APRESENTAÇÃO



Iniciamos em fevereiro de 1998 a construção da Homepage da Área de Ensino "Sociedade e Cultura" do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo.

Fazem parte desta área de ensino as disciplinas: História, Geografia, História Econômica, Filosofia, Sociologia, Estudos Regionais

O fato de este site ter hoje mais de 7.500 acessos, revela que a sua construção foi oportuna.

Ele se revelou muito útil como apoio ao ensino.

Alunos o visitaram à procura de textos para a confecção de seus trabalhos.

Foi visitado também por servidores da Escola.

Serviu também para contatarmos com construtores de outros sites que tinham afinidade com o nosso.

Fizemos contatos a nível nacional e também a nível internacional, destacando-se neste último, contatos com sites portugueses.

Tudo isto nos anima a continuar.

Continuaremos enriquecendo este site para que ele continue a ser um importante apoio ao ensino não só na nossa Escola mas também em outras.

Continuaremos atentos às iniciativas da comunidade escolar deixando sempre aberto um espaço nesta homepage para divulgá-las.

Enfim continuaremos através deste site atentos a tudo que se relacione à nossa Área de Ensino e Áreas afins objetivando atender a todos os interessados.

O nosso objetivo maior que é a construção de uma cidadania consciente e crítica estará sempre presente.

Mais do que nunca, em um momento que a ideologia neoliberal é hegemônica também em nosso país, é importante afirmar a cidadania crítica.

É por isso que neste site damos um destaque a textos e eventos que se relacionam com a globalização, reestruturação produtiva e neoliberalismo.

Estes textos, juntamente com outros itens, têm o objetivo de fornecer subsídios que nos possibilitem entender melhor o momento social e histórico atual.

Entendendo-o teremos mais condições de nos organizar numa luta sem tréguas contra esta ideologia acima citada.

Ideologia esta responsável pelo aumento da injustiça no mundo e de modo especial em nosso país.

Convidamos a todos os navegadores do nosso site a se juntarem conosco nesta luta.

Toda sugestão com o sentido de dar mais qualidade a este site será sempre bem vinda.


Encerramos esta apresentação com um texto do professor de história do CEFET-SP, Elomar Vaz de Lima, intitulado "Educação e Tecnologia", redigido a uns 7 anos atrás, mas que se conserva ainda bastante atual.

Preocupa-nos nestes tempos de liberalismo a extrema dependência do Brasil em relação a uma tecnologia importada.

Preocupa-nos também o dualismo no ensino que parece retornar nestes tempos de reestruturação conservadora.

Precisamos resgatar, nas palavras do professor Elomar, "... a formação humanística dos alunos que os capacite a refletir sobre a força da participação social bem como sobre as melhores opções tecnológicas para o País e para o bem-estar de nossa população."

Por isso, nós professores desta área de ensino, acreditamos que este texto traduz com perfeição todas as nossas preocupações e os nossos anseios.




EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Professor Elomar Vaz de Lima*

 

O desenvolvimento industrial do Brasil, uma conquista da política–econômica, impõe a necessidade de técnicos.

Tal desenvolvimento, que é o objetivo econômico de todas as nações modernas e revela os esforços de um povo para superar dificuldades e chegar a esse estágio, mostra-nos também a dependência tecnológica do País.

A tecnologia é um conjunto de conhecimento empregados na produção e comercialização de bens e serviços.

O domínio da tecnologia, ou seja, do conjunto de conhecimentos específicos, permite a elaboração das instruções necessárias à produção de bens e serviços.

Ocorre que a palavra tecnologia vem sendo longamente empregada para designar apenas tais instruções, não incluindo as intenções que as geraram, ocasionando sérios prejuízos para o correto tratamento do assunto.

A produção e comercialização de bens e serviços exigem o emprego de capital, mão-de-obra, matéria-prima e tecnologia. Assim, a tecnologia é um dos ingredientes da produção e de todo o processo econômico. Por outro lado, a tecnologia é também um bem em si mesmo, com valor econômico, comportando-se como uma mercadoria, sujeita portando a todos os tipos de transações legais ou ilegais: compra, troca, sonegação, cópia, falsificação, roubo e contrabando.

Além de seu valor mercantil, a tecnologia tem um valor estratégico. Hoje, para uma nação sustentar um desenvolvimento autônomo, não basta dispor de mão-de-obra, matéria-prima e capital; é preciso possuir tecnologia própria.

O Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo tem concorrido para a melhoria da força de trabalho, ajudando a remover importante funil de estrangulamento da economia paulista e criando condições para o aumento da produtividade do trabalho, alicerce eficiente a um programa de desenvolvimento econômico. Contudo, a ciência não pode se respeitar como tal, se não se aplicar introspecções autocríticas periódicas.

O país, que não possui tecnologia própria, deve se sujeitar aos países que exportam tecnologia. Essa situação cria uma nova forma de dependência entre as nações, chamada muito propriamente de "neocolonialismo". Aliás, esse dependência não se registra apenas no plano econômico mas também no cultural.

Temos, portanto, que propor uma nova visão que é a da educação crítica com compromisso voltado para a transformação social. É certo que o mercado de trabalho nem sempre permite a concepção, criação e desenvolvimento de uma tecnologia, mas freqüentemente leva ao consumo indiscriminado de tecnologia importada.

Além do mais, a questão tecnológica e o problema de formação do técnico envolvem aspectos que transcendem os limites da Escola, embora seja ela o embrião para o desenvolvimento de um concepção brasileira.

A questão tecnológica é também uma questão histórica, social e econômica de nosso País. Dessa forma, o que aparentemente está restrito ao campo técnico só se apresenta assim porque foi cultivado o mito da ciência e da tecnologia como algo impregnado de neutralidade e acima da sociedade, não passível de discussão em setores mais amplos, como por exemplo a educação. Ao técnico cabe colocar também não só a opção do produto, não só como produzir mas o que produzir, tendo como parâmetro as necessidades da maioria da população. Daí também a importância de uma formação humanística dos alunos que os capacite a refletir sobre a força da participação social bem como sobre as melhores opções tecnológicas para o País e para o bem-estar de nossa população. A alienação é um dos componentes da dependência e com isso também a Escola não pode compactuar.

A formação do técnico, nesta perspectiva, implica em que o CEFET-SP deverá desenvolver continuamente um esforço de entrosamento entre os diversos componentes da estrutura curricular e, sobretudo, entre as matérias de Educação Geral e educação Especial nas suas múltiplas especialidades. Esta proposição no lugar de delinear uma distinção arbitrária de duas formações distintas do aluno, procura eliminar esta falsa concepção, sugerindo, portanto, uma formação global. O técnico, no seu desempenho profissional, deverá se manifestar qualificado tanto em relação aos aspectos técnicos como também à capacidade de análise do contexto em que vive.

A função primordial da ciência é resolver os problemas da população; portanto, nunca deve ser um simples instrumento de manipulação de certos interesses, justificando possíveis injustiças. O aprimoramento cultural se faz no sentido de que o técnico seja, realmente, um cidadão consciente e capaz de melhorar a nossa realidade.

O problema da responsabilidade social não pode ser escamoteado num país como o brasil. A nossa capacidade não deve apenas discutir meios sem nunca questionar os fins.

A ciência, ou mesmo a técnica, não tenhamos dúvida, é um produto de um processo complexo, condicionado pela história que nós fazemos, pelas características culturais da sociedade na qual ela surge, e é determinada em grande parte por muitas outras restrições, às quais uma sociedade particular é submetida.


*( Professor Elomar Vaz de Lima - Professor de História da ETFSP)




Entre em contato conosco através do nosso e-mail.

O endereço do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo é o seguinte:

Rua Pedro Vicente, 625

Bairro: Canindé

CEP: 01109-010 - São Paulo - SP

Telefone: 3328-0512

Telefone da Área de Sociedade e Cultura: 3328-0601



Mande-nos um email