A voz

TÉCNICA VOCAL, CANTO, SAÚDE VOCAL

" A voz é um código de expressão da alma, pois revela nossas impressões mais profundas através de seu timbre, seu volume, sua forma de emissão, enfim. Quando trabalhamos com a voz de alguém, colocamos em jogo o seu esquema de valores, toda a sua filosofia de vida e toda a sua cosmovisão."( Técnica Vocal para Coros. Helena Wöhl COELHO. Editora Sinodal, São Leopoldo, 1994)

Esta página está sendo montada a partir dos questionamentos das cartas recebidas da página de Auto-Ajuda da qual faço parte como consultora. Agradeço o interesse e a ajuda de todos os que me enviaram seus questionamentos. Caso você tenha alguma sugestão a fazer será bem vinda.

 

Aparelho Fonador Postura Respiração Relaxamento
Saúde e Higiene Vocal Regras de Ouro da Boa Voz de Um Cantor Questionário Para Identificação de Possíveis Problemas de Voz (também para coralistas) Cordas Vocais Em Movimento - (vídeo 1)

Cordas Vocais em Movimento ( video 2)

Artigos e trabalhos sobre voz
Semana Nacional da Voz Links Sobre Voz Livros sobre Voz Sequência para Estudo Vocal

 

Um dos comentários mais comuns que nós cantores ouvimos é: "como você descobriu que tinha esta voz?" Isso faz parte do mito e de uma visão romântica e idealizada do processo de preparação do músico e mais ainda do cantor. Para a maioria das pessoas o canto é visto como um dom, não percebendo à primeira vista todo o trabalho técnico que está por trás da boa atuação de um cantor. Talvez porque o instrumento do cantor possua características incomparáveis à outros intrumentos: a própria pessoa é o instrumento. Outra característica peculiar deste instrumento é a extrema individualidade da qual faz parte: não existe uma voz exatamente igual à outra. Mas o certo é que, um bom cantor, passa por um processo de aprendizado técnico, de estudo diário e manutenção de sua voz assim como em qualquer outra atividade profissional.

Você é o visitante número: Desde 28 de abril de 1999

  Deixe aqui seu comentário: assine meu livro de visitas !        
         Veja  os "navegantes" que passaram por aqui.  Guestbook by GuestWorld 
              

clique aqui!
by Banner-Link

E-mail: sandrafelix@uol.com.br