Saude & Informação NovidadesFale Conosco
Pesquise:
 

Principal
 Textos
 O Que É?
 Sobre Nós
 Denúncias 
 Relatos
 Pergunte
 Debates
Links

HOMEOPATIA: APRESENTAÇÃO

Por Ajax Machado

Homeopatia - 204 Anos de Cura

Optei pelo título acima, para acompanhar os títulos que venho dando as minhas palestras para leigos nos últimos anos.

Em primeiro lugar devo esclarecer aos leitores deste debate, que quem vos fala não é nenhum grande professor universitário ou cientista com títulos importantes, mas um Médico comum, com seu trabalho diário com seus pacientes, e que usa a maravilhosa homeopatia para tratar e curar àqueles que me procuram com seus males.

Sou formado pela Universidade Federal do Paraná em 1982 e especialista em Pediatria pela USP de Ribeirão Preto em 1984. Como a grande maioria daqueles que se tornam homeopatas, após um período de início de carreira médica com muitos problemas de saúde em minha própria filha ,num momento de desespero procurei a um homeopata para tratá-la e com grata surpresa ela se curou. Deste momento em diante em minha vida, não conseguia atender a mais ninguém sem que pensasse que a poderia estar ajudando de uma maneira muito mais natural, eficaz, e sem os terríveis efeitos colaterais e fiz o curso de Homeopatia na mesma Ribeirão Preto na qual eu havia feito minha residência médica em Pediatria. Terminei o curso em 1989 e desde então ano após ano tenho me dedicado a nova especialidade de corpo e alma.

Esta minha pequena história é parecida com a da maioria dos homeopatas. Por alguma razão, após o curso de medicina, nós nos deparamos com o insucesso da medicina oficial e acabamos por encontrar a homeopatia. Como a maioria daqueles que criticam a homeopatia ,também éramos seus críticos, até a conhecermos ou dela precisarmos.

O mesmo ocorreu em 1796, quando um Médico da época chamado Samuel Hahnemann, desapontado com a eficácia da medicina oficial da época, mudou de ramo e passou a ser tradutor de livros. Durante a tradução de um livro de Cullen ( químico conceituado da época) ele resolveu testar em si próprio um dos medicamentos ali citados, por não concordar com o mecanismo pela qual o autor atribuía o funcionamento do medicamento, e então passou a sentir sintomas semelhantes aos da febre palustre (malária), exatamente a doença para o qual aquela droga era usada. Após alguns anos de estudos e pesquisas exaustivas, período na qual realizou vários experimentos, ele escreve em 1796 "Ensaio sobre um novo principio de funcionamento das drogas " e estava criada a Homeopatia .Este método revolucionário de tratamento é baseado no princípio de que semelhantes se curam pelos semelhantes. Este princípio nada tem de absurdo ,muito pelo contrário, é até muito lógico, e também utilizado de alguma maneira pela medicina oficial. Senão vejamos; todas as vacinas utilizam o princípio de que o "semelhante cura-se pelo semelhante". As vacinas são feitas a partir de microorganismos ou parte deles, vivos ou mortos e atenuados(com menor poder de doença) e que ao penetrar no doente lhe causa uma "doença" muito fraca mas cuja resposta do paciente lhe causará a cura e a imunidade definitiva por toda vida. A propósito a vacina foi descoberta por acaso ,antes de se conhecer os micróbios, a partir da observação de um médico de que pessoas que trabalhavam com vacas que tinham tido uma doença bovina SEMELHANTE a Varíola nunca apresentavam esta terrível doença e então passou a esfregar o pus das lesões que apareciam nos bovinos nas pessoas e verificou que as mesmas desenvolviam uma doença muito mais branda que a Varíola. Estava assim criada a Vacina, cuja etimologia da palavra vem de vaca.

Um outro grande feito de Hahnemann foi descobrir que para provocar a resposta terapêutica que ele deseja para curar pela semelhança, não era necessário o emprego de doses elevadas dos medicamentos. Ele descobriu que através de sucussões e diluições progressivas os medicamentos mantinham o seu poder medicamentoso porem diminuía em muito seus efeitos colaterais. A este processo nós chamamos de dinamização e é justamente aí que se concentram as maiores críticas a Homeopatia.

Evidentemente que Hahnemann não foi aceito pela medicina oficial, que na época dele usava basicamente para o tratamento das doenças, laxantes e sangria. Sim senhores, o que hoje parece uma barbárie, já foi tido como um tratamento moderno e oficial. Sim ,era isto que era ensinado nas escolas de medicina da época e tido pelos professores e doutores como método de cura. Apesar de todas as perseguições impostas a Hahnemann e seus seguidores ,em 1813 ele alcançou enorme sucesso em uma epidemia de tifo epidêmico trazido à Europa pelas tropas napoleônicas que voltavam da Rússia . A partir de então a Homeopatia conquistou inúmeros seguidores em diversas partes do mundo e chegou ao Brasil através de um médico Benoit Mure, que também teve diversos pupilos e que a mantiveram viva até os dias de hoje.

Obviamente que sei a opinião contrária a Homeopatia do outro debatedor, e não poderia ser diferente, pois senão não haveria debate, mas neste artigo inicial apenas tentarei levar informações aos leitores, assim como pedir-lhes uma reflexão sobre tudo o que escrevo.

Vocês já imaginaram nisto que eu escrevi acima : que se passaram 204 anos que a homeopatia foi descrita, e que ela permanece igualzinha desde o princípio, e que sobreviveu a 2 séculos de imensos avanços tecnológicos em todas as áreas e que incomoda ainda aos poderosos, indústrias farmacêuticas, industrias de equipamentos etc. Não seria lógico pensar que se algo não presta, mais cedo ou mais tarde vão descobrir ,e ele vai sucumbir ? No entanto nestes mesmos anos, milhares de medicamentos oficias, que passaram pelos crivos científicos e que foram ensinados por professores-doutores ,desapareceram por completo, e a mesma Homeopatia criada por Hahnemann consegue a cada dia mais seguidores, maior procura pelo público em geral, maior procura pelos próprios médicos. Só existe uma resposta para esta questão : Se após 204 anos de uso ela ainda existe, é porque ela funciona.

Nada permanece tanto tempo em vão.

A Homeopatia cresce no mundo todo e isto deve estar começando a incomodar. Pesquisas realizadas recentemente na Europa revelaram que cerca de 40% dos médicos na Holanda utilizam a homeopatia como método complementar. Na Inglaterra mais de 37% dos médicos usam a homeopatia ,tendo inclusive um famoso hospital homeopático em Londres e é do conhecimento público que a Família Real Britânica se utiliza deste método como principal forma de tratamento. Na França, berço da Homeopatia, (Hahnemann era Alemão mas morava em Paris ), 30% da população usa Homeopatia e assim por diante em várias partes da Europa.

Mesmo nos Estados Unidos o interesse por práticas alternativas tem crescido tanto que a venda de medicamentos homeopáticos cresceu lá 25% ao ano.

A principal crítica que se faz a Homeopatia pelos defensores da medicina tecnológica é a de que a homeopatia não tem fundamentação científica .Bem, isto na visão deles. Contra esta visão temos inúmeros argumentos que a contestam.

Em primeiro lugar foi Hahnemann que fez pesquisas em humanos para provar suas teses de que o semelhante cura o semelhante, através de voluntários (geralmente seus alunos) ,que experimentavam as drogas e iam lhe passando os sintomas que eles sentiam. Assim foi Ele o pioneiro da experimentação de drogas no homem são, muito antes dos métodos científicos aceitos hoje em dia terem começado, em que para se lançar qualquer nova droga no mercado é necessário a experimentação em humanos.

Assim começou a homeopatia, num tempo em que não se sabia o que eram os microorganismos, e tudo o mais que sabemos hoje, e Hahnemann já tinha sua metodologia de experimentação.

Muitos daqueles que se recusam a aceitar a homeopatia como um método terapêutico eficaz, alegam que os resultados positivos obtidos pela homeopatia se devem exclusivamente ao efeito psicológico da relação médico paciente sobre o psiquismo do paciente . Chamamos a isto de efeito placebo. No entanto como explicar os efeitos favoráveis da homeopatia em veterinária, em lactentes e recém nascidos. Centenas de trabalhos científicos são publicados em revistas médicas homeopáticas e não homeopáticas em todo o mundo ,comprovando com números àquilo que nós clínicos já sabemos pelos nossos sucessos terapêuticos, qual seja, o resultado favorável a homeopatia. Apenas para citar alguns, coloco aqui os trabalhos publicados em revistas famosas e mundialmente reconhecidas dentro do meio médico.

Em 1986 Reilly e al, publicaram na revista The Lancet trabalho com uso da homeopatia na Rinite alérgica em potência 30ch com resultados favorável a homeopatia .Nesta mesma revista foram publicados outros trabalhos em 1994 sobre Asma brônquica e em 1997 sobre o tratamento homeopático em geral, todos com resultados favoráveis a homeopatia. Estes trabalhos seguiram todos os requisitos científicos aceitos pela comunidade científica e foram publicados em uma revista cuja seriedade é incontestável pela comunidade médica alopática.

Poderia estar aqui citando vários trabalhos mas ficaria muito extenso.

Por fim, tratei até agora a Alopatia como medicina oficial e a homeopatia como se fosse algo alternativo. Fiz isto de propósito, para me sentir como Hahnemann e os homeopatas do início se sentiam ,e assim se referiam ao falar da medicina Alopática . No entanto nos dias de hoje, isto não cabe mais. A Homeopatia no Brasil faz parte da medicina oficial do Brasil. Possui uma regulamentação, é reconhecida com especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina que é o órgão máximo que disciplina a prática médica no Brasil. Também é reconhecida como especialidade médica pelos próprios médicos brasileiros tendo em vista que é uma especialidade reconhecida pela Associação Médica Brasileira e representada pela entidade máxima dos médicos homeopatas brasileiros pela Associação Médica Homeopática Brasileira. Neste exato momento em que este artigo está sendo visto pelos visitantes deste site ,estou participando do XXV Congresso Brasileiro de Homeopatia no Hotel Glória - Rio de Janeiro ,querendo dizer com isto que também fazemos produção científica.

Existe no código de Ética médica um parágrafo em que diz que o alvo de toda atenção do médico é o paciente e que a ele o médico deve usar todas as formas conhecidas de tratamento para obter a cura. Infelizmente muitos médicos desconhecem os poderes fantásticos da homeopatia, e assim não podem ajudar as com todas as possibilidades. Mas os pacientes não são bobos e procuram os seus direitos, lutam pela cura e por causa do sucesso da homeopatia ,estes pacientes é que a mantém viva nestes últimos 204 anos.

Tema:   Homeopatia   Debatedores:   Ajax Machado & Renato Sabbatini   Fonte:   STR

Clique Aqui!
Anúncio Publicado e Patrocinado por ClickNow!
Clique no banner e ajude o site Saúde & Informação a crescer!

| Principal | Textos | O Que É? | Sobre Nós | Denúncias | Relatos | Pergunte | Debates | Links |
Página projetada para ser visualizada no Netscape 4+ a 800x600x16K sem modificação no tamanho das fontes.