Para mim, o jogo Breath of Fire 4, é um dos melhores que eu já joguei. Apesar dos gráficos serem muito melhores do que de seu anterior, Breath of fire 3, eu acho que ele ainda deixa muito a desejar em relação aos gráficos. Apesar deste ser um jogo difícil, ele, pelo que eu achei, é muito rápido! Ele possui vários mini-games, que, de um certo modo, são fáceis. Eles vão, aos poucos, aumentando de dificuldade, que, no final do jogo, fica bem difícil. Mas, de um modo geral, esse jogo é maravilhoso, melhor, na minha opinião, do que os Final Fantasy (me desculpem, fãs desse jogo!!). 

      Em relação à Colônia das Fadas, você TEM que tirar algumas vezes da sua viagem para ajudá-las à caçar, pois se não, elas ficarão sem comida e, conseqüentemente, irão morrer aos poucos! Outra coisa que você TEM que fazer é, como no Breath of Fire 3, ter que acampar, pois é o modo mais rápido e econômico de se recuperar sua energia.

      Bem, a história desse jogo começa com a Nina, que é uma meio fada. Ela sai com seu amigo e "guarda-costas", Cray à procura de sua irmã Elina, que foi raptada. No meio dessa história, o carro deles quebra e eles têm que procurar uma peça para consertar o carro. Mas eles encontram Ryu em um buraco, onde antes havia aparecido um dragão. No desenrolar da história, o garoto-dragão encontra com Scias, um cara que é parecido com um cachorro, Ershin, que na verdade é Deis, do Breath of Fire 3. Eles também se encontram com outros personagens do BOF3, como a Momo, que vira sua mestra, e, quando vocês conseguirem completar totalmente o jogo, encontram Rei e Teepo vendendo itens, perto de Check.

      Outro ponto muito interessante é que, pela primeira vez, você pode jogar, além de o protagonista (Ryu), com o antagonista (Fou-Lu). Fou-Lu é a parte má de Ryu,e é o real descendente do trono dos Dragões. Ele é muito forte e, com o passar do tempo, você também aprende novas técnicas para ele.

       Em relação às lutas, não há nenhum erro a ser comentado. Para você aprender Skills com os monstros, você tem que ficar na defensiva. Não há mais a opção EX, que havia no Breath of Fire 3, nem mesmo a Watch. Como na série anterior, você pode mudar os Skills que aprendeu tanto com mestres, quanto com monstros, com qualquer personagem do grupo.