Saude & Informação NovidadesFale Conosco
Pesquise:
 

Principal
 Textos
 O Que É?
 Sobre Nós
 Denúncias 
 Relatos
 Pergunte
 Debates
Links

HOMEOPATIA: 1a RESPOSTA PARA A 1a RESPOSTA DE RENATO SABBATINI

Por Ajax Machado

Senhores leitores; Ao ler as considerações do Prof. Sabatinni fiquei a princípio chocado ao ver como alguém pode atacar de uma forma tão ferina algo que faz tão bem à saúde das pessoas , mas refletindo um pouco mais , pude-me ver em suas considerações como eu mesmo pensava antes de conhecer a maravilhosa homeopatia. Antes de começar estas palavras suspirei de alívio pelo meu dever cumprido no dia de hoje , após tratar vários pacientes de maneira humana e natural e mais ainda de ver os seus reais resultados positivos.

O Objeto da Homeopatia

Neste tópico o prof. Sabatinni alega entre outras coisas que a homeopatia não diz claramente que doenças trata ; que a homeopatia só trata de doenças psicossomáticas ;etc., etc. .... Para esclarecer bem este assunto gostaria que os leitores pensassem bem sobre as situações em que ficou doente ou quem tem filhos , as vezes em que os mesmos ficaram doentes. É facil notar e lembrar que embora as pessoas tenham em uma situação a mesma doença , ela (doença) não se manifesta da mesmíssima forma em pessoas diferentes. Outro ponto é o seguinte; nem sempre a mesma doença ocorrendo na mesma pessoa em épocas diferentes apresenta os mesmos sintomas. Bom, fiz esta consideração para mostra-lhes que se as pessoas são diferentes e as doenças são diferentes , porque trata-las de maneira igual? É exatamente aí a grande diferença do tratamento homeopático. Na homeopatia não são as doenças o principal enfoque do homeopata , mas o doente. Quem tem que ser curado não é a doença X mas o SR. Y ou a Sra. Z . Assim na consulta homeopática o enfoque é para o doente como um todo , com todas as suas reações e sua maneira peculiar de reagir frente aos agentes causais de doenças. É por isso que na homeopatia diz-se que o tratamento é individualizado. Uma gripe irá manifestar em determinada pessoa por ex. dores nas costas, febre de 40 graus, coriza , fadiga muscular , dores de garganta. O mesmo agente infeccioso irá produzir em outra pessoa apenas uma leve dor de cabeça , febrícula de 37,5 e espirros. Na abordagem alopática trata-se de gripe e dá-se igual tratamento para as duas pessoas. Na abordagem homeopática cada paciente terá individualizado seus sintomas e receberá remédios diferentes. Assim fica mais fácil entender que os modelos de pesquisas exigidos pela ciência atual sob a ótica homeopática são mais difíceis de serem reproduzidos para tudo , porem não impossível de provar pelos mesmos modelos a eficácia da homeopatia. Assim fica claro que para a homeopatia todos os doentes podem ser passíveis de tratamento , independente do nome de sua doença.

Quer dizer então que a homeopatia cura tudo?

Bom, não é bem assim. Sendo o remédio homeopático, um remédio que irá provocar no hospedeiro uma reação em busca da cura , depende muito do poder de reação do hospedeiro a este estímulo assim como de obstáculos a cura. Existe um capítulo que estudamos os limites da homeopatia e colocarei para os senhores.

A Homeopatia não cura doenças genéticas, mas pode tratar pessoas com estas doenças que tenham um problema.

A homeopatia não cura doenças lesionais. Tendo já ocorrido uma lesão anatômica de um órgão e se esta lesão for irreversível não tem como um remédio atuar aí. Ex, lesão de válvula cardíaca reumática .

A homeopatia não faz terapêutica de reposição. Ou seja , todas as doenças onde seja necessária uma reposição de algo que esteja faltando ao organismo não tem um tratamento homeopático para isto. Ex. Anemia por falta de ferro- deve-se dar ferro. Diabetes mellitus com falta de insulina. Deve-se dar insulina

Alem destas situações é claro que todas as situações cirúrgicas de urgência devem ser tratadas pela cirurgia adequada ao caso.

Estas considerações são importantes para mostra aos leitores que médico homeopata não é nenhum bruxo louco a solta à procura de vítimas como alguns pensam. Todos os médicos homeopatas são Médicos com registro nos conselhos regionais de medicina e formados nas faculdades de medicina como a UNICAMP ou USP ou qualquer outra faculdade de medicina , e que por isso tem em sua formação o conhecimento científico de como são as doenças , sua evolução natural', o que é placebo etc.

O DR. Sabatinni alega em suas considerações que o tratamento homeopático não atinge doenças graves e sérias. Eu diria que muito pelo contrário, nós homeopatas tratamos muito mais caso difíceis que a média de nossos colegas. A grande maioria dos doentes que nos procuram é porque já esgotaram suas esperanças com o tratamento convencional e partem para uma saída alternativa. A grande maioria dos pacientes que nos procuram são pacientes que já passaram por especialistas, professores- doutores, foram para grandes centros etc. Assim as ASMAS que atendemos geralmente são as mais medicadas; as mais graves e intensas; as resistentes aos corticóides ;etc. e nos vêm geralmente com desconfiança. Como pode este doutorzinho, com estas bolinhas querer tratar algo que ninguém conseguiu? E aí Após renderem-se as evidências do sucesso da homeopatia ficam maravilhados e espalham o feito para todo mundo.

A Homeopatia trata e muito bem as mais difíceis doenças que os senhores possam imaginar. Tudo depende de bom senso, de capacidade do homeopata. Existem sim , casos de câncer tratados com homeopatia . A homeopatia pode sim , ser útil não apenas nos casos dados como insucesso ,mas também para aliviar dores de câncer , anorexia , e sintomas advindos da quimio e radioterapia Homeopatia trata doenças neurológicas graves e evolutivas como a esclerose múltipla. A homeopatia trata doenças musculares de caráter progressivo e hereditário com distrofias musculares com resultados que surpreenderam a todos os fisioterapeutas e neurologistas que tratam destes pacientes à quem nada se pode fazer. Tudo isto existe e é documentado .Não quero me ater a doenças e em resumo , qualquer doente é passível de um tratamento homeopático, dentro do bom senso e respeitando os limites da própria homeopatia, da ética médica e da lei.

Medicina Homeopática X Convencional

Nenhum médico que procurou a homeopatia para ampliar sua terapêutica e seus conhecimentos nega os fantásticos avanços obtidos pela medicina. Dela nos utilizamos com todos os recursos que julgamos necessários para condução de um caso. Deve-se ficar claro aqui que médico homeopata é também médico pediatra , ou ginecologista , ou dermatologista ou neurologista ou clínico geral ou cirurgião , que se utiliza de medicamentos homeopáticos para sua prescrição.

O que sabemos a mais, é que pode-se tratar uma amigdalite purulenta sem usar antibiótico; pode-se tratar uma crise de bronquite sem dar corticóides; pode-se curar uma criança de amigdalite de repetição sem cirurgia de amígdalas.

Porque procuramos a homeopatia? Não negamos que a medicina avançou , mas ela não nos dá resposta a tudo. As doenças se repetem e a terapêutica dos contrários são efetivas apenas momentaneamente. Uma pessoa alérgica não pode ser taxada de incurável e lhe ser dada anti- alérgicos pelo resto da vida !

A insistência por parte do outro debatedor de que a homeopatia não apresenta resultados científicos não é verdadeira. Mesmo em revistas indiscutivelmente aceitas pela comunidade científica internacional como o LANCET , já foram publicados artigos duplo -cegos favoráveis a homeopatia. Recentemente foi publicado na Revista de Homeopatia da Associação Paulista de Homeopatia . vol.65. n 1-2000 um artigo onde se fez uma revisão de inúmeros ensaios realizados apenas com seres humanos em situações clínicas específicas , randomizados , com grupo controle , utilizando-se o método duplo-cego .De 27 trabalhos que preencheram estes requisitos 18 foram favoráveis à homeopatia ,9 desfavorável e 1 inconclusivo. Destes trabalhos publicados nestas revistas internacionais , ficou claro na apresentação da revisora , que aqueles que se apresentaram desfavoráveis eram sempre aqueles que não obedeciam a regra da individualização do doente. Sempre que se quis , verificar efeito de apenas 1 remédio homeopático em uma determinada patologia sem se preocupar com a individualização do doente estes trabalhos deram desfavoráveis a homeopatia.

Os homeopatas também não se trancam num gueto como relata o outro debatedor. Devido a um pequeno numero de praticantes até há poucos anos atrás a homeopatia era pouco conhecida até mesmo da maioria dos médicos. Com a ativação de novos cursos de homeopatia e o crescente aumento de médicos homeopatas ,a homeopatia vem saindo dos consultórios particulares e ganhando espaço no mercado médico. Em muitas cidades a homeopatia já é pratica nos serviços públicos de saúde , vem adentrando aos poucos nos hospitais pelas mãos destes mesmos médicos, vem inclusive adentrando as universidades ,inclusive com cursos de pós graduação. (UNIRIO).Evidentemente que o preconceito é grande , e o lobby das multinacionais será maior ainda , mas acho que não demorará muito para a homeopatia voltar a fazer parte do currículo de formação médica e integra-se definitivamente no meio acadêmico.

Os Princípios da Homeopatia

Aqui voltaremos a explicar que a lei de que "Os semelhantes são curados pelos semelhantes" não tem nada de absurda e é sim muito lógica. A toda ação existe uma reação igual e contraria.

Citei como EXEMPLO as vacinas para que as pessoas leigas pudessem entender que coisas iguais são usadas para tratar as mesmas doenças por elas causadas. Mas dentro da própria medicina dos contrários vemos diariamente os resultados da agressão que estes agentes fazem ao corpo e sua reação. Citaremos alguns exemplos.

Todos conhecem a ASPIRINA. Nome cientifico: acido acetil salicilico . Utilizado enter outras para febre. Efeito tóxico: febre. Ou seja o mesmo remédio que em doses tóxicas causa febre; em doses menores é utilizado pela medicina para curar febre.

Vários e vários fármacos utilizados na medicina alopática provocam efeitos no organismo de muito maior intensidade do que eles se propunham a curar. É o chamado : efeito rebote. Não se trata aqui de efeito colateral , mas sim de uma reação do organismo à ação nele provocada por uma substancia. Todos já ouviram falar dos remédios usados para desobstruir o nariz. Usados por mais de 5 dias já podem provocar uma reação de rebote , com um grau de obstrução nasal muito maior do que aquele que a pessoa tinha anteriormente. A esse quadro chamamos de Rinite medicamentosa. Existe uma entidade clínica chamada Cefaléia crônica diária causado pelo uso freqüente de analgésicos para dor de cabeça. Tratamento proposto pelos neurologistas especialistas em cefaléia: retirar totalmente todo analgésico que a pessoa tome. Querem mais exemplos ...; ? Remédios usados pela lei dos contrários (alopatia) para intestino preso (constipação intestinal ) causam um efeito rebote e um quadro de constipação muito mais violento . Poderia me estender aqui e ficar citando quase toda farmacologia alopática para mostra-lhes que as substancias provocam uma reação do organismo em sentido contrário aquilo que ela se propões a curar e que se você usa uma substancia querendo exatamente esta reação você a terá , só que aí no sentido da cura. É exatamente isso que a homeopatia faz. Você aplica em uma pessoa uma substancia cuja reação do organismo será contrária à ação daquela substancia e aí sim ela será curada de maneira definitiva , porque foi o organismo dela que a curou e não uma ação passageira de um medicamento como quer a lógica alopática.

O segundo princípio homeopática das doses mínimas , que eu mesmo disse que suscita as maiores críticas pois muitas diluições ultrapassam o numero de avogrado e no entanto continuam curando é um desafio da homeopatia aos físicos , pois o fato de ainda não encontrar uma explicação dentro da lógica científica atual , isto não significa que não exista resposta. Muitas descobertas só foram encontrar respostas anos mais tarde com a evolução da ciência. Você não pode simplesmente ignorar um Fato apenas por que não consegue explicação para ele. Quando foi descoberta a vacina não se conhecia na época microbiologia ; imunologia e no entanto ela foi usada porque de fato prevenia a varíola . Sabemos que muitos estudos vem sendo realizados em diversas partes do mundo principalmente na área da física quântica para provar o poder das doses infinitesimais.

Conclusões

Embora o Dr. Sabatinni deseje que a homeopatia desapareça com o passar dos anos isso não é o que vem acontecendo ; muito pelo contrário , a homeopatia cresce assustadoramente em todo o mundo para desespero de seus críticos e talvez esteja começando a incomodar a poderosa industria farmacêutica. Como disse em meu primeiro artigo se ela (homeopatia ) atravessou 2 séculos de avanços violentos em todas a áreas da ciência e continua é porque ela é muito forte e nenhum argumento de phds irá inviabilizar um fato concreto: o de que a Homeopatia Funciona!!!

Quanto as suas críticas em relação aos gastos com remédios que são água com açúcar , sinto muito pela sua pequena visão sobre economia médica. Para mim fica aqui muito claro a já manifestada preocupação que deve estar incomodando a indústria farmacêutica que tem em seus porta vozes muitas vezes Professores doutores de universidades famosas que são muitas vezes também pagos e patrocinados em viagens e congressos para anunciarem uma droga nova ou em suas palestras falarem de determinado produto. Ora Professor; O Sr. Sabe muito bem que a homeopatia representa custo mínimo se compararmos aos custos de um tratamento alopático. Deveriam os professores de medicina sim esclarecer os médicos recém formados que o povo brasileiro é pobre e não tem condições de deixarem quase que seus rendimentos totais em farmácias por remédios que muitas vezes fazem muito mal a saúde e também muitas vezes não funcionam. Por que não se faz uma cruzada contra anti-gripais que no modelo cientifico nunca apresentaram ser efetivos contra gripe? Garanto aos leitores que apenas neste segmento da indústria farmacêutica deve-se arrecadar pelo menos 100 vezes mais que todas a farmácias homeopáticas do Brasil juntas.

O tratamento homeopático além de curar em definitivo é muito barato. Não pode ser exportado por que não se cobram royalties , e talvez por isso não interesse aos poderosos. Você pode comprar um remédio homeopático em qualquer parte do mundo com o mesmo nome por que a homeopatia utiliza a nomenclatura Científica e em latim para seus medicamentos.

Todos as pesquisas de custos em medicina deixam bem claro que os médicos homeopatas exercem a medicina de uma maneira efetiva e barata. Pedimos menos exames ,internamos menos, encaminhamos menos para especialistas , e o índice de satisfação é altíssimo. Se fossem considerar então o que os pacientes gastam nas farmácias homeopáticas ficariam espantados.

A homeopatia vai aos pouquinhos entrando no serviço público ,assim como terapêuticas energéticas afins como a acupuntura e quando os governantes fizerem as contas , se não forem comprados pela industria farmacêutica, irão exigir formação homeopática para todos os médicos brasileiros e aí sem duvida iremos economizar bilhões de dólares . É assim na Índia onde a medicina Homeopática é oferecida a seus habitantes com o aval governamental. Por fim citarei GANDHI;

"A Homeopatia é o mais fino método que existe para tratar as pessoas de maneira econômica e seguindo os princípios da não violência.(...). O Governo deve encorajar seu emprego e favorecer o seu desenvolvimento em nosso país."
                                                            Mohandas Karamchand Gandhi (30/8/1936)

Tema:   Homeopatia   Debatedores:   Ajax Machado & Renato Sabbatini   Fonte:   STR

Clique Aqui!
Anúncio Publicado e Patrocinado por ClickNow!
Clique no banner e ajude o site Saúde & Informação a crescer!

| Principal | Textos | O Que É? | Sobre Nós | Denúncias | Relatos | Pergunte | Debates | Links |
Página projetada para ser visualizada no Netscape 4+ a 800x600x16K sem modificação no tamanho das fontes.