Índice

Elementos Finitos

O Método dos Elementos Finitos (MEF) é utilizado para resolução de problemas nos meios contínuos (Exemplos// Sólidos: Cálculos de tensões e deslocamentos; Fluidos: velocidade, deslocamentos e pressões), que não são solucionáveis ou que não o são facilmente via algébrica através da resolução de equações diferenciais. Podemos pensar o MEF como a divisão de um problema complexo em muitos problemas mais simples, para ser mais claro transforma-se um problema de Equações diferenciais em um sistema de equações lineares, obviamente esta abordagem introduz erros, assim é de se esperar que a utilização de programas de EF seja acompanhada de um bom entendimento da teoria do método e do objeto (Modelo) de estudo.



PiratasDoTietê Felt (Gratuito - DOS/LINUX)

Para aqueles que estudam ou estudaram o Método dos Elementos Finitos para mecânica dos sólidos este é um conjunto de programas bastante interessante disponível na Internet, tem código fonte aberto, em linguagem C, é freeware e foi desenvolvido originalmente para UNIX (Linux), tendo suas ferramentas básicas portadas para o DOS. Não é a última palavra em Elementos Finitos, tem finalidade didática e é muito bom para isso. Dispõe de recursos para a criação de novos tipos de elementos (Burlap), análise passo-a-passo dos processos (Burlap), acesso às matrizes (Burlap e Felt), etc. Dispõe de um bem acabado manual em formato PostScript. Para usuários do Linux tem ambiente gráfico (um tanto rudimentar), para usuários DOS dispõe somente dos comandos de linha, tem uma versão para Windows.
Roda em 386 com coprocessador matemático ou superior. Windows e LINUX.
Ir para sourceforge.net/projects/felt/

Versão para DOS (atualizado em 03/10/2006 - comandos do Burlap funcionando):
FElt-3_05-DOS.zip (1213kb)
mas é necessário baixar o manual no site oficial.



PiratasDoTietê EasyMesh (Gratuito - DOS/LINUX)

É também uma ferramenta para o Método dos Elementos Finitos, gerando malhas de elementos triangulares refináveis localmente. Produz malhas muito boas. (Atenção: havia nesta página uma versão do EasyMesh que gerava arquivos para serem processados pelo FElt ou pelo SAP90, porém, malhas puramente triangulares (CST) têm uma convergência muito lenta, sendo impróprias para análise. Desta forma retirou-se esta versão para FElt e SAP90.)
Baixe o manual de instruções em formato HTML na página de download no site do EasyMesh. Para Linux/Unix tem também um visualizador gráfico associado: ShowMesh.
Roda em 386 com coprocessador matemático ou superior.
Ir para o site oficial do EasyMesh.

Versão compilada para DOS:
easymesh.zip (51kb)

Para Linux/Unix existe um visualizador da malha gerada chamado ShowMesh, comecei a portar (converter) o programa para windows: showmesh-win.zip (33kb)
Mas só comecei a portar, faltam "detalhes" importantes, a surpresa é que a conversão até agora foi bastante fácil, se alguém se interessar em terminar a conversão seguem juntos os códigos fontes... um pouco bagunçados...



Estruturas

Apesar de não se enquadrar em uma página de Elementos Finitos coloco aqui um programa para cálculo estrutural.



PiratasDoTietê Flexo II (Gratuito - Win32)

Um programa brasileiro (de Maurício C. Antunes) para cálculo das propriedades geométricas de seções delgadas abertas em especial aquelas necessárias para cálculos de flexo-torção. A maneira de traçar os perfis no programa é bastante original.
FlexoII.zip


Índice
rymaeda@yahoo.com
http://www.oocities.org/rymaeda setstats 1