Touradas

Touradas

Na Espanha, em Portugal e também na Bolívia, ocorre uma vergonha mundial: as touradas.

Num circo macabro com platéia sádica, touros são furados para sentir muita dor e com isso reagirem de forma agressiva e proporcionar um espetáculo de horror que deveria sem banido para sempre!

O pobre animal vê seu tormento encerrado com a morte... ali frente a uma turba inexplicavelmente feliz...

Em Portugal a lei proíbe a morte do touro, mas em Barrancos, junto à fronteira com a Espanha, em nome da tradição, esta prática é mantida a despeito das leis.

Em julho, na Espanha, comemora-se a festa de São Firmino. Os touros são soltos pelas ruas da cidade e correm atrás das pessoas que os cutucam e os irritam. Essa corrida acaba nas "Plazas de Toros" onde todos são mortos.

Festas tradicionais deveriam ser o orgulho de um povo, não a sua vergonha!

 

Existe uma outra modalidade de tourada: onde o "corajoso" toureiro vai montado a cavalo.

Na foto abaixo, o toureiro saiu ileso mas o cavalo morreu.

"A tauromaquia é terrível e venal arte de torturar e matar animais em público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e adultos sensíveis. A tourada agrava o estado dos neuróticos atraídos por estes espetáculos. Desnaturaliza a relação entre o homem e o animal, afronta a moral, a educação, a ciência e a cultura."

Declaração da UNESCO 1980 

Não será com a minha complacência que os meus filhos irão crescer numa nação onde homens que seviciam seres indefesos, desrespeitando a lei e os mais básicos padrões éticos e morais que se pretendem numa sociedade justa, solidária e civilizada, passam impunes, sendo mesmo aclamados como heróis e obreiros de uma tradição decrépita, teimosamente sustentada pela força de lobbies.

Rui Santos Silva

Alguns sites contra touradas:

ADAN

CRIME DE ESTADO

DANÇA DA MORTE

FESTABRAVA

INDICE TOROS

MAPT - Movimento Anti-Touradas de Portugal

MINOTAURO

NO MAS VIOLENCIA

PEPSI BLOODBATH

RESISTÊNCIA NATURAL

WEB CATALANA ANTITAURINA

WSPA

1