|
HISTÓRICOMANAUS FOI FUNDADA EM 1669 COMO O FORTE DE SÃO JOSÉ DO RIO NEGRO. DEPOIS, PASSOU A SE CHAMAR LUGAR DA BARRA, DÉCADAS DEPOIS, VILA DA BARRA E , FINALMENTE EM 1848, MANAOS - NOTE-SE O USO DA LETRA Ó NA PALAVRA.
MANAUS, COM ESSA EXATA GRAFIA VEIO PRATICAMENTE NESSE SÉCULO. ESTA PALAVRA HOMENAGEIA UMA DAS INÚMERAS TRIBOS QUE NESTA PARTE DA AMAZÔNIA VIVIA, QUANDO DA CHEGADA DOS EUROPEUS (LUSOS E HISPÂNICOS) - A TRIBO DOS MANAÚS.
O APOGEU ECONÔMICO DA CIDADE DE MANAUS, DEU-SE EM DUAS FASES DISTINTAS: ENTRE 1890 E 1914 (CICLO DA BORRACHA) E 1967 ATÉ OS DIAS ATUAIS - (IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA ZONA FRANCA). HOJE, PRECISAMENTE, HÁ TENTATIVAS POR PARTE DO GOVERNO ESTADUAL EM FIXAR O HOMEM NO CAMPO, PROJETANDO O TERCEIRO CICLO ECONÔMICO, QUE É O DA AGRICULTURA.
MANAUS POSSUI, SEGUNDO O CENSO DO IBGE DE 1991 - 1.010.000 HABITANTES. O MESMO IBGE EM 1996, DIVULGOU CERCA DE 1.280.000 HABITANTES. PORÉM, SABE-SE ATRAVÉS DE PROJEÇÕES LOCAIS, QUE A POPULAÇÃO DA CIDADE É DE 1.600.000 HABITANTES, A 9a. DO BRASIL EM POPULAÇÃO. SUA ÁREA TOTAL É DE 14.000 QUILÔMETROS QUADRADOS, SENDO QUE APENAS, CERCA DE 10% DESSE TOTAL É HABITADO E INCLUSO AÍ, MAIS DE 200 BAIRROS. MANAUS É ENTRECORTADA POR DEZENAS DE IGARAPÉS, SENDO QUE O DO MESTRE CHICO, DA CACHOEIRA, DO SÃO RAIMUNDO E DO MINDÚ SÃO OS PRINCIPAIS.
BANHADA PELO IMENSO RIO NEGRO, QUE DESEMBOCA 10 KM DEPOIS NO RIO AMAZONAS, MANAUS TAMBÉM JÁ CHEGOU ÀS PORTAS DO RIO-MAR, COM O BAIRRO DE PURAQUEQUARA, ANTIGO DISTRITO RURAL DO INÍCIO DO SÉCULO, QUE HOJE,VIROU APENAS MAIS UM BAIRRO, EM VIRTUDE DESTE GIGANTISMO DE CIDADE.
O POVO MANAUARA OU MANAUENSE DESCENDE GRANDEMENTE DA RAÇA INDÍGENA, COM PEQUENAS INSERÇÕES DOS NEGROS E EM MAIOR PARTE DOS BRANCOS EUROPEUS E TAMBÉM EM MENOR PARTE AINDA DE IMIGRANTES ORIENTAIS ÁRABES E JAPONENSES.
MANAUS É RICA EM CULTURA NAS ARTES NA MÚSICA E NAS FESTAS, SENDO PALMILHADA POR TODA A PARTE E EM TODOS OS MESES DO ANO POR EVENTOS DIVERSOS. |
|