Saude & Informação Sobre NósNovidadesFale Conosco
Pesquise:
 

Principal
 Textos
 O Que É?
 Sobre Nós
 Denúncias 
 Relatos
 Pergunte
 Debates
Links

A equipe de Saúde & Informação é heterogênea e se compõe de profissionais da área de saúde, das ciências biológicas e biomédicas e outros campos da ciência. O que nos une é a pecepção de que grande parte das informações disponíveis ao público não especializado na área dos procedimentos ditos alternativos é extremamente deficiente por omissão, por erro ou por ambos. Os pacientes de hoje vêem-se com uma quantidade cada vez maior de opções à sua disposição e recebem também um peso crescente do ônus da decisão. Contudo, os dados para guiar essas importantes escolhas vêm da mídia, que nem sempre tem compromisso com um viés crítico e cientificamente responsável. Por outro lado, os dados técnicos existentes são pouco acessíveis ao cidadão médio, e muitas fontes pouco confiáveis procuram mimetizar a aparência e a linguagem científica para forjar credibilidade. Além disso, o próprio meio profissional, como em qualquer área, tem seus dissidentes que alimentam a variedade de opiniões aparentemente abalizadas cujo mérito é muito difícil para o leigo distinguir. Cria-se assim uma falsa aparência de polêmica técnica, muitas vezes reforçada por lobby, por propaganda e mesmo pelos órgãos governamentais regulatórios, em meio à qual o paciente fica compreensivelmente perdido.

Acreditamos que essa desinformação é amplamente incentivada pelas motivações e atitudes dos profissionais de saúde que usam ou advogam os métodos ditos alternativos, pois eles aspiram à credibilidade científica que não têm ou procuram desqualificar os métodos bem estabelecidos para parecerem melhor em comparação. As alegações não comprovadas desses profissionais constituem promessas de cura que para imensa parcela de pacientes são vãs, e assim eles perdem seu dinheiro, sua dignidade, sua saúde e às vezes até mesmo a vida. A essas pessoas que já foram prejudicadas e àquelas que não queremos que o sejam, dedicamos nossa iniciativa e este site.

Saúde & Informação traz a visão da Medicina Baseada em Evidências e deseja desmistificar a eficácia e a filosofia dessas correntes, trazer as melhores informações disponíveis e oferecer uma referência confiável para as decisões do consumidor de serviços de saúde, facilitando e encorajando sempre uma postura crítica e a interpretação cuidadosa das evidências para o benefício dos indivíduos e da sociedade.

Clique Aqui!
Anúncio Publicado e Patrocinado por ClickNow!
Clique no banner e ajude o site Saúde & Informação a crescer!

| Principal | Textos | O Que É? | Sobre Nós | Denúncias | Relatos | Pergunte | Debates | Links |
Página projetada para ser visualizada no Netscape 4+ a 800x600x16K sem modificação no tamanho das fontes.