Vôo: Morro da Palha (Campo Magro) até Morretes
70,2km em 07/12/01
Status:

Histórico:
Desta vez foi interessante pois seguimos por uma nova rota desviando Curitiba. Ainda na rampa definimos atirar pela direita da cidade (SE), mas o vento estava cada vez mais forte na decolagem que chegava aos 28km/h na rajada e NW tendendo a W (que forçava bem para o meio da Curitiba), então não demorou muito para mudarmos e optarmos pela outra rota porém pela esquerda (NE).
Decolei após o Daniel Trike, acompanhado pelo Leandro e Gil. Já decolamos e começamos a ganhar altura na cara da rampa com deriva tendendo mais para W, subimos e seguimos para Almirante Tamandaré , onde ficamos um pouco baixo. O Daniel estava na minha direita quando bateu num canhãozinho com urubus e tudo mais, subimos novamente e atiramos em direção à ponta esquerda da represa do Iraí, o Leandro estava um pouco mais atrás e o Gil mais ainda. O teto não estava muito alto e era difícil chegar na base.
Na atirada o Daniel jogou pela minha esquerda, mas não sei por quê (vem de lá Daniel) ele atirou na sombra e eu pela borda sombra/sol quando encontrei alguma coisa fraca e falhada, mas com persistência a termal foi aumentando e formando uma nuvem "generosa e bondosa" que me levou em direção à represa numa termal de +6,6m/s, o Daniel batalhou na sombra mas acabou pousando no lado esquerdo da BR116, continuei ganhando altura e fui à base, nessa o Leandro havia passado a BR116 e já estava no lado direito indo em direção à represa, porém baixo pousando também em seguida. Na base quase entubando, corri por baixo da nuvem e atirei em direção ao Marumbi novamente com 2687m (400m abaixo em relação ao outro vôo) onde o GPS ficou sem baterias.
Até aqui havia passado somente 2h de vôo, passei mais perto do Marumbi desta vez e o vento E vindo do mar estava mais forte (eu vi uma queimada muito inclinada próxima à BR277 após Morretes) e resolvi jogar atrás do Marumbi para fazer um liftzinho (liftzinho?), fiz umas três perninhas de lift e continuei até Morretes .
Isso já eram 16:30h e havia térmicas fracas próximas ao Marumbi, porém o vento E forte (com o GPS sem baterias não estava monitorando a velocidade do vento, tentei mas desligou em seguida...) o Nexon não parava quieto e tive que brigar muito com ele.
Avistei uma chácara com um bom e grande gramado (um pouco antes do pouso do vôo anterior) e segui para lá, mas o vento entrava forte com rajadas e por várias vezes mudei a opção de pouso pois estava no lado esquerdo na estrada de acesso à Morretes em cima de muitas árvores. Mas um pouco antes da chácara havia uma linha de alta tensão e o vento aliviou, então passei a linha e novamente entrou o ventão parando o Nexon no ar, então não tive escolha, meti orelhas, acelerei, afundei bem ao lado do gramado da chácara e novamente o glider prendeu numa árvore (só que maior), mas cheguei no chão sem problemas. Ali logo chegou um casal perguntando se estava tudo bem, um pouco mais chegou o Sr. Xavier (pessoa
muito simpática e agradável) proprietário da chácara, trazendo uma escada e um serrote para retirar o glider da árvore, ofereceu água, cerveja, comida, mandou o caseiro comprar a passagem na rodoviária e tudo mais.
O vôo durou 2:36h, num total de 70,2km. (Eu voando...)
Seguem os dados do vôo:
DATA DO VÔO: 07/12/01
LOCAL DA DECOLAGEM: Palha
HORA: 14:41:49
COORDENADAS DA DECOLAGEM:
S 25 18' 01,12365"
W 49 28' 52,37387"
NOME E FONE DA TESTEMUNHA NA DECOLAGEM: Daniel/Leandro
LOCAL DO POUSO: Cidade de Morretes
HORA: 17:16:00
COORDENADAS DO POUSO:
S 25 30' 04,48968"
W 48 48' 22,68727"
OBSERVAÇÕES:
Duração do vôo: 2:35h
Máxima altitude: 2687m
Máxima altura da rampa: 1631m
Máxima ascendente: +6,6m/s
Máxima descendente: -5,9m/s
Máxima velocidade: 49km/h
Máxima velocidade de vôo: 64,1km/h
Número de termais: 6
Deriva das térmicas/vôo: 110º a 125º
Distância decolagem pouso: 70,2km
Track Log do Vôo
Um forte abraço,
Samy
Clique aqui para retornar ao início