The Beatles - DISCOGRAFIA COMENTADA
Please Please Me (22 de março de 1963) foi o primeiro disco da banda, a idéia inicial era o disco ser gravado ao vivo no Cavern Club, mas George Martin nào gostou das condições do local, a rapidez de gravar o disco foi tão grande que os Beatles o gravaram em apenas um dia.
Destaques para Please please me, Love me do, e Twis and Shout
With The Beatles (22 de novembro1963) apesar da agitada agenda de shows, os Beatles conseguiram mostrar uma grande evolução neste disco. o trabalho traz muitas músicas originais como "it won't be long" e "All my loving. Os cvers muito bem escolhidos como "Roll over Beeethoven" de Chuck Berry, e grandes clássicos da Montow.
O sucesso crescente dos Beatles os levou a ingressarem no mundo do cinema. A Hard Day's Night (10 de julho 1964) foi a trilha sonora do filme de mesmo nome (no Brasil lançado como Os Reis do Iê Iê Iê). O filme, uma comédia em forma de documentário, mostrava de maneira divertida as agruras de uma banda de sucesso. Este disco marca o início da época da Beatlemania, em que a banda era mais conhecida por sua imagem e pela idolatração dos fãs que pela música propriamente dita.
Beatles For Sale (4 de dezembro de 1964) é, como o próprio nome indica, um dos mais comerciais álbuns da banda, gravado às pressas para aproveitar as vendas de natal e as vendas geradas pela turnê americana. O stress gerado pelos shows cada vez mais constantes e tumultuados, cobrança da gravadora por um outro disco de sucesso, entre outros problemas, leva os Beatles a aumentarem suas experiências com drogas, que consumiam desde o início da carreira em hamburgo.
Help! (6 de agosto de 1965) e a trilha sonora de mesmo nome (no Brasil Socorro!). O filme era uma comédia policial leve com referências aos filmes de James Bond, cujo nome original deveria ser "Eight Arms to Hold You". Uma curiosidade sobre a capa do disco: ao contrário do que a maioria acha os beatles não formam a palavra "help" nem nenhuma outra palavra. As posições não significam nada.
Com Rubber Soul (3 de dezembro de 1965), os Beatles fazem grande revoluções não 'so nas letras, insperados em Bob Dylan e outros, como ná música, é considerado o acústico dos Beatles. Destaques para as músicas "Drive my car", "Norwegian wood", "Nowhwere man" e "if i needed someone" um rock bem estilo do The Byrds
Com Revolver (5 de agosto de1966) os Beatles fazem coisas milagrosas no estúdios, usando trucagens que antigamente seria impóssivel fazer, vozes distorcidas, e até uma música bem indiana, é neste disco que tem a faixa revolucionária, "Tomorrow never knows", aprimeira música com solo de traz para frente.
Destaque para todas as músicas
Consagrados por crítica e público os Beatles decidem marcar sua passagem pelo mundo da música com um álbum definitivo. A decisão é a de fazer um disco diferente, em todos os sentidos. Desde a capa Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967) é um disco diferente e revolucionário. Pela primeira vez uma banda de rock grava músicas longas, com arranjos complexos e unidas umas às outras por uma linha condutora. Este disco disputa com Pipper at Gates of Dawn, do Pink Floyd o título de marco inicial do rock progressivo.
Magical Mistery Tour (1967) foi a trilha sonora do filme mais experimental dos Beatles. Sem enredo ou roteiro pré-definidos a banda juntou alguns amigos e filmou uma viagem sem destino. O filme foi um fracasso e pela primeira vez a crítica ficou contra os Beatles. A banda estava tão afastada de seu público que surgiu o boato que duraria vários anos de que Paul McCartney havia morrido e sido substituído por um sósia. Magical Mistery Tour marca este período. A banda só viria a se reerguer com o lançamento do single Hey Jude quatro meses depois.
Em 1968 os Beatles lançam um disco entitulado apenas The Beatles, mas que entraria para a história como o "álbum branco". Sem seu empresário Brian Epstein os Beatles não consegue controlar suas finanças e em meio a discussões o White Album marca o início de sua separação. Ringo Star chega a abandonar a banda durante as gravações em protesto aos constantes desentendimentos entre Lennon e McCartney e George Harrison está a cada dia menos conformado com seu pouco espaço dentro dos Beatles. Para completar todos odeiam a nova namorada de John, Yoko Ono, que insiste em ficar o tempo todo no estúdio. A maioria das faixas foi composta e gravada por um ou outro Beatle, sem a participação da banda completa.
Destaque para: "Yer Blues", "Helter Skelter", "Revolution 1", "Dear Prodence" e muitas outras.
Yellow Submarine (1969) foi trilha sonora de um desenho animado estrelado pela banda. O desenho foi criado e gravado sem supervisão ou participação dos Beatles, mas foi aprovado pela banda em virtude de seu excelente resultado. O disco contém apenas um lado de músicas dos Beatles. O outro lado é ocupado com composições instrumentais do produtor George Martin.
Após um longo período de férias, problemas financeiros e judiciais a banda se reúne para gravar o disco Abbey Road (1969). Os problemas pessoais pareciam estar sanados e Abbey Road foi aclamado como uma volta triunfal da banda. Sem maiores explicações, porém, John Lennon e Paul McCartney pouco depois lançam álbuns solo e anunciam o fim da banda.
Antes da gravação de Abbey Road os Beatles haviam começado os trabalhos de composição e gravação para um disco (que deveria ser acompanhado de um filme) chamado Get Back, que significaria uma volta a suas raízes. A idéia inicial era fazer um álbum despojado, simples e expontâneo. Com o fim da banda a gravadora aproveitou o material existente, mixou os trechos já gravados e lançou Let It Be (1970).