillmore East, em São Frnacisco (EUA), têm mais influências soul (cortesia de Milles) e instrumentais afiados. Os trabalhos de guitarra em "Machine Gun" estão entre os mlehores da carreira de Hendrix. (Extraído da Showbizz No 07 ano 13)