Filmes, Video e Cinema



Apresentamos nesta página:

1. Sugestões de sites sobre filmes, video e cinema (brasileiros e estrangeiros) com um pequeno comentário sobre eles.
2. Comentários sobre filmes brasileiros e estrangeiros encontrados em sites na Internet e sobre outros que fazem parte da Videoteca do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo.


Representações de espaço e tempo escolares no filme "Sociedade dos poetas mortos" - Arlete M. Feijó Salcides / Elí T. Henn Fabris: "O trabalho que apresentamos é uma análise que se inscreve na perspectiva dos Estudos Culturais e tem como objeto de investigação as representações de tempo e espaço constituídas nas narrativas do filme hollywoodiano Sociedade dos Poetas Mortos. Confrontar estas representações com as concepções de tempo e espaço da Modernidade e da Pós-modernidade pode contribuir para que questionemos os tempos e espaços escolares da escola atual. Os autores e autoras utilizados/as na análise desenvolvem seus estudos a partir do que se tem denominado de estudos pós-estruturalistas ou da 'virada lingüística' ". (Fonte: ECA)
Filmes que fazem referências à psicanálise e à teoria freudiana - Comentários de filmes como: Laranja mecânica, Olhos bem fechados, Matrix, Rainha Margot, Clube de Luta, O homem aranha, Traffic, Inteligência Artificial, Vertigem, Psicose, A estrada perdida
Filmes que retratam a problemática da violência - Comentários dos filmes: A estrada perdida, Heneke, Laranja Mecânica, Matrix, Clube de Luta, Os matadores, Ira, O fim da violência, O quinto elemento, Trainspotting, Funny Games, Traffic, Assassinos por natureza
Arquitetura da Destruição - documentário do Diretor Peter Cohen (lançado em video em janeiro de 2000) - resenha feita por Jaime Spitzcovsky, Jornal "Folha de São Paulo", 17/01/2000: "Arquitetura da Destruição, ... oferece uma interessante visão da maior barbárie cometida no mundo contemporâneo. o nazismo. O filme busca explicar o fenômeno alemão por meio da influência da "estética nazista", da arte e da arquitetura nos planos e no ideário de Adolf Hitler."
SITE DO UNIVERSO ON LINE - Site do Provedor Universo on Line que se propõe ser um guia para os filmes e videos em circuito comercial. Há comentários sobre alguns.

PIPOCA - Segundo os construtores deste site: "O Pipoca constitui em uma base de informações e sites selecionados, úteis e indispensáveis para todos aqueles que gostam ou trabalham com cinema, vídeo, televisão e rádio no Brasil.

MOSTRA INTERNACIONAL DE FILMES - Site da Mostra Internacional de Cinema, realizado em São Paulo, com informações sobre as mostras anuais com filmes de vários países e com a relação dos filmes selecionados.

SITE CINEBRAZIL - Este Site é recomendado para os que querem conhecer a fundo a história dos cem anos de cinema brasileiro. O site também fala dos principais diretores, como Humberto Mauro e Glauber Rocha.

SITE "OFICINA-HISTÓRIA" - É um Site ligado a Universidade Federal da Bahia que apresenta comentários sobre vários filmes (ficção e documentários) relacionados com a disciplina "História". Há comentários sobre estes filmes que são divididos por 3 temas: a)História da América b) História do Brasil Colônia c) História do Brasil Independente. Alguns exemplos de filmes: "Bye-bye Brasil"; "República Guarani"; "A ilha das Flores"; etc...

SITE MIRAMAX - É um Site que permite fazer uma pesquisa detalhada e comparativa do estilo e formação de cada diretor de cinema.

FILME "CENTRAL DO BRASIL - Artigos de Jornal e de Sites comentando o filme "Central do Brasil".

FILME "O QUE É ISSO COMPANHEIRO" - Artigos de jornal e sites comentando o filme "O que é isso, companheiro?".

FILMES: "CARLOTA JOAQUINA"; "JENIPAPO"; "QUATRILHO" - No Site da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema há um texto do Professor Alcides Freire Ramos onde é feita uma relação dos filmes citados com o fenômeno da Globalização.

Site "Mnemocine - Memória e Imagem" - Conceito e Produção: Andrea Paula dos Santos, Aritanã M. Dantas, Carla Miucci, Filipe Salles, Flavio Brito, Maurício Sumita e Luciana Rodrigues.

Com os seguintes itens: Cinema, Fotografia, pesquisa audiovisual, história, técnica, textos, links.

VISITE ESTE ÓTIMO SITE cujo objetivo é segundo seus construtores "constituir um instrumento para pesquisadores que se dedicam à história do cinema, da fotografia e do universo audiovisual em seu sentido mais amplo. Busca-se estimular práticas de pesquisa, preservação e reflexão sobre documentação deste gênero, e também divulgar a produção de cineastas e autores brasileiros."

Apresentamos abaixo algumas páginas deste site:

1. HISTÓRIA, DIÁLOGOS E ABORDAGENS

2. TEXTOS, RESENHAS E CRÍTICAS

3. PESQUISA AUDIOVISUAL

4. NÚCLEOS DE PRODUÇÃO E PESQUISA

5. TÉCNICA E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA - PRINCÍPIOS BÁSICOS

6. OFICINA

SITE "OFICINA-HISTÓRIA" - É um Site ligado a Universidade Federal da Bahia preocupado com a relação entre Cinema e História. Possui também uma revista chamada "Olha da História - Revista de História Contemporânea" - http://www.ufba.br/~revistao/

Apresentamos abaixo algumas páginas deste site:

1. TEORIA DA RELAÇÃO CINEMA-HISTÓRIA


2. SOBRE A RELAÇÃO CINEMA HISTÓRIA (Revista "Olho da História nº 1)


3. A HISTÓRIA NAS TELAS (Revista "Olho da História" nº2)


4. CINEMA E HISTÓRIA (Revista "Olho da História" nº2)


5. A CRÍTICA DOS FILMES (Revista "Olho da História" nº2)


6. CRÍTICAS DE FILMES (Revista "Olho da História" nº3)


7. CINEMA-HISTÓRIA (Revista "Olho da História" nº3)


8. CINEMA-HISTÓRIA (Revista "Olho da História" nº4)


9. CRÍTICA DE FILMES (Revista "Olho da História" nº4)

SOBRE O ÚLTIMO FILME DE STANLEY KUBRICK: "DE OLHOS BEM FECHADOS" - Quatro textos que analisam o último filme de Stanley Kubrick.(Folha de São Paulo, 05 de setembro de 1999)

FILMES DA VIDEOTECA DA ETFSP - Na Videoteca da ETFSP há vários filmes (videos). Apresentamos aqui comentários sobre alguns deles.

VIDEO TAMBÉM É AULA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS - Texto do Prof. César Augusto Nunes.

De sangue e Celulóide - Marcelo Coutinho / Sobre Cinema e Violência - No site: http://cinemamundi.filmes.com.br/violence.htm

Site construído por alunos do Curso de Cinema do FAAP no ano de 1999

- 1º SEMESTRE DE 1999 - http://sites.uol.com.br/leohs - Com os seguintes títulos:

  • Mids(link) -  O cinema pré hollywoodiano - Algumas matérias sobre o período do cinema que vai da sua gênese até 1920: Cinema e realidade virtual, cinema e realidade, cinema e indústria, chaplin, Muybridge X Matrix, Cinema e Teatro

  • Mids(link) -   Músicas para relembrar seus filmes favoritos

  • Personalidades do Cinema (link) - Páginas dedicadas a pessoas ligadas ao cinema

  • Críticas (link) - Críticos mostram suas opiniões na NET

  • O que está por vir

  • Miscelanious (link) - Links de todos os tipos ligados ao cinema


- 2° SEMESTRE DE 1999 - http://www.calisto.com.br/faap - Com os seguintes títulos:

http://www.cyclades.com.br/roberto/gif/frame.html - Grupo Interrogação - Site produzido por estudantes de cinema da FAAP e que apresenta roteiros, projetos, textos e links - No Item textos temos:

  • Viabilizando um projeto audiovisual com as Leis de Incentivo - Destinado a "filmmakers" e produtores de pequeno e médio porte, esta matéria traduz em linguagem simples como as leis de incentivo à cultura (em especial, a Lei Rouanet) poderão auxiliar na realização de curta-metragens e documentários, e como formatar um projeto dentro dos requerimentos da lei.

  • Estágio Supervisionado - Antes de aceitar qualquer coisa a troco de nada em uma produtora, conheça os direitos estabelecidos por lei para o estagiário, e lembre-se: só você pode colocar em prática estes benefícios.

  • Making Of da Animação "Forças" - Como fazer um desenho animado com poucos recursos? Conheça os bastidores da produção de "Forças", curta metragem de animação em vídeo com direção de Lúcio Mazzaro.

  • Engrenagens da Tecnologia - Como o cinema retratou as intrigantes relações entre o homem e a máquina.

  • Oscar - Justo ou Injusto - Através de uma viagem pela história do Oscar comentada ano após ano, com comentários sobre a justiça (ou não) da maior premiação mundial do cinema.

  • Artigo sobre o Filme "O Colecionador" - Como o nome já diz, o texto traz comentários sobre este filme de Willian Wyler, produzidor em 1965, enfocando a estética e concepção do objeto artístico como obra.

  • Artigo sobre o Filme "O Colecionador" - Como o nome já diz, o texto traz comentários sobre este filme de Willian Wyler, produzidor em 1965, enfocando a estética e concepção do objeto artístico como obra.

  • A influência do Neo-Realismo no Cinema Brasileiro - Ensaio - Depois da Segunda Guerra Mundial, o movimento neo-realista promovido pelos italianos ganha diversos adeptos, inclusive no Brasil.

  • Um lápis na mão e um Grilo na cabeça - Entrevista com Walbercy Ribas - Walbercy Ribas, da Start Desenhos Animados, fala sobre sua carreira na publicidade, e da produção de seu longa-metragem com o personagem Grilo Feliz e sua turma.

  • Heróis Nus - Reflexão sobre as construções de novos valores da sociedade a partir do desenvolvimento das histórias em quadrinhos.

  • Os Heróis Fordianos - Análise da obra do diretor John Ford, baseada em três filmes distintos. O herói, como um bravo perseguidor da justiça, traça a sua saga a favor da comunidade e do bem estar da família.

  • A Trilogia Americana de George Stevens - A crítica à sociedade como tema de três filmes, analisada e comentada levando em consideração os elementos metafóricos e relacionais implantados na obra. Numa época em que não se pode apontar erros, alguém sempre tem que fazer.

  • O Império Walt Disney - A influência de Walt Disney na evolução e criação do atual desenho animado. Ensaio sobre a carreira do homem que com técnica, intuição e, principalmente, um pequeno camundongo, criou um império que até hoje perdura.

  • Alfred Hitchock - Mais que um suspense - Conheça um pouco mais a respeito do grande mestre do suspense através de uma sintética e analítica descrição de sua vida e obra.

  • Cristianismo e Cinema - Há filmes religiosos ou sobre religião? Quem sabe os dois? A transposição da mensagem de Cristo para as telas do cinema, analisada de acordo com a sua utilidade e fidelidade às sagradas escrituras.

  • Cinema Noir - Era uma vez a América - Estilo ou movimento, o film noir americano populou os cinemas com o seu caráter simplista, envolto por tramas complexas, deixando uma marca que até os dias atuais serve de influência para inúmeros artistas.

  • Sexo Frágil e o Cinema - 1896 à 1954 - Por que somente homens? De mulher também foi (e é) feito o cinema. Descrição das principais mulheres que tiveram papéis importantes na história do cinema, se mostrando ser, na maioria das vezes, tudo menos o sexo frágil.

  • Os Elementos Sinistros - A noção do bem e do mal manipulada para influenciar os pensamentos e atitudes da sociedade em relação às "ameaças" estrangeiras. Em períodos de grande temor os Estados Unidos encontraram no cinema um grande elemento de persuasão.

  • Três discursos sobre a Segunda Grande Guerra - "O cinema é a melhor mídia inventada". Utilizando três filmes de nacionalidades diferentes, a autora reflete a respeito do uso do cinema como veículo de propaganda durante a 2ªGuerra Mundial, tanto para exaltar a pátria quanto demonstrar atrocidades dos inimigos e as condições de sobrevivência da população.

  • Arte, Tecnologia e Comunicação de Massa no ínicio do século XX - A influência da tecnologia e do processo industrial na transformação do cinema na arte de maior comunicabilidade e aceitação no mundo.

  • Imagens Nacionais: Notas sobre o cinema brasileio das décadas de 20, 30 e 40 - Saiba um pouco da história do cinema brasileiro durante as referidas décadas, com destaque para a transição entre o cinema mudo e sonoro.

  • Uma Análise sobre o Filme "Assassinos por Natureza" - Assassinos por Natureza, na época de seu lançamento, foi um filme polêmico, não somente pela sua temática mas também pelas declarações de seu diretor, Oliver Stone, de que este seria o novo Laranja Mecânica ... o novo manifesto sobre a violência e suas causas nos anos 90. Será?.