Saude & Informação TextosNovidadesFale Conosco
Pesquise:
 

Principal
 Textos
 O Que É?
 Sobre Nós
 Denúncias 
 Relatos
 Pergunte
 Debates
Links

Este é o espaço para a análise e a crítica dos métodos ditos alternativos, suas falácias, sua sedução e seus enganos.

Foto

Título:   O Físico e a Pororoca   Autor:   José Colucci Jr.   Data:   16/02/2001

   "Alguns proponentes atuais da homeopatia, incapazes de contestar a realidade física da constante de Avogadro, afirmam que mesmo quando desaparece a última molécula do principio ativo, sua "memória" permanece na solução."

Leia mais...

Título:   Notas Sobre um Congresso de Homeopatia   Autor:   Renan Moritz Varnier Rodrigues de Almeida   Data:   18/01/2001

   "Pode um campo do conhecimento onde tais afirmações passam por pesquisa ser encarado com seriedade? Mas, resta ainda a questão, por quê alguns poucos trabalhos homeopáticos dão resultados positivos?"

Leia mais...

Título:   Não Há Alternativa Para a TLC   Autor:   Michael Shermer   Data:   05/01/2001

   "No fim da década, o dinheiro pago aos profissionais alternativos nos Estados Unidos era em média de impressionantes 27 bilhões de dólares por ano, e 58% desse total eram pagamentos superfaturados. Medicina alternativa vende bem."

Leia mais...

Título:   Sobre os Florais de Bach   Autor:   Renato Sabbatini   Data:   25/10/2000

   "Bach afirmava que bastava ele segurar a pétala de uma flor para imediatamente "sentir" quais eram seus poderes curativos. E as outras milhares de espécies de plantas com flores, não têm essas propriedades?"

Leia mais...

Título:   Cosméticos Enganadores   Autor:   Renato Sabbatini   Data:   25/10/2000

   "Se a leitora soubesse quantos cremes de alto preço possuem substâncias desse tipo, em concentrações de 0,1 a 0,5%, muito abaixo da sua dose efetiva, certamente não iria gastar seu suado dinheirinho neles."

Leia mais...

Título:   Medicina Natural   Autor:   Renato Sabbatini   Data:   25/10/2000

   "Atualmente, as mais poderosas indústrias farmacêuticas do planeta estão investindo muito dinheiro na tentativa de descobrir novas moléculas de valor terapêutico a partir da riquissima biodiversidade presente nas florestas tropicais, como a existente na região amazônica."

Leia mais...

Título:   Telefone Celular Dá Câncer?   Autor:   Renato Sabbatini   Data:   25/10/2000

   "Dependendo da escala de horror dos supostos efeitos, eles iriam de uma simples dor de cabeça, ou de aparecimento de tiques e de zumbido nos ouvidos, até o câncer, a leucemia e as malformações fetais."

Leia mais...

Título:   A Medicina Proibida   Autor:   Renato Sabbatini   Data:   25/10/2000

   "Está ocorrendo um grande movimento na medicina dita científica, para rever todos os métodos diagnósticos e terapêuticos em uso, e empregar apenas aqueles que têm embasamento de alta qualidade."

Leia mais...

Título:   Curas Milagrosas e a Medicina   Autor:   Renato Sabbatini   Data:   25/10/2000

   "Por exemplo, o fato de você ter desistido na última hora de viajar, e o avião cair com todo mundo dentro, não pode ser considerado um milagre, a não ser que seja comprovada a intervenção de Deus a seu favor (e apenas a seu favor…)."

Leia mais...

Título:   A Homeopatia Como Ciência   Autor:   Renato Sabbatini   Data:   25/10/2000

   "Convenientemente, os homeopatas se "esquecem" que a base principal da ridícula teoria médica do Dr. Hahnemann era que todas as doenças da humanidade começavam na pele, e eram geradas por um misterioso "princípio energético da coceira"..."

Leia mais...

Título:   Medicamentos e Pesquisa Científica   Autor:   Renato Sabbatini   Data:   25/10/2000

   "A principal arma da ciência médica para comprovar se um medicamento funciona ou não para um determinado objetivo terapêutico se chama "ensaio clínico aleatorizado prospectivo duplo-cego"."

Leia mais...

Título:   Porque a Homeopatia Funciona   Autor:   Renato Sabbatini   Data:   25/10/2000

   "[V]asomax, um novo medicamento contra a impotência lançado com muito alarde nos EUA, causou ereção em 41% dos pacientes que o tomaram. Bom? Pois bem, o placebo causou ereção em 35% dos pacientes... Bastou o sujeito acreditar que funciona."

Leia mais...

Título:   A Homeopatia na Encruzilhada   Autor:   Renato Sabbatini   Data:   25/10/2000

   "[Esse posicionamento] caracteriza um comportamento de exclusão, de isolamento, de xenofobia, de que "as coisas só funcionam se eu fizer, se outros fizerem, não funcionam", de que "meu método não pode ser avaliado por pessoas externas ao meu grupo", de que "as fontes de informação são diferentes", etc."

Leia mais...

Título:   Doenças Misteriosas   Autor:   Renato Sabbatini   Data:   25/10/2000

   "Mais interessante ainda, realmente existem doenças que hoje são entidades reconhecidas pela Medicina, e que passaram por esse processo de mistério, incompreensão, rejeição de sua existência pela classe médica, etc."

Leia mais...

Título:   Alternativas à Medicina   Autor:   Renato Sabbatini   Data:   25/10/2000

   "A medicina alternativa é mais próxima da religião do que da ciência, pois envolve a fé de seus praticantes em determinados mecanismos. Isso contrasta muito com a medicina científica, na qual o diagnóstico e a terapia evoluem de acordo com o nosso conhecimento sobre as causas das doenças, e seguem as máximas do método científico, ou seja, as leis e teorias são continuamente modificadas em virtude da demonstração de novas fatos e verdades científicas."

Leia mais...

Título:   O Que É Medicina Alternativa?   Autor:   Stephen Barrett   Data:   12/10/2000

   "Quando alguém se sente melhor depois de ter usado um produto ou procedimento, é natural dar o mérito a o que foi feito. Contudo, essa atitude não é muito sábia, pois a maior parte dos problemas se resolve por si, e aqueles que persistem podem ter sintomas variáveis."

Leia mais...

Título:   Sacrifícios Humanos São Legais?   Autor:   Edward K. Lankford   Data:   12/10/2000

   "O curandeirismo ou as curas de natureza religiosa são uma prática comum na maioria das culturas e permanecem mesmo à luz (ou apesar) do conhecimento e dos procedimentos médicos atuais. Embora haja muitos tipos diferentes de curandeirismo, o mais comum é através de orações simples."

Leia mais...

Título:   Charlatanismo: Como Pode Ser Definido?   Autor:   Stephen Barrett   Data:   15/09/2000

   "O charlatanismo não é um fenômeno de tudo ou nada. Um profissional pode ser científico em muitos aspectos e apenas minimamente envolvido em práticas não científicas. Igualmente, os produtos podem ser úteis para alguns propósitos mas inúteis para outros."

Leia mais...

Título:   Como o Charlatanismo Vende   Autores:   William T. Jarvis & Stephen Barrett   Data:   13/09/2000

   "A maioria das pessoas acha que o charlatanismo é fácil de se identificar. Mas não é. As pessoas que o promovem vestem o manto da ciência. Usam termos e citações (ou distorções de citações) de referências científicas. Em programas de entrevistas, podem ser apresentados como "cientistas à frente de seu tempo". [N]enhuma pessoa inteligente compraria esses produtos nos dias de hoje, compraria?"

Leia mais...

Título:   Para Não Dizer Que Não Falo de Flores   Autor:   Ricardo Bonalume Neto   Data:   13/09/2000

   "Pena que nada tenha comprovação científica. Na prática, o único efeito parece ser o da bebida alcoólica. Mas fico imaginando se qualquer conhaque serve. Eu detestaria ter de desperdiçar um Rémy Martin VSOP em um floral; mas será que bastaria um Dreher?"

Leia mais...

Título:   Homeopatia: O Maior de Todos os Embustes   Autor:   Stephen Barrett   Data:   13/09/2000

   "Muitos homeopatas defendem que certas pessoas têm uma afinidade especial por um remédio em particular (seu "remédio constitucional") e responderá a ele por uma variedade de doenças. Tais remédios podem ser prescritos de acordo com o "tipo constitucional" da pessoa -- designado pelo remédio correspondente de maneira semelhante ao signos astrológicos."

Leia mais...

Clique Aqui!
Anúncio Publicado e Patrocinado por ClickNow!
Clique no banner e ajude o site Saúde & Informação a crescer!

| Principal | Textos | O Que É? | Sobre Nós | Denúncias | Relatos | Pergunte | Debates | Links |
Página projetada para ser visualizada no Netscape 4+ a 800x600x16K sem modificação no tamanho das fontes.