Voltar


Logo Iconoclasm

Iconoclasm Banda: Iconoclasm
Estilo: Black Metal
Origem: Bélgica
Entrevista cedida por: Steve (Guitarrista)
Realizado em: 09/2002
Por: Flávvio
Somente dísponivel no Web-Zine

DEIXE ESSES GUERREIROS DESTRUIDORES DE IMAGENS TRAZER SUA CONDENAÇÃO E ÓDIO. O ICONOCLASM FALA SOBRE A ATUAL MODA BLACK METAL E QUANDO VÃO INVADIR O BRASIL.
Bem, que tal começarmos falando algo sobre seu grande álbum "Marching Evil". Tempos se passaram desde o lançamento dele e muitas pessoas tiveram contato com o mesmo. Vocês ficaram suficientemente satisfeitos? Como tem sido a promoção desse material? A Horned Productions tem feito um bom trabalho?
(Steve) Na realidade muito tempo se passou desde a gravação e o lançamento de "Marching Evil". E muitas pessoas conheceram nosso álbum, mas infelizmente não fomos capazes de obter uma boa distribuição para ele. Isso liquidou todo nosso dinheiro naquele álbum. E temos percebido boas reações em relação ao nosso material. A Horned Productions fez tudo o que pôde... fez muita promoção através de promos, contatando zines e essas coisas. Mas isso poderia ter sido muito melhor. Então todos o maníacos brasileiros entrem em contato para obter seu pedaço de sujeira iconoclasta AGORA!

Eu presumo que vocês não sabem, mas muita gente ouviu seu som por aqui através de pessoas como Fabiano Penna (ex-Rebaelliun/Horned God) que tem feito uma boa divulgação em toda América do Sul.
(Steve) Na verdade eu não vejo isso como uma surpresa embora não estava ciente que nossa peste tinha se espalhado tão amplamente. Penna é pessoalmente um grande amigo e nós nos ajudamos desde que fizemos uma mini-turnê juntos, onde tivemos que encarar várias merdas. Iconoclasm é grato a Penna e a todos os outros que nos auxiliam de qualquer forma. Hails!

Suas composições são muito variadas. Influências Thrash e Folk podem ser notadas. Que espécie de som vocês tem ouvido e como vocês rotulariam o Iconoclasm?
(Steve) Ave, variação é importante para nós. Todos os membros da banda tiveram origens e influências diferentes, por exemplo: nosso vocalista preferia coisas do tipo Enslaved, Absu... O baterista gosta de Black Metal furioso como Marduk... Dark Funeral... Eu era mais pro Death Metal por isso temos algumas influências disso... Um rótulo para o Iconoclasm é difícil de dar. Eu sempre falo para as pessoas que o Iconoclasm toca Black Metal cru e oldschool... Com composições brutais lembrando Marduk e também com sons que lembram Bathory. Mas devem comprovar por si mesmos.

Pude notar em suas letras uma originalidade Iconoclasm incomum. Eu acho que elas se adequaram perfeitamente como o nome Iconoclasm (nota do redator: Iconoclastia = destruição de ídolos e imagens).... Elas despertam um tipo de sentimento antigo, odioso, anti-cristão ou anti-dogmático e também pensamentos misantrópicos. Estou certo?
(Steve) Você está certo. Embora as letras não serem tão importante para nós, tentamos mesclar a atmosfera do som com as palavras... Pessoalmente eu odeio fraqueza... então todas as coisas católicas são insignificantes a meu ver... mas nem todas as letras são sobre temas satânicos/anti-cristãos. São inspiradas por História ou Literatura... batalhas fictícias podem ser descritas...

Outra coisa interessante em sua música é a inspiração nórdica. Podemos notar isso na capa (as valquírias: guerreiras nórdicas) e na letra de "Lady of the Runes". O quanto essas histórias são influentes em suas composições?
(Steve) Todos nós somos fascinados por essas lendas nórdicas... Inferno, os vikings violaram todas essas terras por séculos antes de serem escravizados pelo deus falso. Nós temos interesse mas não fingimos ser nórdicos... Pessoalmente respeito os deuses nórdicos, mas eles não são Meus Deuses.

Hoje em dia é muito fácil se auto-intitular "Black Metal", é só ter um pentagrama, pinturas, alguns pregos e couros e pronto. Mas essas pessoas distorcem toda essência, pois parece que existe uma competição para ver quem são os "mais satânicos" ou "os mais maldosos". Isso é ridículo para pessoas que dizem que pregam o "auto-culto". O que você acha dessa moda?
(Steve) Mais uma vez tenho que concordar com você... No começo do Black Metal, pintura era uma afirmação... agora é uma modinha. É por isso que decidimos não usar pinturas. Pinturas, pregos, correntes... são todos inúteis sem um sentimento genuíno, sem a chama negra queimando... A essência deveria vir primeiro. Iconoclasm nunca tentará ser a banda mais má. Nós sabemos quem e o que somos... Conhecemos nossas forças.... de qualquer forma.... a cena se livrará de todos os posers com o tempo... isso sempre aconteceu...

Qual sua opinião sobre a palavra "Evolução" no Black Metal? Vocês acham que o Black Metal tem limites?
(Steve) Evolução é importante embora as raízes não deveriam ser abandonadas... Black Metal deveria manter o contato com o sentimento cru e primitivo, não importa o quanto talentosos os músicos são... É por isso que não sou um grande fã de teclados... as vezes são usados da melhor forma (Emperor) mas as vezes transformam a música em algo totalmente patético. E sim, Black Metal tem limites... não há lugar para melodias doces ou sonoridades românticas... isso não é o que o Black Metal representa.... Mas aqueles limites definem o Black Metal, fazem ser o que é... A força crua da escuridão e agressão.

E as composições novas, como estão?
(Steve) Elas esmigalharam!!!! O que você esperava????????? Pura Art Black Metal... Alguns títulos são: Iconoclastic Warfare, Lucifer's Fall, The Other Cheek. Elas estão quase que completamente gravadas e esperamos lançar um novo MLP antes de 2003. Provavelmente limitadas em 500 cópias, somente em vinil... Mas são somente planos... como o Iconoclasm nada ocorre de acordo com os planos.

Você me disse que estão planejando uma turnê assim que possível. O Brasil estaria incluído?
(Steve) Sim... Na verdade o Brasil seria o primeiro local que atacaríamos, pois a cena Black Metal aí é muito forte no momento. Estamos vendo qual é a melhor época para irmos, talvez Março, Abril ou Maio de 2003. Ainda estamos procurando possíveis contatos que possam ajudar organizando as coisas, então se vocês acham que podem ajudar entrem em contato... iconoclasm666@hotmail.com

Vocês conhecem pessoas legais aqui no Brasil, mas quais bandas vocês apreciam daqui?
(Steve) Eu cultuava Rebaelliun (RIP) é claro, mas existem muitas bandas boas brasileiras... Imperious Malevolence (hails), Funeratus, Evil War, Nephast, Iconoclasm e Rebaelliun Krisiun, Abhorrence, Infernal, Hecatomb (RIP)...

Muito obrigado por suas palavras e tempo gasto. Gostaria de terminar dizendo algo...
(Steve) Eu gostaria de agradece-lo por seu interesse e ajuda... Muita sorte com seu zine! É muito apreciado... E esperamos ver muitos headbangers Brasileiros no próximo ano, quando o Iconoclasm invadir o Brasil e deixar a maldade marchar através de seu país.

Finalmente nos diga quais são seus dez álbuns preferidos.
(Steve) Eu realmente não tenho dez álbuns favoritos, mas esses dois são álbuns que gosto muito:
1 - Morbid Angel - Altars of Madness
2 - Slayer - Reign in Blood
Tem muito mais álbuns que gosto... Burzum, Darkthrone, Vader... Mas meus gostos mudam de acordo com meu humor e em tempos. Mas os dois já mencionados sempre serão matadores!

Contato: E-mail: iconoclasm666@hotmail.com

  • www.iconoclasm.tk