Voltar


Logo Gargula Valzer

Getúlio Banda: Gargula Valzer
Estilo: Gothic Metal
Origem: Brasil
Entrevista cedida por: Getúlio
Realizado em: 2005
Por: Fabio
Somente disponivel no Web Zine

Este bem sucedido projeto de Getúlio Silenzio está sendo muito bem comentado pela critica em geral! Baseado em Barbacena/ MG, o som do Gárgula Valzer arrepia com sua temática e sonoridade obscura, trilha sonora para um velório e ao mesmo tempo para climas de terror, onde mistura-se o lado depressivo com o fúnebre. Quem chegou a ouvir falar na banda de Black Metal mineira ASARADEL? Pois bem, um de seus principais membros, o acima citado Getulio Silenzio resolveu por em pratica uma paixão despertada pelo Goticismo, onde os apelos melancólicos, auras funestas e gélidas reinam do inicio ao fim nas suas composições! Eu realmente admirei seus trabalhos e confesso que estou ansioso pelo próximo petardo! Existe a possibilidade dele assinar com um selo suíço, e essas e outras informações sobre esse sombrio projeto Gótico, podemos conferir na entrevista que segue!

O Cd demo “Pale Applause and Nightmare” teve uma boa repercussão, e em seguida, “Ignominous Phalazaious” teve uma repercussão ainda maior, sendo muito bem comentado entre muitos zines e pessoas em geral, e fui informado que um novo petardo está por vir, como será e quais as expectativas que você tem para o novo trabalho?
(Getúlio) O próximo trabalho terá as mesmas características sonoras, porém, as letras virão em português, e penso que muitas pessoas irão gostar, e entenderão mais facilmente as, digamos, mensagens vampíricas, ou visões vampíricas, como queiram. “Carruagem Negra” é uma das músicas mais recentes, ela será o carro-chefe da nova empreitada soturna, acho essa música perfeita para expressar GARGULA VALZER, pelo lirismo e andamento gótico, estou sedento para grava-la, quando penso no próximo cd, meu coração dispara, estou cheio de idéias, já adianto que será o mais gótico de todos!!!

Estou sabendo que existe a possibilidade de você assinar um contrato com um selo suíço, caso isso realmente ocorra, as probabilidades de sair um cd oficial é latente, claro; dessa forma, você teria uma prévia de quando poderíamos ter pronto um cd oficial do Gargula Valzer, caso tudo aconteça conforme esperado?
(Getúlio) É verdade, mas esse tipo de coisa tem um processo lento, não tenho datas, por mim um álbum oficial seria lançado hoje mesmo, porém, pode demorar como não pode, entende? A verdade é que um grande amigo meu chamado Edgar Franco (Posthuman Tantra) é amigo do dona da Legatus Rec., e foi ele quem me indicou, até o momento só sei que gostaram muito de “Ignominous Phalazaious”, estou esperando a resposta concreta, torçam por mim!!! A propósito, conheçam as obras do Edgar Franco, ele é genial!!!

Como tem sido as apresentações do Gargula Valzer?
(Getúlio) Quem viu os shows gostou, e recebi muitos elogios. Dia 19 de junho fiz uma apresentação em um festival de metal aqui em Barbacena [Nota do R. – cidade mineira onde reside Getulio Silenzio], fiquei muito feliz com o cara que me apresentou: “Agora GARGULA VALZER! É Gótico Puro!”, pôxa, isso foi demais, porque demonstra respeito e entendimento à minha arte, me sinto um “Phalazaious” no palco, tenho vontade de beber sangue o tempo todo.

O Brasil sempre proliferou um bom cenário Metal, desde os anos 80 até hoje, mas quanto ao lado Gótico, eu particularmente desconheço o cenário brasileiro, talvez este tenha se mantido no mais absoluto underground; têm surgido muitas bandas nesse estilo? Você poderia citar algumas entre as décadas de 80, 90 e os dias atuais?
(Getúlio) Já houveram muito nomes lendários aqui no Brasil, como por exemplo OCASO, FLOWERS OF A SIGH, VIOLETA DE OUTONO (eles voltaram!), etc... Hoje temos DAS PROJEKT, ZIGURATE, LOVE DE LUXE, IRMANDADE, em breve vai parecer LUXURIA, do meu amigo do Rio, Raven, há também os não Góticos, mas de verdadeira essência como POSTHUMAN TANTRA e EACH SECOND (Hi, Genilson!)

Você fez parte da banda ASARADEL, que tocava black metal, o que levou você a mudar o direcionamento da sua música nesse novo projeto, a trabalhar com a música gótica e se dedicar tanto a esse estilo completamente diferente do Asaradel, sua banda anterior? Desde aqueles tempos, você já apreciava Gótico?
(Getúlio) ASARADEL foi magia pura! Foi uma banda de fases interessantíssimas! Os primeiros cinco anos foram de total obscurantismo, fazíamos coisas muito loucas, uma vez tocamos no antigo GARAGE no Rio de Janeiro, e levamos no ônibus um arsenal de artigos de funerária, uma mochila repleta de velas, ninguém entendia nada; mas na época o cenário era muito pesado, pedia essas extravagâncias mórbidas e, vivíamos pela morbidez. Literatura? Crowley nas veias! Eu morei numa república com uns caras muito pirados, com ratos... No meu quarto tinha uma bandeira do Crowley, às vezes víamos alguns espíritos e comemorávamos isso... Depois surgiu o “Norwegian Black Metal”, e tudo perdeu aquele encanto, aquela coisa de ficar endeusando Varg [Nota do R: Varg Vikernes, mentor do Burzum] foi ficando chata, apareceu um milhão de bandas xerox das bandas da Noruega, e aí descobri BALDELAIRE e nomes mágicos que os Góticos adoravam como LACRIMOSA, DEATH IN JUNE, etc... me identifiquei totalmente com o Goticismo e ASARADEL virou Gótico com a entrada de Joy no baixo, gravamos um EP oficial que hoje tem sido muito procurado, mas, fomos injustiçados pela “mídia” na época; muita gente sacaneou o Asaradel, o cara que assinamos não fez nenhuma divulgação do disco, foi como ter lançado mais uma demo, entende? Aquilo foi deixando a gente triste, e desistimos. Comecei no Gótico em 1996, e um álbum que me marcou muito foi o “Inferno”do Lacrimosa.

Soube de vários projetos que o Gargula Valzer foi convidado a participar, de um clip em dvd, a fazer música para trilha sonora de historia em quadrinhos, fazer parte da coletânea da Star Music Rec, enfim, poderia nos resumir um pouco sobre cada projeto desses citados?
(Getúlio) As coisas agora estão acontecendo de fato, o lance da historia em quadrinhos foi engraçada, primeiro o Edgar me mandou as duas partes, e faltava mais duas, e aceitei o convite na hora, fiz a música das partes primeiras automaticamente, depois quando chegou as outras duas partes, tomei um susto, era muito mais texto, e pensei: Como vou fazer isso? Mas, lendo e apreciando o trabalho foi saindo as bases certas e terminei há poucos dias. É um material muito bonito, diria que ficou algo meio que “Psicodélico Gótico”, talvez até lá pra novembro a revista seja lançada. Edgar lançou recentemente “Elegia” que foi musicado pelos baianos do ABORYM, é uma idéia muito boa, eu até então nunca tinha visto uma HQ com um CD com os textos da estória, me sinto honrado em participar desse projeto. O clip provavelmente será filmado no cemitério da pitoresca Prados, um lugar sublime. A idéia foi de um cara daqui que mexe com teatro e acabou gostando do Gárgula Valzer. A coletânea da Star Music está prestes a ser lançada, entrei com a faixa “Nosferatu”. Também não posso esquecer de falar aqui da peça “O Vampiro Phalazaious”, que esta sendo escrita pelo poeta ARCANO do zine SOMBRIAS ESCRITURAS, Legal tudo isso não é mesmo? Você acaba colhendo o que planta.

Depois que você começou a se dedicar a música Gótica, você ainda teve algum envolvimento com o Metal?
(Getúlio) Tenho muitos amigos no metal prestigio as bandas daqui, sempre que posso, gosto de ver o CONCILIABULO tocando ao vivo, é um trio magnífico! As pessoas ficam babando o ovo só do Krisiun, conciliabulo, na minha opinião, é mil vezes melhor. Mas, não, não... hoje meu envolvimento é 100% com a cultura Gótica.

Getúlio Desde quando existe o Gargula Valzer?
(Getúlio) Eu morei numa casa que dava de fundo com um cemitério e pensei: “é um lugar perfeito para fazer música de novo!” Isso foi no inicio de 2004. Eu sinto necessidade de fazer isso, eu preciso estar fazendo música gótica, senão morro de depressão; Gárgula Valzer preenche minha vida.

O que exatamente quer dizer o nome “Gargula Valzer”?
(Getúlio) Valsa do Gárgula.

O sentimento sombrio expressado nas suas músicas é algo realmente muito forte e profundo, você, fora da música vivencia esses sentimentos, ou ele só se faz presente nas temáticas do Gargula Valzer?
(Getúlio) Olha, sou uma pessoa muito esquisita, tem época que gosto de ficar muito sozinho no mato, tenho um péssimo relacionamento com a sociedade, evito as coisas normais da vida, sofro muito com isso, as vezes é tanta solidão que acaba rasgando minha alma, e são esses momentos que acabam surgindo músicas como “Stake In My Heart” ou “Thy Ceremony And Nocturnal Rain”, por exemplo. Sabe a “resposta” perfeita para essa pergunta? É Só ler no encarte de “Ignominous Phalazaious” sobre a faixa “Nosferatu”.

O som de Gargula Valzer é um gótico realmente diferente, não existe muitas bandas conhecidas que poderíamos usar de referência para comparações, contudo, deve existir uma fonte de inspiração que lhe influenciou; você poderia citar algumas influências que colaboraram para o desenvolvimento dos trabalhos de Gargula Valzer?
(Getúlio) Eu trabalho muito em cima disso, em ser diferente, talvez porque escuto sons muito diferentes, minha música seja assim. Sou influenciado e me identifico com DEVIL DOLL, TWO WITCHES, NOSFERATU, MIDNIGHT SYNDICATE, ALIEN SEX FIEND, FIELDS OF NEPHILIM, OPERA MULTI STEEL, LYCIA, DEATH IN JUNE... adoro filmes como CIDADE DAS SOMBRAS, DRACULA, CALIGULA REENCARNADO EM HITLER… leio BAUDELAIRE, e tenho lido muito os poemas da THYNA CURTIS, tem um que se chama “OBNÓXIA”, fantástico!!! Um lugar ideal também ajuda muito, para apreciar um crepúsculo ou conversar com árvores... acho que seja isso, deixar a alma voar depois do vinho.

Nesta década corrente, o Gótico teve uma espécie de “renascimento”, ou seja, um monte de bandas começaram a apostar nesse som, inclusive muitas bandas de Doom Metal acabaram se tornando bandas de Metal Gótico, e outras misturas aconteceram também, até no Black Metal. Contudo, o surgimento de bandas nesse estilo tem provocado algumas “remodelagens” e outros direcionamentos, criando varias subdivisões, que muitas acabam se distanciando bastante dos propósitos originais de todo um gênero, o que você acha de algumas bandas de Gothic Metal que estão em evidência e outras de estilos mais leves, beirando o pop, enfim, as diversas subdivisões que se criou na música Gótica atualmente?
(Getúlio) Bem, o gótico que conheço é bem diferente dessas ramificações, melhor dizendo, o que gosto, vivo e morro, entendeu? Mas, cada um na sua, se uma pessoa se identifica com o Goticismo profundamente, mais hora menos hora irá saber apreciar um ORDO EQUITUM SOLIS, por exemplo.

É válido dizer que a popularização deste gênero, principalmente por conta de bandas muito acessíveis de direcionamentos líricos e musicais contrários, que injustamente são rotuladas de Góticas, contribui negativamente, banalizando a cena e tornado – a mais comercial, jogando na lama o nome de alguns medalhões do gênero??!
(Getúlio) Não, isso não, existem nomes que são lendas, que deixam marcas, como apaga-las?!

Quem foi Melissa, citada na música “Death In Letter”? alguém especial? O suicídio mencionado no encarte do cd “Ignominous Phalazaious” se trata de uma história real?
(Getúlio) Melissa foi uma correspondente do passado, nunca cheguei a vê-la, eram cartas tristes. Sim, houve o suicídio mas não sei de muitos detalhes, sei que esse som está se tornando uma referência, está rolando um comentário assim: “já ouviu aquela ‘banda’ ? Aquela que o cara fez um som para uma amiga que se matou?”. “Death In Letter” é meio mágica, ela tem despertado a curiosidade duma galera, será Melissa?!

Deixo – lhe o espaço livre para que possa transmitir sua mensagem aos leitores
(Getúlio) Caro Fábio, parabéns pelo seu verdadeiro amor pelo underground que é simbolizado pela participação no THE SECRETS OF THE MOON. Adorei essa entrevista, e não foi fácil responde-la espero que quem ler isso e não seja um Goticista, passe adiante com informação a quem você conheça que seja, ajude o verdadeiro underground! Se não, peço à Melissa para te assustar à noite, ehehehehe! Abraço a todos e reverencia às veias!!!

Contatos: A/c Getúlio Silenzio - Rua: Milton de Souza, 41-C - Sta. Efigênia - Barbacena - MG - CEP - 36200-000